5 Chás calmantes para baixar a ansiedade e estresse


Quem sofre de estresse e de ansiedade sabe como é difícil relaxar e até dormir, principalmente quando bate a inquietação que faz com que o cérebro fique a mil por hora. Os chás calmantes são uma solução natural para esses problemas.

5 Opções de chás calmantes

Feitos de ervas cujos compostos trazem sensação de bem estar e tranquilidade, os chás que ajudam a relaxar são uma ótima opção para o dia a dia, principalmente se você prefere uma solução natural ao invés de remédios.

A seguir, confira opções de chás deliciosos que vão lhe fazer muito bem.

Chá de camomila

“Tá nervoso? Toma chá de camomila”. Essa erva todo mundo conhece pela ação calmante, mas também é rica em flavonoides com ação anti-inflamatória e antioxidante, que previne o envelhecimento precoce, câncer e Alzheimer. Esses benefícios também ajudam a ficar mais tranquilo, certo?

Chá de melissa

Se estiver sem sono ou os pensamentos não lhe deixam dormir, experimente preparar um chá com duas colheres de melissa e uma xícara de água fervente. Pronto: você tem um sonífero natural, que também vai reduzir sua ansiedade e melhorar a qualidade do sono.

Chá de capim-limão

Além do cheiro delicioso, o capim limão ainda tem propriedades calmantes e antidepressivas e é altamente recomendado para dores de cabeça, pois tem poder analgésico. O melhor de tudo é que ele também é diurético, ou seja, amigo da dieta.


Chá de erva-cidreira

Em excesso, erva-cidreira causa irritação gástrica, mas na dose certa acalma, relaxa e melhora a qualidade do sono. De quebra, ainda alivia as cólicas menstruais, gases e dores de cabeça.

Chá de folha de maracujá

Não dá para falar de chás calmantes sem falar do remédio caseiro mais tradicional para tranquilizar. A fruta, além de relaxar, causa sonolência e proporciona uma noite de sono muito boa. Mas cuidado, pois ele não deve ser combinado com remédios sedativos.

Outras dicas para combater ansiedade

Combinar a ingestão dos chás calmantes com outros hábitos pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade no dia a dia. Eis algumas dicas que podem te ajudar:

  • Pratique atividades físicas para elevar a produção de serotonina, hormônio do bem-estar, e liberar o estresse;
  • Tire um momento para pensar sobre o que está lhe deixando ansioso e quais medidas você pode tomar para melhorar;
  • Aposte em tratamentos alternativos, como homeopatia e florais de Bach;
  • Invista no controle da mente através de exercícios como yoga e meditação;
  • Controle sua respiração, inspirando lentamente pelo nariz com a boca fechada e expelindo o ar pela boca;
  • Organize sua rotina, pois quem é ansioso tem medo do que está por vir, e ao se preparar você evita (ou pelo menos minimiza) o risco de imprevistos;
  • Cuide-se e tire um momento para si mesmo diariamente.