10 Alimentos que você NÃO precisa lavar


Lavar os alimentos antes de cozinhar é uma boa maneira de prevenir intoxicações alimentares e sujeira. Embora isso seja verdade na maioria dos casos, existem certos tipos de alimentos que podem tornar-se inseguros ou desagradáveis ao lavá-los. Aqui estão 10 alimentos que você não deve lavar antes de cozinhar:
1. Cogumelos

Os cogumelos absorvem a umidade muito rapidamente e são quase impossíveis de secar depois de terem sido molhados. Isso os torna murchos e pouco apetitosos. Se você acha que precisa limpar os cogumelos, use papel-toalha seco. Sujeira ou detritos soltos também podem ser sacudidos.

2. Saladas pré-lavadas

Saladas embaladas geralmente têm um rótulo indicando se foram lavadas antes da embalagem. Isso significa que você pode economizar tempo e água. Tenha em mente que um agente desinfetante de grau alimentício, como peróxido de hidrogênio ou cloro, é frequentemente usado na pré-lavagem. Se você não estiver confortável com isso, não hesite em lavar sua salada.

3. Ovos (nos Estados Unidos)

Os ovos produzidos nos Estados Unidos são lavados com máquinas usando sabão e água. Essa ação remove sua película protetora natural, bem como qualquer vestígio de bactéria salmonela. Ovos americanos precisam ser mantidos refrigerados para garantir sua frescura como resultado. Na Europa, a situação é diferente. As galinhas geralmente são vacinadas contra salmonelas, permitindo que seus ovos sejam armazenados à temperatura ambiente, mantendo-os frescos por muito mais tempo. No Brasil, é aconselhável lavar os ovos apenas antes de cozinhá-los, evitando a remoção da camada protetora e possível contaminação na geladeira.

4. Frango

Embora pareça prudente lavar as aves antes de cozinhá-las, isso pode realmente aumentar suas chances de adoecer devido à probabilidade de espalhar bactérias nocivas por toda a superfície. A única maneira de realmente matar as bactérias presentes nas aves cruas é cozinhá-las completamente.


5. Peixe cru

6. Carne vermelha
Lavar a carne vermelha é tão arriscado quanto lavar as aves ou os peixes, mas também pode arruinar sua qualidade. A umidade da água criará vapor, afetando o sabor da carne. Apalpe com um papel-toalha para remover o excesso de umidade na hora de cozinhar. Marinar a carne na geladeira também evita que qualquer líquido se espalhe nas bancadas ou alimentos.

7. Peru (com uma exceção)

O peru só deve ser lavado se for salgado, e o mesmo se aplica à carne e às aves. Caso contrário, a lavagem pode resultar na propagação de bactérias nocivas em torno da sua cozinha e pia.

8. Quinoa embalada

Se você já comprou quinoa a granel, sabe que ela pode ter um sabor ligeiramente amargo se não for lavada. Este sabor é devido a saponinas, compostos naturais projetados para manter os pássaros e insetos longe na natureza. A quinoa pré-embalada, no entanto, já vem lavada. Isso significa que as saponinas foram removidas e que a quinoa está pronta para cozinhar.

9. Massas

Apesar de algumas pessoas terem o hábito de lavar o macarrão antes de cozinhá-lo, isso apenas remove o amido que envolve o macarrão. Estes amidos ajudam a manter o molho e também fornecem sabor. É improvável massas embaladas abriguem muitas bactérias nocivas, por isso não é necessário lavá-las.

10. Certos tipos de arroz

Se você deve lavar o arroz ou não, na verdade, depende de uma série de fatores. O principal deles é se o arroz é importado (alguns são processados com talco ou pó de arroz para dar uma aparência mais branca). Na realidade, a lavagem do arroz tem mais desvantagens do que pontos positivos, como remover os amidos naturais que cobrem sua superfície e afetar negativamente a cremosidade de um prato especial, como risoto.