3 Melhores remédios caseiros para assadura


A assadura é uma irritação que acontece entre as pernas e nas dobras do corpo, como cotovelos, virilha, pescoço e atrás dos joelhos. Em pessoas com sobrepeso também é muito comum nas dobrinhas da barriga. Então, não é um problema só dos bebês, que têm a pele mais sensível. Por isso, veja quais são os remédios caseiros para assadura.

Melhores remédios caseiros para assaduras

A assadura acontece por causa do atrito de pele com pele ou pele com a roupa. Fica mais incômoda no verão, pois o calor faz suar e deixar a região ainda mais exposta, quente e úmida. Na assadura a região “assada” fica avermelhada, pode doer ou coçar, e fica sensível, pois machuca a camada superior da pele.

Além do mais, é preciso ter o cuidado de, sempre que possível, manter a região limpa e arejada para secar e evitar o surgimento de uma inflamação ou infecção por fungos e bactérias.

Para isso, a solução mais comum que existe é o uso de pomadas calmantes e cicatrizantes, do tipo Bepantol, além do talco, que mantém a região seca. Mas existem outros métodos que são os remédios caseiros para assadura. Veja quais são:

1. Aloe vera

A aloe vera, também chamada de babosa, é uma planta muito utilizada para a saúde da pele e dos cabelos. No caso da assadura ela vai acalmar a região, tratar a inflamação, cicatrizar e ajudar a combater fungos e bactérias, se tiver.

Para aplicar esse, que é um dos remédios caseiros para assadura mais eficazes, é bem simples. Só precisa abrir uma folha de aloe vera para extrair o gel tem dentro e aplicá-lo diretamente na região com a assadura. Deixe agir sem tampar, o máximo de tempo possível, depois lave com água, sabonete neutro e seque.

2. Erva-cidreira

Assim como a aloe vera, a erva-cidreira também tem propriedades que limpam e cicatrizam a pele, além de ajudar no controle da oleosidade. Para aplicá-la na assadura você deve fazer uma infusão das folhas em água, esperar esfriar e aplicar na pele. Pode tanto lavar quanto fazer compressa, deixando agir sem enxaguar, até que seque.


3. Água de arroz

Outro remédio que é cada vez mais falado por causa dos benefícios que promove na pele e no cabelo é a água de arroz. Ela é mais usada para remover manchas, devolvendo a uniformidade da pele e promover o rejuvenescimento das células. Mas seus antioxidantes também ajudam a limpar e secar a assadura.

Para usar, você precisa de um arroz orgânico, evitando que agrotóxicos entrem na sua pele. Coloque 3 colheres de sopa de arroz em 1 copo de água e deixe descansar algumas horas para liberar as propriedades. Depois é só usar a água esbranquiçada para aplicar na assadura.

Dicas para evitar assaduras

Mesmo tendo remédios caseiros para assadura, o melhor mesmo é evitá-la. Para isso, algumas dicas no dia a dia vão ajudar:

1. Deixe o corpo arejado

As regiões do corpo em que costuma acontecer a assadura ficam mais predispostas ao problema quando ficam cobertas, quentes e úmidas. Então, sempre que possível, mantenha essas partes bem secas e arejadas para prevenir que uma assadura comece em uma dobra do corpo.

2. Use meias de coxas

A assadura acontece com mais frequência no verão, e não só por usar calça jeans e deixar o corpo quente. Ela ocorre mesmo em mulheres que usam saia, mas que as coxas roçam uma na outra, causando o problema. Pensando nisso, já existem no mercado as meias de coxas, que você coloca somente na região em que as coxas se encostam, evitando que a pele machuque.

3. Use roupas leves

Quanto mais apertado e grosso for o tecido da sua roupa, maior a chance de ter uma assadura, especialmente no verão. Então, procure usar tecidos bem leves, porosos e finos, fáceis de colocar e tirar. O algodão puro é uma boa opção, pois há quem tenha mais sensibilidade aos sintéticos.

4. Use óleo corporal

Se você costuma usar cremes pós-banho, dê preferência para óleos, pois eles vão manter a pele mais macia e úmida, ajudando a evitar a assadura.