2 Receitas naturais para ter cabelos incríveis, segundo especialista


Como deixar o cabelo limpo e sedoso gastando pouco (pouco mesmo) e ainda proteger a natureza? Encontramos umas receitinhas naturais incríveis, para manter suas madeixas e o meio ambiente nos trinques!

Primeiro, vá ao mercadinho da esquina e compre bicarbonato de sódio e vinagre de maçã.

O outro ingrediente você tem em casa: água

RECEITAS

Shampoo de limpeza profunda

Dissolva duas colheres de sopa de bicarbonato em 250 ml de água. Espalhe a mistura pelos cabelos, por todo o couro cabeludo, massageando. Em seguida, enxague com água abundante.

Por que dá certo? Porque o bicarbonato tem pH 9 e o do cabelo fica em torno de 4,5 ou 5,5. Com seu pH alcalino, o bicarbonato vai abrir as cutículas capilares e eliminar a sujeira de dentro do fio. De quebra, controla a oleosidade e retira os restos de shampoo, creme ou mousse que não foram bem enxaguados.

Condicionador (ou máscara) de tratamento

Agora vamos fechar essas cutículas, né, miga? Dissolva duas colheres de sopa de vinagre em 250 ml de água morna. Despeje a mistura por todo o cabelo, massageando devagar. Em seguida, exagere na água para enxaguar.

Use o condicionador de vinagre logo após o shampoo de bicarbonato.”O vinagre com seu pH ácido, em torno de 3, vai fechar as cutículas do cabelo e funcionar como um condicionador ou máscara de tratamento”, garante a tricologista.


Quando usar?

A profissional recomendou o uso das receitas caseiras uma vez por semana. “Não acho aconselhável usar os produtos caseiros diariamente. O pH muito alcalino do bicarbonato vai funcionar mais como se fosse um shampoo anti-resíduos”, alerta a tricologista (ciência que estuda os cabelos e couro cabeludo) Alexandra Lopes Gonçalves, da clínica Les Peaux.

Ah, e nem pense em misturar as duas receitas para fazer um “2 em 1”. Não vai dar certo, pois uma vai anular o efeito da outra.

Eu lavo muito o cabelo. E agora, José?

Se você lava o cabelo mais de uma vez por semana, aí não tem jeito, você vai precisar de um shampoo de uso diário. E agora, José? Não se desespere, seu cabelo e o ambiente ainda podem ser protegidos.

“O ideal é usar um shampoo com pH 4,5 a 5. Por estarem bem próximos ao pH do cabelo, não danificam a haste (fio). Existem shampoos com tecnologias fantásticas. Procure produtos de uso diário para seu tipo de cabelo. Mas, invista em marcas nacionais ou produtos fabricados no Brasil”. Dra. Alexandra deu essa dica porque o produto gringo precisa de 20% a mais de detergente do que o brasileiro.

Nós, brasileiros (e os hermanos argentinos) somos as pessoas que mais lavam o cabelo no mundo! Então, precisamos de produtos com mais emolientes e menos tensoativos, pois só o esfrega esfrega já pode danificar a cutícula dos cabelos.

Loading...