5 benefícios da farinha de mandioca


A farinha de mandioca é conhecida por favorecer o ganho de peso por ser rica em carboidratos, e como não te fibras não gera saciedade durante a refeição, fazendo com que seja mais fácil aumentar a quantidade de calorias consumidas sem perceber. Por outro lado, é um alimento pouco processado que possui minerais como ferro, cálci, magnésio e potásio que ajuda a equilibrar a refeição.

Porém, essa farinha tem índice glicêmico médio, no valor de 61, não contém glúten e é feita a partir da mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira. Esta farinha é comummente polvilhada em cima de qualquer refeição, mas com ela também pode ser feita a farofa, uma preparação típica brasileira, que inclui ainda cebola, óleo e linguiça.

Quando consumida diariamente e em grande quantidade a farinha de mandioca engorda, principalmente quando se come a farofa do churrasco ou opta pela farofa industrializada.

Farinha de Mandioca engorda?

Para aproveitar o sabor da farinha de mandioca e ao mesmo tempo evitar o ganho de peso, deve comer apenas 1 colher de farinha de mandioca por dia, evitando consumir a farofa, que é uma preparação que tem mais calorias e gordura.

Além disso, deve acompanhar a refeição com carnes e saladas, que são alimentos que são uma maior saciedade e ajudam a diminuir a carga glicêmica da refeição, contribuindo para evitar o ganho de peso.

Outro cuidado é evitar o seu consumo juntamente com alimentos ricos em gordura, como linguiça e bacon, e outros tipos de carboidrato simples, como arroz branco, macarrão não integral, batata inglesa, sucos com açúcar ou de caixinha e molhos que levam farinha de trigo ou maisena na sua preparação.

Benefícios da Farinha de Mandioca

Por ser um alimento pouco processado, a farinha de mandioca simples é uma boa opção para reduzir o consumo de alimentos industrializados e traz benefícios como:


Dar energia, por ser rica em carboidratos;
Prevenir cãibras e favorecer a contração muscular, por ser rica em potássio;
Ajudar a prevenir anemia, por conter ferro;
Ajudar a relaxar e controlar a pressão arterial, devido ao seu teor de magnésio.
No entanto, é importante lembrar que esses benefícios são obtidos com o consumo de farinha de mandioca simples ou na forma de farofa caseira, feita com pouca gordura. A farofa industrializada não é recomendada, pois estas contém muito sal e gorduras ruins adicionadas.

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de farinha de mandioca crua e torrada.

Farinha de mandioca crua Farinha de mandioca cozida
Energia 361 kcal 365 kcal
Carboidrato 87,9 g 89,2 g
Proteína 1,6 g 1,2 g
Gordura 0,3 g 0,3 g
Fibras 6,4 g 6,5 g
Ferro 1,1 g 1,2 g
Magnésio 37 mg 40 mg
Cálcio 65 mg 76 mg
Potássio 340 mg 328 mg
A farinha de mandioca pode ser consumida na forma de farofa, bolos e biscoitos.

Receita de Bolo de Farinha de Mandioca

O bolo de farinha de mandioca é uma ótima opção para ser usado em lanches, podendo ser acompanhado por café, leite ou iogurte, por exemplo. No entanto, por conter açúcar, não deve ser consumido por diabéticos.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de açúcar
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 4 gemas
  • 1 xícara de leite de coco
  • 2 1/2 xícaras de farinha de mandioca crua peneirada
  • 1 pitada de sal
  • 4 claras em neve
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Bater o açúcar, a manteiga e as gemas na batedeira até formar um creme. Adicionar o leite de coco, o sal e a farinha aos poucos. Por último, acrescentar o fermento e as claras em neve, e mexer delicadamente com uma colher até homogeneizar a massa. Despejar a massa em forma untada e levar ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos.

Loading...