10 Problemas de Pele Que Você Não Deve Coçar


Não há dúvida de que a coceira na pele pode deixá-lo absolutamente incomodado, mas, às vezes, ceder a coceira e enfiar as unhas desesperadamente pode piorar a situação da pele, fazendo com que a resposta inflamatória do seu corpo aumente ainda mais. Aqui estão 10 problemas de pele que realmente não devem ser coçados:

1. Pele seca

A camada externa da pele é chamada de estrato córneo, e pode ficar ressecada ocasionalmente, devido à escassez de lípidos especiais que atuam como uma barreira à pele. Embora coçar sua pele seca possa aliviar temporariamente a coceira, isso certamente danificará ainda mais a camada externa da pele. Remedie as coceiras causadas pela pele seca ao tomar banhos frios (em vez de quentes) e aplique uma pomada ou creme hidratante enquanto sua pele ainda estiver úmida.

2. Picadas de insetos

Uma picada de mosquito faz com que seu sistema imunológico detecte a saliva do inseto, provocando imediatamente a liberação de histaminas. Com isso,você vai sentir uma vontade desesperada de coçar mais do que uma simples picada de mosquito.

O trombilídeos, que são ácaros encontrados em florestas ou áreas gramadas, também podem liberar uma enzima na pele que corrói o tecido e faz com que células da superfície da pele endureçam e fiquem coçando. Por último, mas não menos importante, existem as formigas-de-fogo, que liberam um veneno causador de bolhas cheias de pus e muita coceira. Se você for mordido ou tocado por algum desses insetos, esfrie a área atingida com um bloco de gelo ou aplique um creme anticoceira.

3. Feridas que estão quase (mas não totalmente) curadas

Cortes e arranhões não coçam até que estejam bem no final do processo de cura. Isso faz parte da resposta inflamatória natural do corpo, porque os nervos são danificados quando a pele é ferida. Seus fios se cruzam como resultado, causando uma sensação de coceira. Coçar uma ferida quase curada pode prolongar o processo de cicatrização ou piorar as cicatrizes. Tente aplicar álcool ou algo refrescante para evitar coçar.

4. Queimadura de sol

A queimadura de sol é horrível em si, mas a coceira que se instala como resultado disso também é terrível. Na verdade, é tão agravante que muitas pessoas se referem a ela como a pior das coceiras. Queimaduras solares provocam alta resposta inflamatória do corpo. Embora os nervos na pele não fiquem danificados devido à queimadura solar, eles ficam irritados, o que causa coceira. O gel de aloe vera é uma ótima maneira de acalmar uma coceira de queimaduras solares, enquanto o creme de cortisona pode ajudar a aliviar a inflamação.

5. Eczema

O eczema é normalmente usado para se referir à dermatite atópica, uma condição na qual a camada externa da pele não funciona adequadamente. O efeito é o mesmo, independentemente da causa: coceira. Pode ser incrivelmente difícil resistir coçar, mas você realmente precisa tentar, porque isso poderia levar ao desenvolvimento do prurigo nodular, que é a formação de irritações maiores.


Você pode remediar este mal usando compressas frias e cremes espessos hipoalergênicos, mas se a coceira ainda é insuportável, então é preciso consultar um médico, que provavelmente irá prescrevê-lo com um forte esteroide para romper a pele áspera, juntamente com anti-histamínicos para acalmar a inflamação.

6. Psoríase

Um sistema imunológico altamente hiperativo é responsável pela psoríase, fazendo com que o corpo produza células a uma taxa muito rápida. Isso leva as novas células a serem empurradas para a superfície em apenas três dias. O processo normalmente leva de 28 a 30 dias.

A vermelhidão e descamação resultantes são causadas por células mortas da pele que não conseguem se livrar com rapidez suficiente para acompanhar o crescimento de novas células da pele. Como você pode imaginar, a psoríase causa uma coceira muito forte. Se você tiver psoríase, alivie os sintomas hidratando, mas seu médico também pode prescrever tratamentos especiais, como terapia de luz ultravioleta e medicamentos prescritos.

7. Dermatite de contato

Uma subcategoria de eczema, irritantes ou alérgenos, são frequentemente as causas da dermatite de contato, que atravessam a camada externa da pele e causam inflamação imediata. Esta inflamação, eventualmente, leva a uma erupção cutânea no ponto de contato ou em algum outro lugar da pele. Resista à vontade de coçar, se você quiser evitar o sangramento, infecção e coceira ainda mais intensa. Acalme a coceira com uma compressa fria, creme de hidrocortisona ou medicação antialérgica.

8. Caspa

A caspa é causada por um fungo chamado malassezia. Na verdade, esse fungo vive no couro cabeludo de todos, mas causa irritação e excesso de crescimento das células da pele naqueles que desenvolvem caspa. O problema é que a caspa pode coçar muito. Se acontecer de você ter caspa, use um xampu anticaspa que ajudará a gerenciar a ação do fungo. Um dermatologista pode recomendar algo mais forte se um xampu não funcionar.

9. Pé de atleta

O pé de atleta faz muito mais do que causar a pele escamosa, pois o fungo também pode fazer com que as solas dos pés (e a pele entre os dedos dos pés) realmente sequem e comecem a coçar bastante, sem mencionar que elas ficam vermelhas. Coçar o pé do atleta resultará em fissuração, infecção e potencialmente espalhar o fungo para outras partes do seu corpo. Trate-o com creme antifúngico e, na sua falta, consulte o seu médico para obter uma solução mais potente.

10. Hemorroidas

Ter hemorroidas nunca é uma coisa fácil de lidar e tratar. Elas são causadas por veias inchadas na superfície da membrana mucosa do reto inferior e no ânus, deixando o excesso de coceira na pele quando se dissolvem. É preciso abster-se de coçar para não instigar e piorar a coceira. Um creme de hemorroida sem receita pode ajudar a melhorar, assim como almofadas de hamamélis, ou compressas de gelo. Também tome cuidado ao limpar-se depois de uma evacuação, porque ser muito rude pode apenas piorar tudo.