3 maneiras de tirar o gosto de queimado do arroz


Deixar o arroz queimar é mais comum do que você imagina, especialmente quando está fazendo muitas coisas ao mesmo tempo e simplesmente esquece que deixou a panela no fogo.

É claro que o melhor é ficar atento para evitar que isso aconteça, já que se esquecer a panela no fogo por muito tempo, pode resultar num acidente grave.

3 Dicas para salvar o arroz queimado

Mas agora o assunto é como tirar (ou pelo menos reduzir bastante) o gosto do arroz que queimou no fundo na panela. Confira estas 3 dicas:

Assim que notar o cheiro de queimado vindo da panela do arroz, desligue o fogo imediatamente e abra as janelas para a fumaça sair. Tire a tampa, coloque uma fatia de pão sobre o arroz sem mexer muito nele e deixe por uns minutos.

O pão deverá absorver o gosto. Depois vá retirando camadas do arroz que não queimou e passe para outro recipiente para consumir.

2. Use cebola

A cebola também é ótima para absorver odores (e sabores) dos ambientes e dos alimentos. Da mesma forma que fez com o pão, faça com rodelas de cebola. Neste caso, pode mexer um pouco a superfície do arroz para colocar umas rodelas mais no meio.


3. Coloque a panela em água fria

Sem mexer o arroz da panela, coloque ela destampada em um recipiente com água fria, seja na pia ou em outra panela maior. Deixe por alguns minutos até sair o vapor queimado e depois retire a parte do arroz que não queimou.

Aproveite para dar um sabor extra ao arroz

Pode ser que nesse tempo de espera o arroz perca a temperatura que você gosta para comer e o sabor fique menos agradável. A dica é aproveitar para temperá-lo um pouquinho mais, o que vai ajudar a eliminar qualquer gosto de queimado que possa ter ficado.

Coloque o arroz em outra panela com um pouco de azeite de oliva e alho picadinho para refogar. Se não havia temperado muito, coloque um pouco de sal e mexa para ele aquecer e ficar soltinho. Se tiver mais tempo, pode até mesmo misturar outros ingredientes e transformar em um risoto.