3 formas de matizar cabelos em casa e ter a cor perfeita


Antes de aprender a matizar cabelos e garantir um loiro platinado ou a aplicação de outra cor com resultado maravilhoso, vamos esclarecer o que é matização.

Matizar o cabelo é a técnica utilizada para neutralizar, intensificar ou acrescentar alguma cor em cabelos descoloridos, com luzes, mexas ou loiros. A matização não é um procedimento para cabelos escuros.

Neutralização

Quando o objetivo é neutralizar uma cor, por exemplo quando o cabelo é descolorido, mas fica um pouco amarelado, alaranjado ou esverdeado e com mexas diferentes umas das outras, aplica-se o matizador antes de colocar a cor desejada por cima.

Dessa forma, a descoloração ficará mais clara e homogênea para que a nova cor fique mais viva, intensa e sem manchas.

O mesmo processo pode ser feito para neutralizar luzes, deixando-as com uma coloração mais homogênea em relação ao restante dos cabelos.

A matização também é muito comum para manter o loiro platinado, que pode amarelar com o tempo ou esverdear com o cloro da piscina.

Outro benefício da matização é que ela ajuda a fechar as cutículas dos fios, expostas no processo de descoloração.

Tipos de matização

A matização tem todas as finalidades mencionadas acima, mas em alguns casos pode ser feita em casa e em outros é recomendado ir ao salão. Isso porque no caso de mexas ou luzes, por exemplo, pode não ser tão fácil aplicar sozinha com o cuidado necessário aos detalhes.

  • Matização caseira: a matização caseira é aquela feita com xampu matizador, também chamado de xampu roxo, ou da violeta genciana. É ideal para a manutenção de cabelos completamente loiros ou nos fios que foram descoloridos, antes de receberem uma nova coloração.
  • Matização no salão: a matização profissional é bem diferente, envolvendo outros produtos, tintura com tons específicos e processo que o profissional necessita ter conhecimento para fazer as combinações corretas.

3 formas de matizar cabelos em casa

Se você deseja manter o seu loiro platinado, livre dos amarelados e manchados, ou ainda quer deixar a descoloração mais clara possível para aplicar outra cor, pode experimentar estas 3 formas caseiras.

1. Violeta genciana no xampu

A ideia é misturar a violeta ao xampu normal que você utiliza para lavar os cabelos. Para isso, escolha um xampu branco (nunca transparente) e cremoso para evitar o excesso de ressecamento dos fios.

Dica importante: assim que comprar a violeta genciana na farmácia, abra o frasco e deixe aberto em um local seguro, seco e longe do Sol por 24 horas para evaporar o álcool.


Passo 1: Coloque todo o xampu em um recipiente plástico limpo (que não será mais usado na cozinha);

Passo 2: Misture a violeta na seguinte proporção: para 200 ml de xampu, 4 gotas de violeta; para 300 ml de xampu, 6 gotas de violeta; para 400 ml de xampu, 8 gotas de violeta e assim por diante;

Passo 3: Misture muito bem a violeta ao xampu, usando um pincel ou misturador próprio, até obter um creme homogêneo, cor lilás claro;

Passo 4: Lave seus cabelos normalmente usando essa misturinha, massageie por 2 minutos e enxágue. Está pronto.

2. Violeta genciana na água

A segunda forma de aplicar a violeta nos cabelos para deixá-los mais claros e uniformes é com água. Faça antes do banho.

Passo 1: Coloque em um recipiente maior (uma bacia pequena) 1 litro de água fria;

Passo 2: Misture 2 gotas de violeta nesta água;

Passo 3: Junte todo o cabelo, como se fosse amarrar, jogue para frente e mergulhe na água (se forem compridos). Depois jogue o restante da água por cima dos cabelos, como se estivesse enxaguando, para aplicar na parte do couro cabeludo;

Passo 4: Como o efeito é instantâneo, logo em seguida lave com xampu e condicionador normalmente, de preferência, fazendo uma hidratação.

3. Xampu roxo com limão

O xampu roxo, diferente da violeta genciana, é próprio para o cabelo, então é bem menos agressivo. Você pode apenas aplicar o xampu normalmente na lavagem, mas temos uma dica para um efeito mais intenso.

Passo 1: Leve para o banho um limão amarelo (grande) cortado ao meio;

Passo 2: No banho, molhe bem os seus cabelos apenas com água. Deixe bem encharcado;

Passo 3: Em seguida, passe o suco de limão no cabelo todo, metade na parte de cima (couro cabeludo) e a outra no restante do comprimento. Massageie bem para espalhar, especialmente onde estiver mais amarelado;

Passo 4: Depois que massagear todo o cabelo, enxágue o limão com água e passe o xampu roxo. Como o limão abriu as cutículas dos fios, a ideia é que o xampu penetre melhor. Massageie bem o xampu por alguns minutos e enxágue;

Passo 5: Para um efeito melhor, finalize com uma máscara hidratante da sua preferência. Está pronto.

Loading...