5 Poderosas receitas de máscaras caseiras para cabelo


Cuidar dos cabelos é uma tarefa diária, que vai desde a temperatura da água no banho até o jeito de secar. Entre esses cuidados está o uso de máscaras caseiras para cabelo que podem ser usadas de acordo com a necessidade de cada um. Há máscaras para hidratar, outras para restaurar e também para nutrir os fios.

Como todos os produtos sugeridos são naturais, a melhor ideia é fazer testes, dando um intervalo de alguns dias entre uma aplicação e outra, para saber qual é a máscara que vai trazer melhores resultados. Veja agora algumas receitas e dicas de como aplicar.

Melhores máscaras caseiras para cabelo

A razão mais comum para aplicar máscaras caseiras para cabelo é o ressecamento. Ele ocorre por diversos motivos, como a falta de uma hidratação bem-feita de vez em quando, o excesso de chapinha e babyliss e excesso de químicos.

Então, seja para tratar ou prevenir esse problema, confira as receitas a seguir feitas com ingredientes que você já tem em casa e outros que pode comprar em lojas de produtos cosméticos.

1. Máscara hidratante

A quantidade de produtos utilizados nessa primeira receita das máscaras caseiras para cabelo é para você ter uma base das proporções, mas deverá adaptar para o comprimento do seu cabelo.

Ingredientes

  • Óleo de coco ou azeite de oliva extravirgem: 1 colher de sopa;
  • Soro fisiológico: 1 colher de sobremesa;
  • Chocolate em pó: 1 colher de sopa;
  • Glicerina líquida bi-destilada: 1 tampinha.

Modo de preparo

1. Reúna todos os ingredientes e misture-os dentro de um potinho plástico. Só prepare na hora em que for aplicar.

2. Máscara para combater o ressecamento

Essa receita é para nutrir os fios, dar brilho e repor as proteínas. Pode ser feita tanto em cabelos que já estão ressecados, quanto para prevenir que fiquem.

Ingredientes

  • Maionese: conforme o tamanho do cabelo;
  • Melado: conforme o tamanho do cabelo;
  • Óleo essencial de alecrim: algumas gotas.

Modo de preparo

1. Da mesma forma simples que na receita anterior, só vai precisar misturar muito bem todos os ingredientes na hora de aplicar. Mais adiante, no tópico das dicas para aplicar, confira como fazer.

3. Máscara para super maciez

Os ingredientes dessa máscara vão deixar o cabelo como uma seda, mais relaxados, com brilho e caimentos, como você sempre quis.

Ingredientes

  • Amido de milho: 1 colher de sopa;
  • Leite integral ou água: 100 mililitros;
  • Gel de babosa: 1 folha;
  • Óleo de abacate: 1 colher de café.

Modo de preparo

1. O primeiro passo dessa receita é colher e lavar bem a folha da babosa. Depois, cortá-la ao meio na vertical e raspar todo o gel do seu interior. Depois, bata todo o gel no liquidificador e reserve em um potinho plástico ou de vidro.

2. Coloque o leite ou a água junto com o amido de milho em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre, para misturar e engrossar. Quando der o ponto, desligue o fogo, deixe amornar e misture com a babosa.

3. Por fim, adicione o óleo de abacate e misture bem para então fazer a aplicação.

4. Máscara rápida multifuncional

Essa é uma opção com apenas dois ingredientes, sendo que um deles é uma máscara pronta, dessas simples que você compra para uma hidratação básica. Ela promover a hidratação, reduzir o ressecamento e relaxar os fios.

Ingredientes

  • Máscara hidratante: 2 colheres de sopa;
  • Óleo de coco líquido: 1 colher de sopa.

Modo de preparo

1. Se o óleo de coco estiver sólido, o primeiro passo é derretê-lo. Depois só precisa misturar com o creme hidratante e se preparar para aplicar.


5. Máscara para fortalecimento dos fios

Os ingredientes dessa última receita das máscaras caseiras para cabelo são ricos em nutrientes essenciais para a saúde do cabelo. Ela vai promover a nutrição e deixar os fios mais fortes, brilhosos, hidratados e saudáveis.

Ingredientes

  • Bepantol líquido: 1 tampinha;
  • Água: meio copo;
  • Mel: 1 colher de sopa;
  • Linhaça dourada: 2 colheres de sopa;
  • Máscara hidratante: suficiente para o tamanho do cabelo.

Modo de preparo

1. Em uma panela coloque as sementes de linhaça cobertas com a água e leve ao fogo para ferver. Quando levantar fervura desligue o fogo, transfira para um potinho e deixe esfriar.

2. Quando estiver fria, a linhaça vai ter formado um gel. Coe esse gel e use as sementes para outra finalidade. O que vai usar no cabelo é só o gel.

3. Coloque 2 colheres de sopa do gel em um pote e misture os demais ingredientes até ficar totalmente homogêneo.

Dicas para aplicar

Agora que você já conhece as 5 poderosas receitas de máscaras caseiras para cabelo, chegou a hora de saber como aplicar cada uma e de quanto em quanto tempo pode usar.

1. Máscara hidratante

Depois de preparar a máscara, lave o cabelo só com shampoo e seque com uma toalha para remover o excesso de água. Em seguida, aplique a máscara em cada mecha, da raiz às pontas. Prenda o cabelo e coloque uma touca, deixando agir por 15 minutos.

Passado o tempo, enxague o cabelo somente com água e depois pode finalizar como de costume. Você pode usar essa máscara uma vez por semana. Se faz cronograma capilar, aplique na etapa de hidratação ou nutrição.

2. Máscara para combater ressecamento

Para a aplicação dessa máscara, não é preciso lavar o cabelo, apenas umedecer. A forma mais fácil de fazer isso é usando um borrifador. Depois de umedecido, aplique a máscara, mecha por mecha, da raiz às pontas. Prenda, coloque uma touca e deixe agir entre 20 e 40 minutos, no máximo.

Passado o tempo, enxague bem o cabelo, passe um xampu hidratante, depois um condicionador ou uma máscara pronta de ação rápida. Enxague bem e finalize como de costume. Você pode aplicar essa receita uma vez por semana. Se faz cronograma capilar, use na etapa de hidratação.

3. Máscara para super maciez

Depois que tiver a máscara feita, lave o cabelo com shampoo e escorra o excesso de água. Da mesma forma que nas receitas anteriores, aplique a máscara da raiz até as pontas, mecha por mecha. Prenda com uma touca e deixe agir pelo tempo recomendado no rótulo da máscara pronta.

Depois que passar o tempo de ação, enxague bem o cabelo e pode passar um condicionador se quiser. Finalize como de costume. Essa máscara pode ser aplicada semanalmente na etapa de hidratação e nutrição do seu cronograma capilar.

4. Máscara rápida multifuncional

Para essa receita não é preciso lavar os cabelos, mas sim umedecer. Depois que estiver úmido em todas as mechas, vá aplicando a máscara em todo o cabelo. Prenda com uma touca e deixe agindo por 40 minutos.

Depois enxague bem e aplique um shampoo hidratante e o seu condicionador, finalizado com os produtos de costume. Não tem problema em aplicar essa receita uma vez por semana, na etapa de hidratação ou de nutrição do seu cronograma.

5. Máscara para fortalecimento dos fios

Esse é o mesmo procedimento feito para a máscara de super maciez. Você deverá lavar o cabelo com shampoo e escorrer bem. Depois aplicar a máscara em cada mecha, da raiz às pontas. Em seguida, prenda e coloque uma touca, deixando agir pelo tempo indicado no rótulo da máscara pronta.

Ao final do tempo enxague bem, se quiser pode passar um condicionador e finalizar com os produtos que já costuma usar. Com uma aplicação semanal e cuidados diários você vai perceber um grande resultado já no primeiro mês.