10 truques infalíveis para comer menos


Emagrecer e manter o corpo em forma parecem sempre missões impossíveis para a maioria das pessoas. Mas isso é apenas a consequência de maus hábitos de muito tempo. Mas, a boa notícia, segundo a Ciência, é que dá para mudar isso, especialmente com esses truques infalíveis para comer menos que você está prestes a aprender.

As dicas, originalmente, fazem parte de um vídeo do canal Quirkolgy, no YouTube, e mostra uma série de dicas, seguindo vários estudos e testes científicos que tiveram eficácia na hora de estimular pessoas a comer menos. Claro que não dá para fazer milagre, mas com um pouquinho de esforço elas funcionam, viu?

Como você vai ver, todos esse truques que ajudam a comer menos são baseados em formas de iludir ou sugestionar a mente humana. Porque, por incrível que pareça, até mesmo na hora de comer é ela quem comanda, sabia?

Então, se você estiver precisando comer menos que de costume para perder uns quilinhos, ingerir menos açúcar ou gordura, ou se quer manter o peso atual, anote todas as dicas que você vai ver abaixo.

Então anote aí esses 10 truques infalíveis para comer menos:

1. Prefira recipientes menores

Quando você usa um prato menor, você fica sugestionado e se servir com quantidades menores de comida. Por outro lado, você não vai sentir fome, porque a diferença entre as porções não é tão grande ao ponto de não deixar você muito menos saciado que de costume.

2. Use a mão não-dominante para os lanchinhos

Salgadinhos e outros belisquetes devem ser comidos usando a mão não dominante. Por exemplo, a direita, se você for canhoto. Isso porque, segundo estudos, exige um “esforço” maior e acaba fazendo com que você coma até 20% menos.

3. Prefira copos compridos

Apesar de parecer que eles comportam a mesma quantidade de líquido, a maioria dos copos altos têm um espaço menor para as bebidas, já que são também mais estreitos. Mudar o recipiente do suco, do leite ou de outras bebidas açucaradas já ajuda bastante a reduzir a quantidade consumida.


4. Coloque um espelho sobre a mesa

Um estudo psicológico, recentemente desenvolvido, mostrou que ao colocar um espelho sobre a mesa posta, as pessoas tendem a escolher os alimentos saudáveis que ali estão. Isso porque a consciência, ou a culpa antecipada, começam a atuar no momento em que você vê sua imagem e a imagem do alimento refletidos no espelho. Vale também apelar para o espelho na geladeira, dependendo do caso.

5. Dê uma chance ao chiclete quando sentir fome

Quando sentir aquele desejo súbito de beliscar ou aquela fome fora de hora, prefira mascar um chiclete sem açúcar, especialmente com sabores de frutas.

6. Coma com menos pressa

Se você come muito rápido está sujeito a comer uma quantidade maior de comida. Isso porque seu cérebro demora a entender que você está comendo e a sensação de saciedade também demora a chegar. Já, se você come pausadamente, você tende a comer menos. A dica é baixar os talheres entre uma mastigada e outra.

7. Use recipientes vermelhos

Esse também é um truque totalmente psicológico, mas se já deu certo, por que não tentar? Estudos mostraram que pessoas comem menos petiscos se estes estiverem servidos em pratos e outros recipientes vermelhos.

8. Deligue a TV

A verdade é: você come mais enquanto assiste TV. Quando a televisão está desligada na televisão, você presta mais atenção no que está fazendo e tem maior consciência da quantidade de comida que está ingerindo. Logo, estudos garantem é que possível comer até 50% menos com o televisor desligado na hora das refeições.

9. Fotografe sua comida

Se for comer algo não saudável e calórico, tire uma foto antes. Não precisa postar no Instagram, claro e por favor. Mas, segundo estudos, quando você vê sua guloseima fotografada, a tendência é que você é reduza até 1/3 a frequência da ingestão desse alimento.

10. Controle a variedade de comidas

Se for comer gordices, tente reduzir a variedade delas à mesa. Isso porque, com tanta comida gostosa e gordurosa, você acaba não resistindo e provando de todas. Por outro lado, se você coloca o mesmo tanto de comida, mas reduz a variedade, há chances de você ingerir menos calorias.