5 Benefícios do café para a saúde


Para muitas pessoas, o café é a bebida de todo dia. A maioria dos brasileiros toma uma boa xícara logo pela manhã, mas poucos sabem de todos os benefícios do café para a saúde.Se esse é seu caso, fique sabendo agora que ele faz muito bem, principalmente para seu cérebro.

Ele é a segunda bebida mais consumida do mundo – atrás apenas do chá, consumido largamente na Ásia – e todo mundo que toma café sabe da sua propriedade mais notável: tira o sono e dá energia para o dia a dia.

E esse é somente um dos benefícios do café, saiba que, se tomado da forma adequada, pode fazer muito bem para a sua saúde.

Benefícios do café para a saúde

1. É um antidepressivo natural

O café é considerado um antidepressivo leve, já que consegue regular o nível de estresse para quem ele não evolua para uma possível depressão.

Isso acontece porque a cafeína consegue bloquear os receptores de dopamina, um neurotransmissor relacionado à ansiedade que quando está em excesso no corpo, gera o risco da doença.

É importante lembrar que os cafés descafeinados não possuem esse efeito. Para sentir os efeitos antidepressivos do café, basta tomar uma xícara por dia.

2. Previne o envelhecimento precoce

O café é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce.

Para se beneficiar dessas propriedadesos especialistas recomendam tomar de uma a três xícaras por dia, mas quem possui hipertensão deve limitar a uma xícara por dia.

Quanto mais natural for, maior a quantidade de antioxidantes que ele vai possuir, portanto prefira os orgânicos.

3. Ajuda a perder peso

Os antioxidantes presentes nele ajudam também a acelerar o metabolismo, combate a retenção de líquidos e acelera a digestão, portanto, ajuda a perder peso.

O café mais indicado para utilização com fins de emagrecimento é o café verde. É preciso lembrar também que para emagrecer não adianta adicionar açúcar, passe a tomá-lo sem açúcar ou utilizar adoçantes naturais como o açúcar de coco ou uma pitadinha de canela.

4. Alivia dores de cabeça, no pescoço e nos ombros

O café é um vasoconstritor, por isso ele ajuda a aliviar a dor de cabeça, combate inflamações e sobrecarga muscular, principalmente no pescoço e ombros.

Além disso, também é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, ferro e magnésio, que ajudam na formação muscular.

5. É nutritivo

Você sabia que ele tem muitos nutrientes, como as vitaminas do complexo B – mais especificamente B2, B3 e B5 – além de manganês, potássio e outros já citados anteriormente, como o cálcio, fósforo, ferro e magnésio?

Ainda possui antioxidantes, que combatem os radicais livres, deixando as células mais saudáveis, consequentemente mais nutridas.


Benefícios para o cérebro

1. Previne o Alzheimer e mal de Parkinson

Beber uma xícara de café por dia pode reduzir entre 32% e 60% as chances de você desenvolver doenças neurológicas degenerativas, pois aumenta os níveis de dopamina no cérebro.

2. Estimula a memória de curto prazo

Ao ser consumido regularmente, um dos benefícios do café é estimular as conexões neurais no hipocampo, responsável pela memória de curto prazo, estimulando assim o armazenamento de informações.

E só vale se for aquele cafezinho sem açúcar, pois esse piora a sua capacidade de memorização.

3. Desperta

Não é somente uma questão de costume, mas sim de química! Ingeri-lo pela manhã te ajuda a despertar e espanta o sono, pois não permite que a adenosina se uma às células nervosas.

A adenosina é responsável pela sonolência, quando aliadas às células nervosas, sendo ele um excelente bloqueio.

4. Ajuda a manter o foco

Em mulheres, seu consumo ajuda a manter o foco durante o trabalho, devido a elevação da dopamina. Porém, nos homens, isso pode gerar irritabilidade e até agressividade, se consumido em excesso.

Além disso, ele beneficia os processos cognitivos, melhorando a atenção, foco e compreensão.

5. Redução das dores de cabeça

Seu consumo pode aliviar as dores de cabeça, pois age como vasoconstritor no cérebro. Além disso, faz com que medicamentos como o paracetamol tenham um efeito mais rápido e durem mais tempo.

Contraindicações e cuidados a ter

Apesar de delicioso, nutritivo e cheio de benefícios para sua mente e corpo, ele tem suas contraindicações, devendo ser consumido com moderação e sob orientação médica por pessoas com as seguintes condições:

  • Pressão alta;
  • Problemas cardíacos;
  • Úlcera;
  • Cânceres em geral (dada a tendência a trazer uma maior acidez ao organismo);
  • Ansiedade e outros quadros similares.

Lembre que apesar dos seus benefícios, o consumo deve ser moderado, evitando assim deixar o organismo ácido ou até mesmo uma eventual dependência.

O café traz uma sensação boa, pois libera o hormônio da felicidade, porém, em grande quantidade e periodicidade, pode vir a causar dependência em pessoas suscetíveis a ela. Então busque equilíbrio no consumo.

O café impede a recepção da adenosina, certo? Só que a adenosina é essencial para a hora de dormir, pois além de relaxar, ela dilata o sistema vascular cerebral, para que haja uma melhor oxigenação à noite. Então, se você toma café no final da tarde, já está prejudicando o seu sono noturno.