14 dicas para evitar que os alimentos se estraguem


  1. Para retardar o amadurecimento de uma banana, você pode optar por individualizá-las. Separe cada uma delas, sem danificar os extremos que as une.
  2. Você viu que vai sobrar couve mas não quer desperdiçar? Uma boa solução será misturar com água no liquidificador congelando-as, para que posteriormente possa utilizar em sumos, sopas ou outras deliciosas receitas.
  3. A banana é um fruto muito versátil e vamos-lhe ensinar como pode ser usada para fazer batidos refrescantes. Uma vez que o seu amadurecimento é muito acelerado, você pode aproveitar a banana picando-a e conservando-a na geladeira em frascos fechados.
  4. À semelhança da couve, você pode aproveitar ervas aromáticas com o mesmo processo. Lembramos é que o ideal será armazenar em recipientes só para esses temperos, uma vez que não vai conseguir eliminar o odor dos mesmos.
  5. Alguns frutos exalam gás etileno e este desencadeia um amadurecimento precoce sobre outros, quando em contato. Esta informação será útil para quem pretenda travar ou acelerar o processo de amadurecimento.
  6. Conserve sempre as folhas apenas em recipientes de vidro na geladeira. Desta forma conseguirá prolongar as suas características.
  7. Separe os tubérculos uns dos outros, como as cebolas e as batatas, evitando que se estraguem mais rapidamente.
  8. Quando quiser comprar presunto e queijo em grandes quantidades porque vai querer congelar, é conveniente que peça ambos alimentos ralados, facilitando, também depois, o descongelamento.
  9. Não gosta de ver o mel açucarado e as formigas são um incômodo? O truque é guardá-lo na geladeira e vai conservar por muito mais tempo.
  10. Aproveite a energia que lhe sobra quando chega a casa das compras para lavar e guardar as frutas e outras verduras na geladeira. Vai poupar tempo na hora de confeccionar as refeições e terá tudo mais organizado.
  11. Legumes ou frutos de maiores dimensões como a melancia ou a abóbora, quando descascadas e picadas, têm tendência a serem consumidas mais rapidamente, evitando o seu desperdício.
  12. Conserve e mantenha sempre frescas, as suas metades de frutas ou legumes em sacos de fecho hermético. Além de conservarem bem os alimentos, são feitas de material reutilizável.
  13. Mantenha o pão francês mais crocante e fresquinho por mais tempo. O truque é guardar o saco de papel em um saco de plástico.
  14. Gostaria de conservar o pão de forma por mais tempo? Guarde-o na geladeira, mas cuidado, pois o frio tem tendência a deixá-lo um pouco mais seco.