14 coisas que você nunca deve fazer antes de dormir


Você já parou para pensar que as suas dificuldades para dormir podem ser consequência de comportamentos errados?

Muitas vezes fazemos coisas que nos despertam alguns minutos antes de deitar para o descanso merecido.

Embora existam pessoas que onde encostam dormem, outras necessitam de um período de repouso anterior.

Quem tem enfrentado problemas para conseguir o tão sonhado descanso vai gostar de conhecer nossa lista de coisas que nunca devem ser feitas antes de dormir.

1. Enviar mensagens para amigos

Ao enviar a mensagem se cria a expectativa de que a outra pessoa responda e isso não te deixará entrar em sono profundo.

Mesmo que depois de enviar a mensagem você feche os olhos e seu amigo só responda horas depois a sua mente ainda está atenta.

Não comece conversas pouco antes de dormir e deixe o telefone no silencioso ou no modo avião.

2. Pensamento acelerado

Um dos grandes problemas que enfrentamos atualmente é o mal do pensamento acelerado. Com a rapidez que a internet proporciona temos o desejo inconsciente de resolver tudo ao mesmo tempo.

Já percebeu que ás vezes você está realizando uma tarefa e pensando nas duas seguintes que irá fazer?

Isso não te deixar realizar eficazmente nem a tarefa do momento e muito menos as duas seguintes. Você precisa desligar das suas obrigações. Comece a treinar o seu pensamento para desacelerar quando a noite chegar.

3. Comer chocolate

Depois de um dia estressante muitos chocólatras caem na armadilha de se deliciar com uma barrinha do doce.

Saiba que chocolate, em especial o preto, é uma fonte de cafeína e o grande problema é que as pessoas não sabem disso.

Quem apresenta sensibilidade a cafeína (perde o sono) não deve comer chocolates e nem tomar sorvete de chocolate antes de dormir.

4. Comer fast food antes de dormir

Um dos itens mais importantes da lista de coisas para nunca fazer antes de dormir. Não caia na tentação de passar pelo drive thru antes de ir para casa dormir.

Os especialistas recomendam que a última refeição do dia seja feita cerca de 2 horas antes de dormir.

Alimentos pesados e gordurosos devem ser postos de lado, pois podem acarretar em refluxo e outros problemas na hora do sono.

5. Fumar

O tabagismo traz uma série de problemas para a sua saúde e devia ser cortado da sua vida de maneira definitiva.

Contudo, se você não consegue ou não quer deixar de fumar a dica é não fumar logo antes de deitar.

A nicotina é uma substância estimulante que não te deixará cair no sono com facilidade. Evite cigarros, charutos e afins nos momentos antes de descansar.

6. Abrir e-mails

Com a possibilidade de ter aplicativos de e-mail no smartphone está cada vez mais difícil se desligar do mundo externo e dormir.

Evite checar e-mails especialmente os de trabalho antes de dormir, pois talvez esteja nele alguma mensagem que vai tirar o seu sono.

Pense da seguinte maneira, você não vai resolver o problema apresentado no e-mail nesses minutos antes de dormir então pode esperar até o dia seguinte para ser lido.

7. Beber muita água

Claro que beber água é fundamental para a sua saúde, mas não precisa tomar os 2 litros indicados para o dia algumas horas antes de dormir, não é mesmo?

Se você beber muita água perto da hora de se deitar, poder acontecer de ficar sendo despertado durante a noite para ir ao banheiro ou mesmo sofrer com a bexiga cheia por não conseguir acordar.


8. Assistir filmes de terror

Um clássico nessa lista de coisas para nunca fazer antes de dormir, mas que as pessoas ainda insistem em fazer.

Mesmo que você seja uma pessoa corajosa evite ter esse hábito de ver filmes com muita ação ou mesmo com muitos sustos antes de dormir.

Esse tipo de filme acaba despertando a sua atenção e faz com que você fique num estado de alerta por mais algumas horas. Isso não é nada bom para quem quer dormir, não é mesmo?

9. Usar aparelhos eletrônicos

Aparelhos eletrônicos como smartphones, computadores, TVs entre outros emitem luz azul que impedem nosso organismo de produzir melatonina que é essencial para nos deixar com sensação de sonolência.

Se você impede seu corpo de sentir sonolência acaba levando mais tempo para dormir quando finalmente vai se deitar.

Quem precisa usar o dispositivo deve mantê-lo a uma boa distância do rosto para que a luz azul não faça efeito.

10. Beber café

Quem é viciado em cafeína sabe que é difícil parar com a bebida horas antes de dormir, mas é necessário. A cafeína tem a capacidade de permanecer no organismo por até 12 horas.

Isso faz com que se torne mais difícil dormir e o pior é que não adiante apelar para o café descafeinado, pois já se comprovou que essas bebidas também tem cafeína.

Evite também chás, procure deixar de consumir cafeína pelo menos 4 horas antes de dormir.

11. Tomar medicamentos

Se você nunca teve problemas para dormir e depois que começou a fazer determinado tratamento com um medicamento específico percebeu que não consegue cair no sono com a mesma facilidade, deve consultar seu médico e lhe questionar sobre essa questão.

Alguns tipos de medicamentos podem nos deixar mais alerta ao invés de promover o descanso.

12. Beber Álcool

Quase todo mundo já ouviu um amigo dizendo que gosta de beber antes de dormir porque o álcool lhe dá mais sonolência.

Essa parte é verdadeira, mas ao mesmo tempo que deixa a mente cansada o álcool estimula o corpo a trabalhar na metabolização da bebida.

Sem contar ainda que a bebida estimula o efeito diurético que te fará querer ir ao banheiro muitas vezes.

Em suma você pode até adormecer com facilidade, mas não conseguirá entrar no estágio de sono REM (sono mais profundo) se tiver bebido.

13. Exercícios físicos intensos

Quem é adepto de malhar exaustivamente a noite deve rever esse conceito, pois quando se realiza atividade física num nível médio, é possível contribuir para uma boa noite de sono.

Em contrapartida quando se exagera na malhação é possível que a sua noite de sono seja tumultuada.

14. Stalkear pessoas do seu interesse

Já dissemos que dentre as coisas que você nunca deve fazer antes de dormir está usar aparelhos eletrônico, no entanto, se você não resiste pelo menos evite stalkear o perfil do seu ex, de uma amiga com quem está brigada, seu ex-chefe e assim por diante.

Observar que essas pessoas não sentem sua falta (ou somente demonstram isso nas redes sociais) pode ser uma alavanca para não dormir ou dormir muito mal.