5 dicas de como cuidar de cabelo curto


Ter cabelo curto está em alta, pois esse corte representa mais do que praticidade: também é sinônimo de atitude e ousadia. Se você já cortou ou pretende cortar, lembre-se que precisa saber como cuidar de cabelo curto para aproveitar a beleza e a versatilidade do visual.

Hoje em dia, fazer um corte curto não tem mais o estereótipo de “corte de menino” e por isso muitas mulheres estão enxergando com outros olhos sua feminilidade através de uma mudança corajosa e maravilhosa no look.

Mas os cabelos curtos também precisam ficar sedosos, brilhosos, com movimento e, se você pinta, precisa ter um cuidado redobrado para manter a raiz bonita, sabia?! Veja as dicas de como cuidar de cabelo curto do jeito certo.

5 Dicas de como cuidar de cabelo curto

Na hora de se arrumar para sair basta lavar, secar, passar um modelador ou finalizador. Seu corte curto estará lindo em alguns minutos! Essa praticidade é realmente um grande benefício. Mas para que o cabelo esteja sempre pronto para divar, tome os seguintes cuidados:

1. Controlando a oleosidade

Os cabelos curtos, especialmente lisos e ondulados, tendem a sofrer mais com oleosidade do que os longos, porque a raiz e a ponta ficam mais próximas, permitindo que as glândulas sebáceas causadoras da oleosidade ocupem todo o cabelo com mais rapidez.

Para reduzir a oleosidade, procure usar xampus adequados para cabelos oleosos, não lave-os com água muito quente, reduza a quantidade (ou elimine) o condicionador e não exagere no creme para pentear, muito menos em óleos para as pontas.

2. Mantendo a hidratação

É recomendado que o seu corte curto seja hidratado duas vezes ao mês para manter o brilho e a maciez dos fios. Querendo ou não, um cabelo curto danificado pode ser menos discreto do que um cabelo longo com pontas secas, acredite!


Se o seu cabelo curto não fica oleoso com tanta facilidade, não precisa lavá-lo todos os dias só porque seca mais rápido. Mas quando lavar, aproveite para fazer uma hidratação simples, passando um bom creme e deixando agir por 15-20 minutos antes de entrar no banho.

3. Mantendo a coloração

Se você usa tintura nos cabelos, pode até economizar na hora de pintar, mas a manutenção também será mais frequente, já que os fios são curtos e logo vai parecer que a raiz está na metade do corte.

4. Procedimentos químicos

Se você já usa coloração, evite fazer outro procedimento químico ao mesmo tempo. Isso porque os fios curtos são mais sensíveis e o cabelo pode ficar mais ressecado e quebradiço do que aconteceria em fios longos.

5. Chapinha e babyliss

Pelo mesmo motivo que você precisa tomar cuidado com procedimentos químicos e com a oleosidade, precisa cuidar com o uso da chapinha e babyliss. As pontas ressecadas ficarão mais aparentes, já que os fios estão mais curtos. Se costuma usar, mantenha um calendário de hidratação e siga o período de manutenção do corte.

Como fazer manutenção do corte?

O corte de cabelo curto necessita de mais manutenção do que um cabelo longo, porque o crescimento dele deixa sinais mais aparentes e o corte original vai perdendo suas características.

Então, a menos que você queira deixar o cabelo crescer de novo, terá de voltar no salão a cada 3 meses em média (dependendo do quanto o seu cabelo cresce por mês).