15 utilizações de sal refinado que você desconhece


Condimento muito apreciado desde a antiguidade, o sal sobreviveu a batalhas e guerras nas civilizações mais antigas e chegou mesmo a servir de moeda de troca. Mas se à séculos o sal tinha o poder de enriquecer impérios, hoje qualquer boteco tem um saleiro à sua disposição.

No tempo da nossa avó não havia geladeira e o sal era um bem precioso para conservar alimentos. O sal mais barato e frequentemente utilizado é o sal refinado, mas… ele prejudica em muito sua saúde.

Atualmente o sal continua sendo essencial para nossa alimentação, mas devemos optar por um sal integral, como o sal dos Himalaias.

Como o sal dos Himalaias é mais caro que o comum, vamos ensinar-lhe algumas utilidades do sal refinado que você desconhece:

1. Dar brilho às peças de metal: faça uma mistura com vinagre, farinha de trigo e sal. Depois é só aplicar no metal.

2. Limpar panelas de ferro: prepare uma pasta com óleo e sal e aplique na panela quando esta ainda estiver quente. Para melhores resultados, coloque a panela ao lume com um pouco de óleo e quando este estiver quente, adicione o sal. Remova a sujeira com a pasta de óleo e sal e lave normalmente em água abundante.

3. Remover ovos partidos no chão: agora este problema é fácil de resolver. Basta colocar sal sobre a clara e a gema que estão no chão e facilmente vai conseguir removê-los.

4. Limpar panelas sujas de gordura: limpe a panela com sal e um pedaço de papel. Depois enxague em água corrente.

5. Limpar panela queimada: forre o fundo da panela com sal e junte um pouco de água. Misture o sal com a água e lave a panela com água corrente.

6. Lavar a esponja: as esponjas de lavar a loiça ficam sujas de resíduos ou mesmo de esfregar panelas queimadas, mas agora o problema tem solução – basta juntar água e sal num recipiente e colocar lá a esponja.

7. Remover líquidos recentemente derramados no tapete: coloque sal na zona da mancha e deixe secar. Com o auxílio do aspirador remova o resto do sal.


8. Tirar manchas de líquidos no tapete, já antigas: junte 2 colheres de sopa de vinagre e ¼ de xícara de sal. Coloque na mancha e deixe secar.

9. Desentupir lavatório: a pia entoe-se com frequência? então coloque bastante sal no ralo e, seguidamente, junte água a ferver. Tape o ralo com um pano para fazer pressão. Irá ouvir o barulho do cano a ficar desentupido.

10. Eliminar cheiro de chulé: após lavar os pés, massaje-os com vinagre e sal. Adeus mau cheiro!

11. Eliminar odor de comida: aqui o segredo está no sal e na canela. Misture estes dois condimentos. Agora ligue o forno por uns minutos e quando ele estiver quente, desligue. Espalhe a mistura que acabou de fazer no forno e quando este esfriar remova as manchas com um pano húmido.

12. Evitar propagação do mosquito da dengue: em locais onde estes mosquitos gostam de passear livremente, coloque bastante sal. Adeus mosquito da dengue, zika e chicungunha.

13. Eliminar nódoas de mofo: prepara uma pasta de suco de limão e sal. Coloque a pasta na roupa com a mancha e deixa ao sol para secar. Depois lave sua roupa normalmente.

14. Aclarar os lençóis: lençóis amarelos, vamos acabar com este problema? Junte bicarbonato de sódio com cinco colheres de sopa de sal. Coloque a mistura numa panela bem grande, encha com água e leve ao lume. Agora meta os lençóis lá dentro e deixe ferver por 15 a 30 minutos. Retire do lume e lave os lençóis em água corrente.

15. Remover manchas de xícaras: o café ou o chá mancha suas xícaras, mas agora pode clareá-las e remover as manchas, com sal. Basta esfregá-las com sal e elas ficam branquinhas novamente.

Loading...