5 alimentos lácteos seguros para quem é sensível à lactose


Se você é sensível à lactose ou conhece alguém que seja, não deixe de ler este artigo.

A sensibilidade à lactose afeta cerca de 75% das pessoas ao redor do mundo.

A intolerância consiste na baixa concentração da enzima lactase no organismo, responsável por quebrar a lactose, nome do açúcar do leite.

Quando a lactose vai para os intestinos sem a devida sintetização, desencadeia alguns sintomas bastante desagradáveis, como diarreias, inchaços abdominais, náuseas, dores na barriga e gases.

A intolerância à lactose é um problema para muitas pessoas, já que limita o consumo de alimentos sem que haja o devido conhecimento prévio da procedência e formulação dos produtos.

Mesmo que a exclusão total de produtos com lactose seja necessária em raros os casos, quem sofre com a sensibilidade pode optar por produtos que possuam baixa concentração de lactose.

Veja os alimentos lácteos seguros para quem é sensível à lactose

 

1 – Iogurte Probiótico

O iogurte é rico em bactérias do bem que colaboram para a maior quebra da lactose, tornando mais fácil a sua digestão.

Pesquisa realizada com pessoas com intolerância revelaram uma maior taxa de digestão da lactose dos iogurtes prebióticos, se comparados à lactose do leite.

Segundo ainda a pesquisa, apenas 20% dos participantes tiveram reação após o consumo de iogurte probiótico, frente a 80% dos que consumiram leite.

A dica é optar por iogurtes com mais gordura e menos soro, que possuem menor concentração de lactose.

2 – Kefir

Originário do Cáucaso, o kefir é uma bebida fermentada produzida a partir das sementes de kefir cujos substratos mais populares são os leites de vaca, cabra e ovelha.


Trata-se de uma fonte poderosa de lipídios, açúcares, bactérias probióticas e leveduras probióticas.

As bactérias saudáveis presentes no kefir ajudam na digestão da lactose.

Segundo pesquisa realizada na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, alimentos fermentados, quando consumidos com moderação tendem a reduzir os sintomas e efeitos da sensibilidade à lactose.

3 – Proteína do soro do leite Isolado

Se você é sensível à lactose, outro produto indicado para consumo, sem preocupações, é a proteína do soro isolado do leite, mais conhecida como Whey Protein.

Existem muitos tipos de whey protein.

Os recomendados para quem é sensível ao açúcar do leite são os com menor concentração de lactose, caso do soro de leite isolado, que possui 90% de proteínas e menor taxa de lactose.

4 – Queijos Duros

Os queijos duros, para serem produzidos, precisam de bactérias que são acrescentadas ao leite durante o preparo.
Quando pronto, o queijo é separado do soro, onde encontra-se a lactose.

Quanto mais envelhecido for o queijo duro, menos lactose ele terá, já que, com o tempo, as bactérias adicionadas ao leite no início do processo de fabricação têm a possibilidade de quebrar mais e mais lactose.

5 – Manteiga

Assim como ocorre com os queijos duros, a manteiga conta com pouca concentração de lactose ao fim de seu processo de produção, já que toda a lactose é retirada da parte líquida, sendo 80% do produto formado por gordura.

Dessa forma, em 100g de manteiga há, somente, 01g de lactose.