12 Benefícios do chá de casca de cebola e como fazer


A maioria das pessoas costuma colocar no lixo a casca da cebola após descascá-la. Infelizmente nem todo mundo sabe que essa parte do alimento é repleta de nutrientes. Mesmo os que sabem, acabam não aproveitando-os por não saberem como consumi-la. Uma das melhores formas, no entanto, é fazendo chá de casca de cebola.

Chá de casca de cebola: para que serve

A casca da cebola, assim como a casca da banana e as de outros alimentos, tem elevada carga nutricional. Isso porque esse tipo de alimento produz químicos naturais a fim de crescer, de se proteger e mesmo de se curar. E é justamente na parte externa, na casca, que se encontra a maior parte desses compostos.

Quando você consome a casca da cebola, portanto, você absorve esses químicos e tem seu organismo nutrido por eles. Como não é agradável ou mesmo simples comer essa parte do alimento, o chá é a maneira mais fácil de absover os nutrientes.

Ingerir essa infusão serve para beneficiar desde a saúde intestinal aos fios de seus cabelos. Você prevenir infecções e inflamações, assim como pode obter uma pele mais bonita. Quando consumido na dose certa, o chá de casca de cebola se torna um de seus melhores aliados.

12 Benefícios do chá de casca de cebola

Os benefícios do chá de casca de cebola são muito semelhantes aos da cebola. Pense, no entanto, que a casca, por ter de proteger o resto do alimento, tem nutrientes em maior quantidade. Por essa razão, os benefícios fornecidos pela bebida são potencializados em relação ao simples consumo da cebola. Veja alguns desses benefícios:

1. Fortalece as defesas do organismo

Os compostos fenólicos presentes no chá de casca de cebola são capazes de tornar o sistema imunológico muito mais forte. Isso previne doenças, resfriados, gripes e outras complicações.

Mesmo que você adoeça, o período de recuperação é menor. A saúde é recobrada com maior eficácia e rapidez. Essa infusão é bastante indicada a quem sofre de constantes problemas respiratórios.

2. Melhora a saúde ocular

Pesquisas apontam que a quercetina, um poderoso anti-inflamatório presente na casca da cebola, é capaz de reduzir inflamações graves nos olhos. Pessoas com catarata, por exemplo, podem se beneficiar disso se ingerirem o chá de casca de cebola.

3. Reduz inflamações na garganta

Novamente tem destaque o poder anti-inflamatório do chá de casca de cebola. Aliando isso aos compostos fenólicos, as inflamações na garganta, tosses e catarros são rapidamente combatidos.

4. É antiviral

As propriedades antivirais dessa bebida previnem a formação de problemas como herpes e aftas. Ingerir esse chá evita, portanto, que você tenha estomatite, que é um nome genérico para algumas inflamações na mucosa bucal. Ele ainda acelera a recuperação desses problemas, que costumam desaparecer naturalmente em dias ou em semanas.

5. Ajuda a regular o fluxo sanguíneo

O consumo regular e moderado do chá de casca de cebola regula o fluxo sanguíneo e faz com que a passagem de sangue pelas artérias ocorra com mais eficácia. Isso não só ajuda a prevenir problemas cardíacos, como também evita ou auxilia a diminuir a ocorrência de varizes.

6. Reduz as chances de ter problemas cardiovasculares

Os compostos fenólicos e as fibras presentes nesse chá diminuem as taxas de colesterol ruim no organismo, o chamado LDL. Unindo isso ao benefício anterior, você tem maior proteção contra complicações cardiovasculares.

7. É recomendado para aliviar sintomas da bronquite

O chá de casca de cebola é benéfico para amenizar os efeitos da bronquite. Para isso, no entanto, você não deve bebê-lo, mas sim aplicá-lo sobre o peito. Prepare o chá normalmente, depois massageie o peito com ela. Use uma gaze grossa ou um pano para isso.


8. Reduz estresse oxidativo

O flavonoide conhecido como quercetina é considerado um dos mais poderosos antioxidantes naturais que existem. Ela reduz a atuação dos radicais livres, que são responsáveis por causar inúmeros problemas no corpo e no organismo.

O envelhecimento precoce, devido à morte das células, é um dos problemas que esse componente do chá de casca de cebola evita. O Mal de Parkinson e certos tipos de câncer também podem ser prevenidos pelo consumo moderado dessa bebida.

9. Diminui as ocorrências de indigestão

Uma vez que a casca de cebola pode alcalinizar o estômago, o consumo do chá é ideal para evitar indigestões.

10. Previne infecções do trato urinário

Essa infusão atua como um antibiótico natural no organismo. Isso previne problemas bacterianos e virais que podem atacar os rins e a bexiga. É recomendado a pessoas que tenham predisposição a esse tipo de complicação.

11. Melhora a saúde capilar

Poucas pessoas sabem desse benefício do chá de casca de cebola. Ele pode ser um tratamento caseiro para gordura e oleosidade em excesso do couro cabeludo. Caspa e perda de fios também são problemas que podem ser evitados com o consumo desse chá.

Por seus efeitos antioxidantes, essa bebida fortifica e renova as células do cabelo. Isso previne o envelhecimento capilar e retarda o aparecimento de fios brancos. Além disso, você terá um cabelo mais brilhante e com uma aparência mais bonita e jovem. Uma alternativa ao consumo pode ser o uso tópico direto no cabelo.

12. Trata problemas de pele

Fungos, verrugas e outros problemas dermatológicos comuns podem ser resolvidos com a aplicação do chá sobre o local. Isso precisa ser feito por alguns dias, portanto essa forma de tratamento alternativa não é recomendada se quer um resultado rápido.

Como fazer chá de casca de cebola?

Existem duas formas de fazer o chá de casca de cebola. Há o processo a frio e há o processo a quente. Ambas oferecem os mesmos nutrientes e benefícios citados acima, por isso vai da sua escolha a forma como prefere fazer.

1. Chá de casca de cebola a frio

Ideal para dias quentes, esse processo demora 12 horas para ser completado. Veja os ingredientes e o modo de preparo:

Ingredientes

  • Cascas de cebola: 1 unidade;
  • Água: 1 litro.

Modo de preparo

1. Coloque as cascas da cebola em um jarro ou em uma garrafa de vidro com de 1 litro.
2. Encha com água filtrada e deixe na geladeira por 12 horas.
3. Consuma normalmente.

2. Chá de casca de cebola a quente

O processo a quente é muito mais rápido que o a frio, já que leva apenas 10 minutos para ficar pronto.

Ingredientes

  • Cascas de cebola: 1 unidade;
  • Água: uma xícara.

Modo de preparo

1. Ferva as cascas da cebola junto com a água. Espere 10 minutos, coe e beba.

Cuidados a ter

O chá de casca de cebola se consumido em excesso pode ser bastante prejudicial. Primeiro porque essa bebida pode tornar o estômago muito ácido. Quando o consumo é moderado, o efeito é benéfico, pois alcaliniza esse órgão. Pessoas com movimentos estomacais e intestinais mais sensíveis devem tomar cuidado.