10 Alimentos Que Causam Manchas nos Dentes


Você pode estar enganado ao pensar que seus dentes permanecerão perfeitamente brancos se você agendar consultas regulares com o dentista e escovar os dentes duas vezes por dia. Nossas comidas e bebidas favoritas podem realmente deixar um impacto muito mais duradouro em nossos dentes do que você imagina. Aqui estão 10 dos piores alimentos e bebidas que deixam manchas em seus dentes:
1. Café
O café contém taninos que resultam na descoloração dos dentes. Tanino é a mesma substância que é usada em curtir couro e fazer tinta. Além disso, o café é altamente ácido e pode alterar significativamente o equilíbrio do pH na boca. Isso pode enfraquecer o esmalte dentário, que é mais vulnerável a manchas, uma vez danificado.
2. Chá
Más notícias para os bebedores de chá – o chá pode ser tão ruim quanto o café quando se trata de seus dentes ficarem manchados, se não pior. Taninos e processos naturais, como a oxidação, podem chegar aos dentes, potencialmente deixando-os manchados.
3. Molho de tomate
Embora aquela porção enorme de espaguete e almôndegas pareça incrível em seu prato, pode não parecer tão boa em seus dentes. O molho de tomate contém uma cor altamente pigmentada e também é ácido. Isso enfraquece o esmalte dentário, tornando seus dentes mais suscetíveis a manchas. Só para você saber, comer molho de tomate ocasionalmente é bom – só não faça isso todos os dias.
4. Vinagre balsâmico
O vinagre balsâmico é um condimento feito de suco de uva concentrado e também é causa de manchas nos dentes graças à sua consistência pegajosa e ao seu conteúdo de pigmento escuro.
5. Beterraba
Não há como duvidar que as beterrabas são saudáveis e deliciosas, mas sua cor profunda significa que elas podem afetar drasticamente a brancura dos dentes. Não coma beterraba todos os dias se quiser manter os dentes brancos.
6. Bagas
Bagas saudáveis e deliciosas, quando ingeridas em quantidades significativas, também podem contribuir para amarelar o seu sorriso. Isto é particularmente verdadeiro quando se trata de mirtilos, amoras e framboesas, independentemente de serem consumidos como bebidas ou processados como geleia. Se você não quiser abrir mão de suas frutas, tente consumir um pouco de queijo duro ou leite depois para neutralizar sua acidez.
7. Curry
Se você é fã de curry, não ficará muito satisfeito em saber que o clássico molho indiano pode descolorir os dentes. Coma uma abundância de frutas e vegetais frescos juntamente com um prato de curry, a fim de evitar que ele fique por muito tempo em seus dentes.
8. Bebidas esportivas
Uma bebida esportiva em tons de neon cai muito bem depois de uma extenuante sessão de ginástica, mas podem corroer o esmalte dos dentes e ainda manchá-los. Além disso, as bebidas esportivas podem conter grandes quantidades de açúcar, o que pode não ser a coisa mais saudável para você.
9. Refrigerantes
Todo mundo sabe que os refrigerantes são ruins para os dentes e a pior coisa a beber se você quiser um sorriso branco. Isso porque eles contêm ácidos fosfórico e carbônico, substâncias capazes de corroer o esmalte dos dentes. O efeito é multiplicado quando essas substâncias são combinadas. Por último, mas não menos importante, o seu alto teor de açúcar cria um terreno fértil perfeito para as bactérias que ‘mastigam’ os dentes.
10. Sucos de fruta
A acidez do suco de frutas torna seus dentes mais suscetíveis a manchas, sem mencionar um monte de açúcar. Se você realmente precisar beber um suco de fruta, não exagere, e tenha em mente que a água é sempre uma aposta melhor para manter-se hidratado e preservar seu sorriso.

Loading...