10 Coisas que você limpa errado e como fazer corretamente


Limpeza doméstica é uma coisa que vai-se aprendendo com o tempo, com os serviços que a mãe pede para fazer em casa. Então, normalmente os seus hábitos de limpeza são iguais aos que você aprende no ambiente onde cresceu. Porém, não quer dizer que sejam os melhores.

Veja agora as coisas que você limpa errado e como seria a melhor maneira de limpar.

10 Coisas que você limpa errado e não sabia

Desde a esponjinha de louça até os armários de madeira, há produtos simples que pode usar para deixá-los limpos de verdade. Veja essas dicas e pare de gastar com produtos especiais.

1. Esponja de louça

Você deve saber que a esponja de louça deve ficar secando em locar arejado depois do uso. E quando termina de lavar a louça, o que você faz? Se simplesmente espreme a esponja e pronto, essa maneira não elimina os germes e bactérias. O ideal é escaldar a esponja e depois usar uma luva grossa para espremer, evitando se queimar.

2. Micro-ondas

Mesmo que você tenha o cuidado de tampar os pratos antes de aquecer no micro-ondas para não espalhar comida e sujar tudo, ainda assim ele precisa ser higienizado pelo menos toda semana.

Se não tinha esse hábito, é bom ter. Então, só precisa colocar um copo com água e vinagre e deixar por 2 minutos no micro. Depois passe um pano limpo por tudo e deixe aberto para secar.

3. Ducha do chuveiro

Você não precisa ficar esfregando o chuveiro com uma esponja, com medo de levar um choque, para remover o limo que vai ficando com o tempo. Só precisa colocar vinagre dentro de um saco plástico e amarrar em volta dele, na parte que sai a água. Depois de algumas horas, é só tirar e passar um pano.

4. Colchão

Colocar colchão no sol é bom para arejar, mas se é só isso que você faz, essa é uma das coisas que você limpa errado, pois não limpa de verdade. O que pode fazer é polvilhar bicarbonato de sódio seco sobre o colchão e deixar agindo algumas horas. Depois passe o aspirador para remover e pronto.

5. Tábua de carne de madeira

A tábua de carne é um item essencial na cozinha, mas os modelos de madeira necessitam de limpeza especial, porque se ficam úmidos ou entrarem em contato com a carne com frequência, podem gerar colônias de fungos e bactérias.

Então se você só lava com detergente e esponja, é mais uma das coisas que você limpa errado. Aplique uma camada de sal com limão, esfregue bem e deixe agir uns minutos. Depois enxágue bem, lavando normalmente, e deixe secar ao ar livre.


6. Utensílios de prata

Os utensílios de prata, sejam louças ou joias, também precisam de cuidados. Há formas de limpar prata para remover as manchas e devolver o brilho. Será que essa também é uma das coisas que você limpa errado?

Existem algumas receitas para isso e uma delas é fazer uma misturinha com uma xícara de vinagre branco e duas colheres de bicarbonato. Mexa bem até parar de borbulhar, mergulhe as peças na mistura e deixe agir por três horas ou até que estejam claras. Seque bem.

7. Panela de ferro

Limpar panelas nem sempre é eficiente quando elas estão muito sujas, com restos encrostados o duros. Então essa é outra das coisas que você limpa errado, caso simplesmente esfregue com a esponja e o detergente, mas sem sucesso.

Uma das dicas que funcionam melhor para deixar a panela de ferro bem limpa é aplicar uma mistura de sal grosso com água e então esfregar de leve. O sal vai servir como um esfoliantes, ajudando a soltar a sujeira mais grossa.

8. Brinquedos de plástico

Aqueles brinquedos miúdos, muitas vezes passam a vida sem ser limpos, mas as crianças continuam colocando-os na boca. Então, a dica é que, de vez em quando, coloque todos na máquina de lavar louça para uma higienização. Se não tiver a máquina, coloque tudo em um balde limpo com água e vinagre e deixe por uma hora. Depois deixe-os secarem no sol.

9. Móveis de madeira

Se você só costuma passar um espanador nos móveis de madeira, com medo de que se molhar vai estragar, é mais uma das coisas que você limpa errado. Não precisa mesmo usar água, pois dependendo do móvel ele realmente vai absorver a umidade e pode mofar.

Mesmo assim os armários, mesas, aparadores e poltronas necessitam de uma higiene mais profunda de vez em quando. Uma dica é outra vez usar o milagroso vinagre. Ele vai remover os odores, fungos e bactérias sem estragar o móvel.Aplique com um pano limpo e macio.

10. Torradeira

Se a sua torradeira nunca recebeu uma limpeza, pois você não vê problema nos farelos velhos de pão, é melhor começar a dar uma higienizada semanal nela. As torradeiras parecem difíceis de limpar, mas a parte interna onde você coloca o pão é removível. Então pode tirar e lavar normalmente. Passe um pano com água e detergente ou com vinagre na parte de fora e aí sim ela vai estar limpa.

Loading...