5 Melhores remédios caseiros para depressão


Cada vez mais a depressão afeta novas pessoas em todo o mundo. Apesar de já ser estudada desde o século XX, essa doença ainda é um enigma para a medicina. No entanto, é possível relacionar a cultura da alimentação atual da humanidade a essa doença, sendo assim possível priorizar outros alimentos para serem utilizados como remédios caseiros para depressão.

Nenhum dos tratamentos caseiros substitui o acompanhamento médico e a utilização de medicamentos. Por isso, consulte um profissional da saúde antes de iniciar qualquer terapia alternativa e lembre que ela apenas pode complementar o tratamento e não substitui-lo.

5 Melhores remédios caseiros para depressão e ansiedade

Quanto mais natural for o alimento, melhor é para o tratamento da depressão. O estilo de alimentação atual está diretamente relacionado a essa doença. O consumo excessivo de frituras, de produtos industrializados e fast food como grandes responsáveis pela doença do século.

Busque ter uma alimentação bem natural, evite alimentos com agrotóxicos e carnes com hormônios. Opte pelos alimentos biológicos e experimente alguns dos melhores remédios caseiros para depressão.

1. Chá de erva-de-são-joão

A erva-de-são-joão, ou hipericão, é conhecida por conter propriedades naturais antidepressivas, que ajudam a manter o bem-estar e a boa disposição. Essa erva age no sistema nervoso e é capaz de gerar a sensação de relaxamento reduzindo a ansiedade, e tornando-se um dos mais efetivos remédios caseiros para depressão.

2. Laranja e maçã

As frutas, as verduras e os alimentos naturais, no geral, ajudam a combater a depressão, entretanto a laranja e a maçã possuem algumas características similares que podem ser aproveitadas para o tratamento dessa doença.


Você pode preparar sucos ou chás e utilizá-los como remédios caseiros para depressão, pois devido à presença da vitamina C, do ácido fólico e de outros nutrientes benéficos, essas duas frutas ajudam a complementar o tratamento médico.

3. Chá de salgueiro-branco

O chá de salgueiro-branco pode ser considerado um dos remédios caseiros para depressão, pois esse chá ajuda a regular o funcionamento do sistema nervoso, tornando-se capaz de reduzir os sintomas da depressão e aumentando o bom humor. Ele deve ser ingerido em uma quantidade de até 3 xícaras de chá por dia para faça efeito.

4. Oleaginosas

Os óleos vegetais extraído das sementes, como as nozes, as castanhas e as amêndoas, ajudam a combater o estresse e ansiedade além de trazer inúmeros benefícios para o organismo, pois possuem gorduras boas e também tem capacidades anti-inflamatórias.

Apesar de serem altamente benéficas, as oleaginosas não podem ser consumidas de maneira exagerada ou poderão causas efeitos como dores de cabeça, tonturas e quedas de cabelo.

5. Vitamina de banana

A banana e os alimentos com potássio podem ser utilizados como bons remédios caseiros para depressão. Que tal preparar uma vitamina de banana com nozes e leite vegetal? Os três ingredientes mencionados são altamente benéficos para complementar o tratamento da depressão e podem ser tomados pela manhã pois ajudam a estimular o bom humor e a boa disposição.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.