4 Maneiras de limpar espelho sem deixar manchas ou arranhões


Não precisa ser perfeccionista ou maníaco por higiene para se irritar com aquelas manchinhas de pasta de dente e imediatamente limpar espelho para se livrar delas. O problema é lidar com as manchas e marcas que parecem se multiplicar a medida que se passa pano molhado, produto de limpeza ou um simples papel seco. Há ainda os riscos e arranhados que podem surgir dependendo do que for usado para limpar.

Quatro formas de limpar espelho

Pode parecer que não, mas o espelho suja com muita facilidade, principalmente aqueles instalados no banheiro ou na cozinha. Eles estão expostos à gordura, a produtos como creme de barbear e pasta de dente, à oleosidade das mãos e à umidade constante.

A melhor opção para limpeza dessas superfícies são os limpa-vidros. Sua formula sem amônia e sem cloro não compromete o material e promete secagem rápida, o que ajuda a não gerar manchas. Nem sempre o produto ideal está à disposição, por isso confira outras formas de limpar espelho para dar brilho sem danificar o material.

Limpar espelho com detergente neutro

O detergente neutro age contra manchas de gordura e contra resíduos que teimam em não sair dos espelhos e dos banheiros. Basta misturar uma colher de detergente neutro com três borrifadas de álcool e um litro de água morna.

Com a ajuda de um pano macio e sem fiapos, passe essa mistura em toda a superfície do espelho. Detalhe: o pano não deve estar encharcado e deve ser torcido antes de usar. Depois de limpar todo o espelho, use outro pano macio embebido em água morna e retire a mistura da superfície para não provocar marcas. Finalize secando com papel absorvente, mas sem esfregar para não riscar.


Limpeza de espelho com álcool

A limpeza com álcool é igual à dos limpa-vidros: basta pulverizar o produto em um pano macio e seco e passar por toda a superfície. O segredo é nunca pulverizar a solução diretamente no espelho, pois pode causar manchas. Assim que terminar, use outro pano seco para dar brilho, tomando cuidado para não esfregar e nem deixar fiapos e marcas.

Vinagre branco e água

O que seria das soluções caseiras sem o vinagre branco? Olha ele aqui, te ajudando a limpar espelho de forma simples e barata. Basta misturar um litro de água morna com uma sopa de vinagre e usar um pano macio para aplicar a solução em todo o espelho. Feito isso, use um pano seco para secar e tirar quaisquer manchas que tenham restado.

Finalize com sabão em pedra

Essa dica vale ouro! Se você tem espelhos muito sujos ou sofre quando eles embaçam, o segredo é usar sabão em pedra neutro. Veja como:

  • Limpe e seque bem o espelho;
  • Passe sabão em pedra por todo o espelho, deixando ele praticamente branco e manchado;
  • Com um pano seco, retire todo o sabão do espelho sem deixar um único vestígio.

E pronto, espelho limpo e sem embaçar por, pelo menos, dez dias. Nesse caso, também dá para substituir o sabão por espuma de barbear para proteger a superfície do vidro.

Para finalizar, duas dicas extras: sempre tire a poeira antes de fazer a limpeza com produtos para remover resíduos imperceptíveis que possam riscar a superfície e nunca use jornal para secar o espelho, pois pode deixar manchas.