5 Ideias para organizar guarda-roupa e ganhar mais espaço


Muitas vezes, a forma como organizamos as coisas – ou não organizamos – reflete nossa bagunça interna. É como dizem: se a vida está bagunçada, arrume a gaveta de meias.Que tal começar por organizar guarda-roupa?

Ver a casa arrumadinha, roupas no lugar e guarda-roupa cheiroso e organizado abre espaço na sua mente para uma maior produtividade, o que é muito benéfico para a sua vida.

Para isso, basta seguir estes passos e seu guarda-roupas ficará super arrumadinho e agradável.

5 Ideias para organizar guarda-roupa e ganhar mais espaço

1. Separe por itens

Seu guarda-roupas tem – além de roupas, obviamente – muitos itens, como suas caixas organizadoras, produtos de beleza e higiene e outras coisas? Então separe tudo por tipo, antes de começar a organização.

Sabe aquele cesto cheio de roupa suja? Vai ter que ser visitado também. Recolha as roupas espalhadas pela casa, sejam meias, casacos, calças, e faça uma pilha maravilhosa com todas as suas roupas – todas!

Faça o mesmo com produtos de higiene, beleza, costura, artes, etc., que costumam perambular pela casa e acabam entrando de qualquer forma no guarda-roupa.

Já está com seus montinhos prontos? Hora de reduzir!

2. Reduzir

Visite primeiro a pilha de roupas. Pegue cada peça e sinta se você realmente gosta dela ou se está lá porque foi um presente ou porque talvez, quem sabe, algum dia possa vir a utilizar.

Se estiver estragada, coloque na pilha para se desfazer. Se estiver grande, pequena ou, por qualquer outro motivo, você não vai usá-la nos próximos meses, coloque na pilha de doação – com certeza você vai fazer alguém feliz.

Depois faça o mesmo com os sapatos, produtinhos de beleza e o resto todo. Esse passo é fundamental para organizar guarda-roupa.

Lembre de reservar um ou dois dias para fazer isso e curta o momento! Coloque uma música, cante, dê pequenas pausas para um chá ou café. Faça desse momento algo especial e leve.

3. Atitude

Ao se desfazer dos objetos, o faça com gratidão, pois elas já lhe serviram de alguma forma. Fique feliz que elas serão agora úteis para outra pessoa, renovando o ciclo.

Quando o cansaço chegar, procure se lembrar do porquê você começou a organizar guarda-roupa e o ânimo vai aparecer novamente.


4. Determine um local para cada coisa

Como você vai manter organizado se não sabe onde colocar as coisas? Por isso é fundamental quecada coisa tenha seu lugar. Roupas, no lugar de roupas, acessórios no lugar de acessórios.

Essa é a hora mais gostosa e criativa: que tal usar organizadores, cabides adequados, caixinhas coloridas e uma diversidade de ferramentas de organização?

Você pode comprar prontos ou até mesmo fazer seus organizadores, deixando seu espaço mais personalizado.

Veja o passo a passo para guardar as roupas no guarda-roupa:

  1. Coloque primeiro todas as peças de cabide; primeiro os casacos, depois vestidos longos, curtos e calças;
  2. Então vêm as camisas e camisetas;
  3. Organize em ordem de cor e tipo de tecido;
  4. Nas gavetas, coloque os shorts, saias e peças íntimas;
  5. Dobre as roupas do jeito mais adequado para manter a organização;
  6. Mantenha a mesma lógica de organização para as gavetas.

Como organizar produtos de beleza e higiene

  1. Separe os produtos que devem estar exclusivamente no banheiro – como esfoliantes, óleo para o banho e outros – e os que podem ficar no armário;
  2. Organize em bandejas para colocar na pia, gavetas ou prateleiras;
  3. Deixe acessível e organizado.

Em geral, a ideia é descartar o que não serve e encontrar um local apropriado para os itens que realmente importam.

Não deixe também de dedicar um tempo para organizar sapatos adequadamente.

5. Coloque de volta

Pronto, seu cantinho já está limpo, iluminado, cheiroso e organizado. Deu um trabalhão, mas valeu a pena. Apesar de divertido, será que você vai querer repetir toda semana? Provavelmente não.

Dessa forma, crie o hábito de guardar no lugar tudo o que você tirar, e a tendência é que a bagunça desapareça de vez do seu guarda-roupa.

Loading...