5 Receitas de suco de babosa para regular o organismo


A babosa, também conhecida como aloe vera, é mais conhecida pelo uso em tratamentos estéticos, mas também há vantagens comprovadas na sua ingestão. Rico em vitaminas, em aminoácidos e em minerais, o suco de babosa, se inserido em uma dieta saudável, pode prevenir e tratar várias doenças.

A babosa pertence à família Aloaceae, que compreende mais de 800 espécies diferentes, se adaptando a todos os tipos de solo, preferindo os arenosos e com pouca rega.

É uma suculenta com folhas com tom verde escuro, bem grossinhas e com no máximo 60 cm de comprimento, tendo normalmente 30 cm. Além de medicinal, ela dá flores que podem ser entre um amarelo bem clarinho até laranja.

Assim como você faz máscaras para o rosto e hidratações para o cabelo, dá para fazer o suco de babosa em casa sem segredos. A planta é amplamente comercializada e há mesmo quem a cultive em casa. Por isso, não será difícil encontrá-la e desfrutar dos seus benefícios.

Receitas de suco de babosa

Além de muito nutritivos, os sucos com babosa podem ser refrescantes e exóticos. Por ter um sabor diferente do comum, a babosa é uma boa pedida em receitas para a saúde e para um paladar diferenciado.

Aprenda agora diferentes maneiras de preparar o seu próprio suco de babosa e comprove que, além de útil, ele pode até ser saboroso.

1. Suco de babosa com limão

O limão vai ajudar a potencializar os efeitos positivos da babosa e ainda adicionar a ação antioxidante, típica das frutas cítricas. Essa versão é especialmente indicada para quem quer combater problemas intestinais, como a diarreia.

Ingredientes:

Babosa: 2 folhas;
Mel de abelha orgânico: ¼ de xícara (chá);
Limão: sumo de 2 unidades.

Modo de preparo:

  1. Retire os espinhos laterais das folhas, corte-as ao meio e colete o gel. Remova também a parte amarela que fica imediatamente por baixo da casca. Ela é amarga e pode provocar problemas intestinais.
  2. Bata todos os ingredientes no liquidificador até conseguir uma mistura homogênea.
  3. Sirva em um copo alto, com gelo e uma rodela de limão.

2. Suco de babosa com abacaxi

Eis uma receita perfeita para quem quer desintoxicar o organismo, controlar o colesterol, emagrecer e ainda regular o intestino. O resultado é certamente muito positivo.

Ingredientes:

Abacaxi: 1 fatia;
Maçã: 1 unidade;
Babosa: meia folha;
Pepino: meia unidade;
Laranja: suco de 1 unidade;
Água: meia xícara (chá).

Modo de preparo:

  1. Corte o abacaxi, a maçã e o pepino em pedaços pequenos e coloque-os no liquidificador junto com a água e o suco de laranja;
  2. Retire o gel da babosa com cuidado e adicione-o aos outros ingredientes. As folhas, uma vez cortadas, oxidam muito rapidamente. Por isso, o ideal é que o gel seja o último a entrar na mistura;
  3. Bata tudo até obter uma mistura homogênea. O suco deve ser bebido em jejum.

3. Suco de babosa com gengibre

Como favorecer o trânsito intestinal e ainda regular os níveis de açúcar no sangue? Simples. Adicionando gengibre a sua receita de suco de babosa.

Ingredientes:

Gel de babosa: 1 colher (sopa);
Gengibre ralado: 1 colher (sopa);
Mel: a gosto;
Água: 1 xícara (chá);

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, coloque o gengibre e a água. Leve ao fogo baixo até ferver;
  2. Deixe esfriar e bata no liquidificador com a polpa de babosa;
  3. Coe, adoce com mel, coloque umas pedrinhas de gelo e está pronto para beber.

4. Suco de babosa com chá verde

A função diurética do chá verde combina perfeitamente com os benefícios da babosa para promover um organismo mais saudável e sem retenção de líquidos.

Ingredientes:

Babosa: 1 folha;
Folhas de chá verde: 2 colheres (sopa);
Água: 2 copos.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, ferva a água;
  2. Coloque a água fervida em um copo e adicione as folhas de chá verde. Cubra a infusão com um pano ou prato. Deixe por cerca de 5 minutos;
  3. Deixe esfriar e coloque no liquidificador. Adicione o gel retirado da folha de babosa e bata;
  4. Coe a mistura, adicione mel e umas pedras de gelo e está pronta para ser consumida.

5. Suco de babosa com laranja

Quem sofre de prisão de ventre deve preferencialmente optar por métodos naturais para resolver a situação. Esse suco, por exemplo, é uma ótima alternativa.

Ingredientes:

Babosa: 1 folha grande;
Vinagre de maçã: 1 colher (sopa);
Água: 1 xícara (chá);
Suco de laranja: 1 xícara (chá).


Modo de preparo:

  1. Coloque no liquidificador o suco de laranja, a água e o vinagre;
  2. Retire o gel da folha de babosa e adicione-o aos outros ingredientes que já estão no liquidificador;
  3. Bata tudo até obter uma mistura homogênea;
  4. Se preferir, use mel ou outro adoçante natural.

Benefícios da babosa

Extremamente nutritiva, a babosa contém as vitaminas A, B, C e E e minerais como cálcio, potássio, cloro, cobre e ferro. Em forma de suco, ajuda a hidratar o corpo, funciona como diurético e como desintoxicante.

São muitos os benefícios do consumo de babosa, desde aplicações estéticas até como remédio natural para diversas desordens. Por exemplo, é conhecida pelo seu poder cicatrizante, anti-inflamatório e analgésico, tendo diversos outros benefícios:

1. Babosa melhora o sistema digestivo

A aloe vera ajuda a fazer uma espécie de limpeza do sistema digestivo para que o seu funcionamento seja regular. Atuando com adstringente, ela ajuda a eliminar a gordura durante o processo de digestão.

Por isso, tanto atua em constipações intestinais como em diarreias. Nesse caso, a ação antibacteriana também merece destaque.

A bebida auxilia ainda na regulação da acidez estomacal, aliviando a azia e prevenindo a formação de aftas.

2. Babosa emagrece

A partir do momento em que seu corpo passa a absorver os nutrientes com mais eficácia, a saciedade será maior. A babosa promove essa absorção, ajudando a controlar a fome.

Além disso, ela éanti-inflamatória, eliminando toxinas que podem deixar o corpo inchado, ativando o metabolismo.

Ela também é responsável por fornecer energia de qualidade, dando aquele gás antes das atividades físicas.

3. Boa para o coração

Ao deixar o sangue livre de toxinas, a babosa ativa a circulação sanguínea, ajudando a manter a pressão arterial em dia.

Reduz o colesterol, triglicérides e impede que se forme uma camada nas paredes das artérias, deixando-as mais funcionais e saudáveis.

4. Mantém a beleza de pele e cabelos

Que a aplicação de babosa nos cabelos os deixa mais macios, fortes e com brilho – dada a imensa quantidade de vitaminas e outros nutrientes presentes na babosa – você já sabia.

O mesmo se dá com a pele, sendo a babosa excelente para quem sofre com acnes e espinhas, rugas, caspa e outros fatores.

Sabia que não é somente a aplicação? Ingerir o suco de babosa ou até mesmo o xarope, pode trazer beleza e saúde para cabelos e pele, de dentro para fora.

5. Doenças autoimunes

Ainda em fase de estudos, a presença da acemannan tem sido apontada como a chave para a cura de doenças autoimunes.

Como ainda não são comprovadas, fica a critério de cada um se é uma opção viável para dar suporte ao tratamento dessas doenças.

Vale ressaltar que as dicas deste artigo não substituem uma consulta médica. Se optar por inserir o suco de babosa na sua dieta, consulte um profissional de saúde para obter melhores resultados e orientação individualizada. É importante frisar também que o consumo exagerado do suco pode acarretar náusea, indisposições e uma certa dependência do intestino.

Propriedades nutricionais

A babosa é composta principalmente por água, podendo chegar a 95%, e tem uma grande quantidade de vitaminas e minerais. A lista é longa:

  • Vitaminas A, B, C e E;
  • Cálcio, potássio, magnésio e zinco;
  • Aminoácidos primários, como valina, leucina e isoleucina fenilalanina e treonina;
  • Aminoácidos secundários, como ácido aspártico e glutâmico, alanina, arginina, cistina e glicina, histidina e hidroxiprolina, prolina e serina, tirosina, metionina e lisina, triptofano e histidina;
  • Enzimas e carboidratos;
  • Fosfato de cálcio, sódio, colina, manganês e cromo;
  • Mono e polissacarídeos ;
  • Ácidos Graxos, lignina, saponina, aloina e antraquinona;
  • Ácido aloetico, cinâmico, crisofânico.

Esse é apenas um resumo, pois a babosa é extremamente nutritiva, sendo uma importante alternativa na medicina natural.

Cuidados ao consumir

Como todo medicamento, os naturais também requerem cautela na administração, assim busque a orientação de profissionais de confiança para dar início a qualquer tratamento caseiro.

A babosa aumenta o fluxo do sangue, dada sua capacidade depurativa e pela presença de emenagogos, sendo assim fortemente contraindicada para gestantes.

Se consumida em excesso, pode provocar diarreia severa. Tenha cautela no consumo.

É contraindicada para pessoas com problemas nos rins, apêndice, próstata, hemorroida e cistite.

Se usada com cautela, é uma grande aliada da saúde, deixando seu corpo mais saudável e bonito.