13 Dicas que ajudam a reduzir o inchaço nas pernas e tornozelos


Permanecer muito tempo sentada ou em pé causa inchaço nas pernas e tornozelos. Isto é algo comum em mulheres com TPM e que pode ser atenuado através da prática de atividade física, pois esta melhora a circulação sanguínea, aliviando dor e inchaço.

A retenção de líquidos também provoca inchaço nas pernas. Quando vai viajar e fica demasiado tempo sentada, este problema tende a agravar. Em baixo deixamos-lhe algumas dicas que ajudam a reduzir o inchaço:

1. Ingerir muita água é fundamental. Beba 2 litros ou mais de água diariamente para eliminar toxinas e melhorar a textura da pele do rosto e corpo.

2. O tabaco prejudica a circulação sanguínea, pois reduz a quantidade de oxigênio que circula pelo organismo. O melhor é abandonar o cigarro.

3. O álcool é grande responsável pela retenção de líquidos. Ele contribui para a destruição das células que regulam os fluidos no sangue.

4. Chá de dente de leão, chá verde, salsaparrilha e chapéu de couro estimulam o sistema linfático.

5. Todas as mulheres gostam de um salto alto, mas este ajuda no surgimento de varizes e celulite. Ele prejudica a circulação sanguínea nos membros inferiores.

6. Faça drenagem linfática 2x por semana para acabar com a retenção de líquidos.


7. Consumir café em excesso prejudica a circulação sanguínea e aumenta o estresse. Mas consumir até 3 xícaras de café diariamente pode funcionar como termogénico e ajudar a queimar gordura.

8. O sal provoca retenção de líquidos e pode inflamar células. Presente em alimentos ou molhos, este é inimigo da nossa saúde. Consuma menos sal.

9. Relaxar é fundamental para o bom funcionamento do organismo, porque quando estamos muito estressados o organismo liberta cortisol e insulina, fazendo disparar os níveis de glicose.

10. Para melhorar a circulação e prevenir a retenção de líquidos, deixe o carro em casa e caminhe, use as escadas e não o elevador.

11. O inchaço pode ser causado pela falta de magnésio. Coma abacate, iogurte ou espinafres.

12. Prefira uma alimentação saudável, evitando o consumo de açúcar, gorduras e frituras, pois estes provocam retenção de líquidos e acumulo de gordura.

13. Roupas demasiado justas prejudicam a circulação sanguínea e causam mais inchaço.

Agora já sabe o que deve ou não fazer para que o sangue circule livremente e suas pernas fiquem livres de inchaço.