20 Alimentos Que Devem Ser Mantidos Fora Do Refrigerador


Nos dias atuais, alguns aparelhos são uma dádiva que facilitam nossas vidas. A geladeira é um desses produtos engenhosos que nos garantem praticidade, tendo mudado para melhor nossa rotina. Com esse dispositivo elétrico especial, as pessoas conseguem manter sua comida por mais tempo sem se preocupar em estragar, economizando dinheiro e desfrutando de alimentos frescos em todos os momentos.
Apesar da necessidade da geladeira, quando se trata de manter a comida fresca, você realmente não precisa armazenar todos os alimentos que levar para casa do supermercado.
Existem certos alimentos, tanto naturais como processados, que são alterados no sabor, textura e valor nutricional quando são colocados no refrigerados. A lista dos 20 alimentos seguintes, que não são recomendados serem guardados na geladeira, lhe permitirá economizar espaço dentro dela, e aproveitar ao máximo o sabor e os benefícios nutricionais das suas comidas favoritas.

1. Bananas

Este fruto típico do verão e favorito de muitas pessoas amadurece rapidamente quando está em temperatura ambiente, mas isso não significa que ele precise ser mantido na geladeira para prolongar sua vida. Isso ocorre porque os nutrientes, isto é, as vitaminas e minerais nas bananas, são armazenados melhor fora do refrigerador do que dentro dele.

2. Melancia inteira

A melancia fria é a favorita do verão, mas não é recomendado colocar a fruta inteira na geladeira se você quiser armazená-la em casa. O armazenamento de uma melancia inteira no refrigerador danifica o conteúdo antioxidante essencial do betacaroteno, que é encontrado na fruta. Portanto, melancias inteiras são melhor mantidas fora da geladeira, e se você quiser algumas peças geladas, corte-as antes, coloque-as em um recipiente hermético e mantenha-as na geladeira até que você queira consumi-las.

3. Café

As condições de umidade no refrigerador são os inimigos de todos os tipos de café, portanto, recomenda-se evitar o armazenamento de grãos de café inteiros e moídos na geladeira. A umidade na geladeira “entra” no café, muda seu sabor e destrói seu maravilhoso aroma.

4. Pêssegos

Quando os pêssegos são colocados na geladeira, seu processo de amadurecimento para e, consequentemente, eles não alcançam o estágio em que seu sabor se torna como deveria ser. Além disso, o resfriamento causa danos aos componentes nutricionais dessas frutas maravilhosas, e é por isso que não é recomendado mantê-las na geladeira.

5. Manga

Esta fruta não é recomendada para ter sua temperatura esfriada, por isso não é aconselhável colocá-la na geladeira. Os componentes essenciais da manga quebram quando entram em contato com o frio e, assim, podem perder os valores nutricionais que os tornam tão saudáveis para nós.

6. Ameixas

Muitas vezes, o frio faz com que as ameixas encolham e percam a forma e sua suculenta textura. Os componentes da fruta roxa, como fibras alimentares que ajudam a regular a atividade digestiva, são danificados pelo frio e, portanto, não devem ser armazenados na gaveta de frutas da geladeira.

7. Óleos

O armazenamento de óleo em um local exposto à luz do sol faz com que ele se oxide, o que é prejudicial à sua composição, mas, por outro lado, armazená-lo na geladeira também prejudica o produto. Ao armazenar diferentes óleos no refrigerador – especialmente óleo de oliva e abacate – eles cristalizam numa textura amanteigada que prejudica seu sabor.

8. Abóbora

Ao armazenar abóbora na geladeira, a umidade faz com que ela desenvolva mofo, e mesmo quando não é esse o caso, seu sabor ainda pode ser prejudicado. A umidade na geladeira pode penetrar na abóbora e mudar seu sabor, e é por isso que é melhor optar por lugares frescos e sombreados, como a despensa, ao invés de manter a abóbora na geladeira.

9. Manjericão

O manjericão é uma erva delicada que murcha rapidamente no frio, e também absorve odores que mudam seu gosto de acordo com os vários itens da geladeira. Portanto, recomenda-se colocar caules de manjericão em um recipiente com água, cobrir suas folhas com um saco e colocá-lo em um local sombreado, para que eles durem mais tempo e não fiquem danificados.

10. Kiwi


Apesar de sua aparência áspera, o kiwi é sensível a influências externas, como o frio. Quando essa fruta azeda e macia é colocada na geladeira, seu valor nutricional também é prejudicado, assim como sua aparência, sabor e textura, e é por isso que a geladeira não é o lugar para isso.

11. Cebolas (especialmente cortadas)

As cebolas têm uma grande quantidade de líquido e, quando colocadas na geladeira, são solo fértil para o desenvolvimento de mofo que requer umidade para sobreviver. Além disso, cebola picada absorve bactérias e odores da geladeira, por isso é recomendável usá-la por inteiro depois de cortada, ou então cortar e congelar.

12. Alho

Quando o alho é colocado na geladeira, o frio faz com que ele brote e desenvolva mofo, ficando com uma textura praticamente emborrachada. Para evitar isso, não o guarde na geladeira e escolha um local fresco e seco, onde possa ser mantido naturalmente por muito tempo.

13. Berinjela

As berinjelas são especialmente sensíveis ao frio, e quando colocadas na geladeira, elas rapidamente estragam e tendem a encolher, desenvolvendo uma textura semelhante à de borracha, bem como mofo na sua haste. Além disso, o gás etileno natural liberado de frutas e vegetais prejudica ainda mais a berinjela e faz com que ela estrague e perca seu sabor.

14. Batata-doce

Quando a batata-doce é levada para a geladeira, a estrutura de suas paredes celulares muda, ficando rígida e difícil de cortar. O resfriamento também danifica sua textura, por isso leva mais tempo para prepará-las, ao contrário das batatas doces mantidas fora da geladeira. A umidade do refrigerador também provoca o desenvolvimento de mofo e um gosto rançoso, então este definitivamente não é o lugar para elas.

15. Pimentões verdes e vermelhos

Quando os pimentões verdes são colocados na geladeira, a sua cor natural diminui com o tempo e a humidade, levando-os a desenvolver mofo que prejudica o seu sabor e também os torna não comestíveis. Eles também tendem a encolher quando refrigerados, assim como seus os pimentões vermelhos, portanto, não é recomendável colocar os dois tipos de pimentões no refrigerador.

16. Manteiga de amendoim

A fina manteiga de amendoim se espalha maravilhosamente no pão e pode ser usada como um lanche em si ou até usada em biscoitos. Quando você coloca a mistura salgado-doce para esfriar na geladeira, sua textura fica danificada e torna-se difícil e quase impossível de se espalhar, então a geladeira definitivamente não é o lugar para este alimento.

17. Nectarinas (tipo de pêssego)

Esta maravilhosa fruta é consumida na sua forma fresca e também usada para fazer uma variedade de doces, mas a refrigeração pode prejudicar o seu sabor único. A umidade criada na geladeira faz com que as nectarinas amoleçam, mesmo que ainda não estejam maduras, de modo que suas peles delicadas absorvam sabores desagradáveis. Quando as nectarinas são refrigeradas, elas tendem a se estragar rapidamente, por isso é recomendado retirá-las da geladeira e armazená-las no balcão.

18. Cereal

Às vezes, o cereal é mantido na geladeira para evitar infestações de formigas, mas, em vez disso, recomenda-se colocá-las em um recipiente bem fechado. Quando você coloca cereais na geladeira, ele pode se tornar murcho e absorver os cheiros e sabores ao redor, assim como amolecer e perder seu sabor e textura. Se houver açúcar extra nos grãos, eles se cristalizarão em grumos moles e não comestíveis que ficarão juntos e perderão seu sabor bem conhecidos.

19. Molhos para salada

Molhos de salada à base de vinagre e vinagretes oleaginosas são encontrados em quase todos os refrigeradores, mas certamente não é o lugar deles. O vinagre e o óleo preservam o sabor maravilhoso dos molhos e, quando armazenados na geladeira, esse sabor fica prejudicado porque absorvem odores à sua volta, mesmo quando o recipiente está fechado.

20. Chocolate

Alguns chocolates amolecem à temperatura ambiente e podem ser refrigerados, mas a maioria desses doces permanece sólida mesmo quando estão fora da geladeira. Se você colocar o chocolate na geladeira, sua estrutura cristalina muda, ele desenvolve manchas brancas e seu sabor muda drasticamente.

Loading...