11 Benefícios da abóbora que você precisa conhecer


A abóbora, também chamada em alguns lugares de jerimum ou moranga, é um vegetal originário da Guiné e chegou ao Brasil com os portugueses no século 16. Mas existem diferentes espécies de abóbora, originárias de outros países. Inclusive, uma delas é brasileira.

Da abóbora pode-se comer tanto a polpa quanto as sementes e a casca, e todas as partes são altamente nutritivas. Então há muito o que se aproveitar desse alimento e é por isso que você vai conhecer agora quais são seus principais benefícios para a saúde, bem como vai ver receitas para utilizá-la no dia a dia.

Benefícios da abóbora para a saúde

Se você já gosta de abóbora e costuma fazer para a família, pode continuar fazendo porque é um excelente alimento. Não só pelo sabor gostoso e bela beleza que a sua cor confere aos pratos, veja como ela beneficia a saúde:

1. Age como antioxidante

A ação oxidante está presente em todos os vegetais, inclusive nesse. Essa ação quer dizer que quando determinados componentes do vegetal como carotenoides e vitaminas, são ingeridos e metabolizados, eles cumprem a função de proteger as células do corpo da oxidação.

Essa oxidação impede que as células se renovem e mantenham o corpo saudável. Então, células oxidadas fazem o corpo envelhecer mais rápido e ficam mais propensas a doenças, inclusive ao câncer.

2. Contribui com o emagrecimento

Se você está buscando por opções de alimentos saudáveis e gostosos para incluir na sua dieta de emagrecimento, a abóbora vai lhe ajudar. Ela possui poucas calorias e muitas fibras, então é ótima aliada para uma boa digestão e para a evacuação, que mantém o organismo limpo e desinchado.

3. Contribui para o bom humor e bem-estar

Todo mundo quer ter motivos para estar sempre bem-humorado. Então, comer abóbora vai ajudar nesse sentido. Isso porque ela contém uma boa dose de triptofano, um aminoácido que ajuda no processo de sintetização da serotonina, que é o hormônio do prazer. Sendo assim, é aliado também no tratamento de ansiedade e depressão.

4. Melhora a saúde da visão

O betacaroteno que compõe a abóbora se transforma em vitamina A quando digerido. Essa vitamina é essencial para a manutenção da saúde da pele e da mucosa dos olhos, contribuindo para uma visão de qualidade. Consumi-la com frequência ajuda inclusive a desacelerar a degeneração causada por determinadas doenças dos olhos.

5. Previne doenças do coração

A saúde do coração depende de muitos fatores. Um deles é o consumo da quantidade adequada de vitaminas e minerais. Como a abóbora tem uma grande concentração deles, como as vitaminas A e C, o magnésio, o potássio e também as fibras, é ótima aliada para a boa saúde desse órgão.

Sendo assim, esse vegetal ajuda a prevenir a pressão alta, contribui para manter a pressão equilibrada, reduz o risco de derrame, reduzi o colesterol e, com as artérias mais dilatadas, ajuda inclusive a prevenir os picos de açúcar no sangue.

6. Contribui com o tratamento do câncer de próstata e da hiperplasia

As sementes de abóbora são muito utilizadas para tratar problemas que causam a hiperplasia, que é o aumento da próstata. Isso porque a semente contém compostos chamados de fitoesteróis que contribuem com essa atividade. Para isso, as sementes devem ser consumidas três vezes por semana, na quantidade recomendada pelo médico.

No caso do câncer de próstata é o betacaroteno que vai ajudar. Dietas ricas nesse nutriente possuem um bom efeito junto com o tratamento do câncer de próstata, e na abóbora existe uma grande concentração de betacaroteno, superior à maioria dos vegetais.

7. Mata parasitas intestinais

Parasitas estão por toda parte e é muito fácil contraí-los, como por exemplo através de comida quando o sistema imune está bem fortalecido. Outras vezes é necessário ter ajuda de alimentos e remédios.

A abóbora é um dos remédios naturais que atua nesse sentido. Nas suas sementes contém um aminoácido chamado de cucurbitina, que paralisa a proliferação e mata os parasitas, em especial a tênia, que é muito perigosa porque se for para a corrente sanguínea pode chegar ao cérebro.

8. Controla a pressão arterial

Como já mencionado nos benefícios da abóbora para a saúde do coração, ela ajuda a manter a pressão arterial equilibrada. O óleo das sementes contém substâncias chamadas fitoestrógenos que contribuem para a prevenção da pressão alta quando consumido regularmente com esse objetivo.

9. Ajuda a dormir melhor

Uma sopinha de abóbora é bem-vinda no jantar para ajudar a dormir melhor. Ela contém uma boa dose de triptofano, já mencionado lá no primeiro benefício. Ao contribuir com a produção de serotonina, além de aumentar a sensação de bem-estar, vai ajudar a dormir melhor.

10. Aumenta a fertilidade das mulheres

A abóbora ajuda a aumentar a fertilidade das mulheres porque é um vegetal rico em ferro. Além disso, a vitamina A presente no vegetal também e boa para ser consumida pelas gestantes e lactantes para melhorar a síntese de hormônios importantes nesse período.

11. Fortalece a saúde dos bebês

A abóbora é sempre recomendada nas dietas para bebês, e não por acaso. Como tem muitos nutrientes importantes, como as vitaminas A, B e C, além do betacaroteno, do potássio, do ferro e proteína, todo pediatra costuma recomendar sopinhas e papinhas desse vegetal logo quando o bebê começa a se alimentar desses alimentos.


Propriedades nutricionais

Para que ofereça tantas coisas boas em benefício da saúde, esse vegetal tem ótimas propriedades nutricionais. Veja algumas delas em uma porção de 100 gramas:

  • Valor energético: 40 calorias;
  • Carboidratos: 9,8 gramas;
  • Proteínas: 1,2 grama;
  • Fibras: 0,6 grama;
  • Cálcio: 12 microgramas;
  • Ferro: 0,7 microgramas;
  • Sódio: 32,1 microgramas;
  • Vitamina C: 2,1 microgramas.

Abóbora engorda?

Pelo contrário, esse vegetal ajuda a emagrecer. Contém poucas calorias, é rico em fibras e todos os seus nutrientes contribuem para que o organismo funcione melhor. Logo, com tudo funcionando bem, o corpo consegue emagrecer com mais facilidade.

O segredo, como sempre, é incluir as abóboras de vários tipos no cardápio de uma dieta saudável. O ideal é ir ao nutricionista para receber a orientação correta sobre as quantidades que pode comer por dia para ajudar a emagrecer.

Além disso, a recomendação de sempre é que faça exercício físico para que os alimentos consigam ser metabolizados de forma mais eficiente e para que o corpo queime mais calorias.

Contraindicações e cuidados a ter

Como a abóbora é recomendada até para bebês e todas as suas partes podem ser consumidas, não há contraindicações. O único cuidado a ter é para não exagerar na dose. Não importa quão saudável seja um alimento, o excesso sempre pode fazer mal.

Além disso, mesmo sendo raro, há pessoas mais sensíveis que podem ter alguma reação alérgica a determinada quantidade do vegetal. Por isso, se não costuma comer, prefira ingerir uma pequena porção para ver se o seu organismo reage bem.

Como fazer doce de abóbora fit

Muito bem, agora que já conhece os imensos benefícios que as abóboras trazem para a saúde, chegou a hora de aprender a utilizar o vegetal para fazer deliciosas receitas. Para começar, um doce maravilhoso, fit, para passar no pão, em bolos e biscoitos.

Ingredientes

  • Abóbora sem casca em cubos: 1 quilo;
  • Adoçante culinário: 4 colheres de sopa;
  • Suco de laranja feito na hora: meia xícara;
  • Cravo-da-Índia: 3 unidades;
  • Canela em pau: 2 colheres de sopa dos paus quebrados.

Modo de preparo

1. Leve ao fogo uma panela com o suco de laranja e o adoçante. Deixe ferver por 10 minutos, sem mexer. Vai formar uma calda.

2. Em seguida, adicione a abóbora já cortada em cubos e sem casca. Adicione também o cravo e a canela. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo.

3. Passado esse tempo, destampe a panela e mexa lentamente para manter os cubos no topo da calda.

4. Tampe outra vez e deixe mais 10 minutos. Em seguida, destampe e deixe cozinhando 10 minutos sem tampa para ganhar corpo.

5. Está pronto. Deixe esfriar e enfrasque. Rende cerca de 10 porções com 48 calorias cada.

Receita de purê de abóbora

Agora uma das receitas salgadas para você fazer no almoço ou no jantar e acompanhar com diversos pratos. Fica bem com carnes, arroz, macarrão e outros tipos de massa para servir como acompanhamento. É tão simples que pode até servir aos bebês.

Ingredientes

  • Abóbora: 1 unidade;
  • Sal: a gosto.

Modo de preparo

1. Comece retirando a parte mais dura da casca da abóbora. Depois corte-a ao meio e separe as sementes. Não jogue-as fora. Asse-as para comer como petisco.

2. Depois, corte tudo em cubinhos e leve para cozinhar ao vapor até que esteja bem tenros, fáceis de amassar.

3. Coloque no processador e bata até ter um purê. Tempere com sal a gosto e está pronto para servir. Se quiser pode adicionar uma ou duas cenouras para ficar ainda mais bonito, saudável e gostoso.

Receita de sopa de abóbora

Para finalizar, uma sopa para comer no jantar. Leva outros vegetais saudáveis e leves, e especiarias para deixar o sabor ainda melhor.

Ingredientes

  • Abóbora: 400 gramas;
  • Água com caldo de legumes diluído: 600 mililitros;
  • Couve-flor: 200 gramas;
  • Alho-poró: 120 gramas;
  • Abobrinha: 120 gramas;
  • Alho: 20 gramas;
  • Azeite: 1 colher de sopa;
  • Sal e pimenta: a gosto;
  • Noz-moscada: 1 pitada;
  • Folhas de hortelã: a gosto.

Modo de preparo

1. Leve ao fogo uma panela com o azeite e o alho para dourar. Em seguida, vá adicionando cada vegetal já cortado em cubinhos e deixe refogar.

2. Quando estiverem todos aromatizados, adicione a água já quente e com um caldo diluído. Coloque os temperos e deixe cozinhar até estar tudo bem macio.

3. Ao final, triture no liquidificador para ficar um creme – ou pode servir assim – e está pronto. Sirva com um fio de azeite por cima e, se gostar, com sementes de abóbora.