10 Hábitos Que Aumentam o Risco de Gripe


Independente da época do ano, algumas pessoas estão mais suscetíveis a ficarem gripadas. Devido a isso, precisamos ter em mente que é importante garantir tomar todas as precauções necessárias para evitar erros comuns que possam levar à gripe, como os dez abaixo.

1. Não tirar um dia de folga quando estiver doente

Se você adquiriu o hábito de se recusar a ter um dia de folga quando precisa, pode causar muito estresse desnecessário ao sistema imunológico. Quando você está se sentindo mal, trabalhar da mesma forma que faria em qualquer outro dia é uma maneira infalível de enfraquecer seu sistema imunológico, que o tornará incapaz de combater vírus como a gripe, resultando em mais dias de doença no futuro.

2. Você não come carboidratos o suficiente

De acordo com Elizabeth Gardner, Ph.D., professora associada em Ciência dos Alimentos e Nutrição Humana, tendemos a pensar que a restrição calórica ajudaria a melhorar o sistema imunológico, mas descobrimos que o oposto é verdadeiro, pois mais calorias durante a gripe acabaram ajudando a afastar o vírus ou, squando não feito, pelo menos resultou em menos sintomas e uma recuperação mais rápida.

3. Você tem depressão não tratada

De acordo com a Associação Americana de Psicologia, depressão e ansiedade, quando não diagnosticadas e tratadas, aumentam os níveis de cortisol no corpo, que é o hormônio do estresse no cérebro. Isso enfraquecerá sua imunidade, evitando assim que ela combata resfriados comuns e vírus tão bem quanto deveria.

4. Você toca seu rosto com frequência

De acordo com um estudo publicado na revista acadêmica Clinical Infectious Diseases, como regra geral, você deve sempre manter suas mãos longe do seu rosto e boca. Isso ocorre porque esses hábitos podem facilmente levá-lo a contrair a gripe.

5. Você não consome equinácea

O consumo de equinácea aumenta a contagem de glóbulos brancos, o que, por sua vez, aumenta a imunidade e a saúde geral. Assim, especialmente durante dias mais frios, estoque chás de ervas que contenham boa quantidade de equinácea.


6. Você não lima sua casa como deveria

Deixar a casa um pouco bagunçada é uma coisa, mas não desinfetar as superfícies pode colocá-lo em risco. Nós recomendamos que você tenha o hábito de manter sua casa o mais arrumada possível, se não por aparências, pelo menos por sua saúde.

7. Você passa muito tempo dentro de casa

A vitamina D deve ser uma parte essencial da sua vida. Certifique-se de pegar sol ou ingerir a vitamina D em suplementos. De acordo com um estudo publicado na revista acadêmica Journal of Investigative Medicine, a vitamina D desempenha um papel vital na promoção de um sistema imunológico forte.

8. Você deixa o estresse assumir sua vida

Permitir que o estresse tome conta do seu corpo e se torne parte da sua vida diária será muito prejudicial à sua imunidade a longo prazo. “Níveis elevados de estresse também podem causar depressão e ansiedade, levando novamente a níveis mais altos de inflamação. A longo prazo, níveis altos e sustentados de inflamação apontam para um sistema imunológico sobrecarregado e cansado demais que não pode protegê-lo adequadamente”, segundo a Cleveland Clinic.

9. Você não consome probióticos

Se você não tomar sua dose diária de probióticos, isso pode ser um problema. De fato, de acordo com um estudo recente, o consumo de probióticos também pode ajudar no tratamento de doenças como a gripe, criando substâncias que auxiliam no desenvolvimento do mecanismo de defesa da mucosa intestinal.

10. Você não está dormindo o suficiente

Se você descobrir que existem muitos fatores de estresse em sua vida que podem contribuir para uma imunidade fraca, então ter uma boa noite de sono pode neutralizar alguns desses problemas. No entanto, se você perceber que tem dificuldade em alcançar as sete ou oito horas de sono recomendadas a cada noite, pode estar prejudicando ainda mais as defesas do organismo contra a gripe.