5 Remédios caseiros para cólica menstrual


A cólica é um dos sintomas da TPM mais comuns. Algumas mulheres não a sentem, umas sentem de forma leve e outras sentem tanta dor que mal conseguem se levantar da cama. Se você sofre com esse terrível sintoma todos os meses, veja dicas de remédios caseiros para cólica menstrual e evite tomar medicamentos.

Melhores remédios caseiros para cólica menstrual

Para aliviar a cólica menstrual com soluções caseiras, deve recorrer a plantas que ofereçam ação analgésica e antiespasmódica. Assim, vai reduzir as contrações do útero que causam a dor. Essas plantas são:

1. Infusão de calêndula com noz-moscada e erva-doce

Essas plantas são ótimos remédios para cólica menstrual, porque possuem efeito antiespasmódico, analgésico, calmante, anti-inflamatório e também contribuem com a regulação da menstruação.

Para preparar, coloque em uma panela 1 colher de chá de erva-doce, 1 colher de chá de noz-moscada e 1 punhado de flores de calêndula. Coloque também 1 copo de água e deixe ferver por 10 minutos. Depois desligue o fogo, tampe e deixe amornar. Então é só coar e beber.

2. Infusão de camomila com gengibre

Essa é uma mistura muito saborosa e que vai aliviar a cólica por ser calmante e relaxante. Para preparar, coloque 1 colher de chá de gengibre picado em uma panelinha junto com 250 mililitros de água. Deixe ferver por 5 minutos e desligue. Depois adicione 1 colher de chá de camomila, deixe tampado descansando por 10 minutos e então pode coar e beber.

3. Infusão de artemísia

Essa é uma planta que oferece o efeito antiespasmódico, importante para reduzir as contrações uterinas e, consequentemente, a dor da cólica. Para preparar, ferva 1 xícara de água e depois adicione 1 colher de sopa de folhas de artemísia. Tampe o recipiente, deixe em infusão até amornar, coe e beba.

4. Chá de alfavaca

Essa plantinha que é tão usada para temperar a comida, também tem utilidade como um dos remédios caseiros para cólica menstrual. Ela tem propriedades relaxantes e antiespasmódicas.

Para o preparo, coloque meio litro de água para ferver com 1 colher de sopa de alfavaca. Quando ferver por alguns minutos, desligue e espere esfriar. Coe e pode beber a cada 6 horas.

5. Cataplasma de lavanda

Nem sempre você precisa de uma receita para ingerir. Também pode fazer um cataplasma e aplicar sobre a região pélvica, onde está sentindo a dor. Para preparar esse extrato, pegue 50 gramas de folhas de lavanda e coloque para ferver em 1 litro de água.


Depois que ferver, espere amornar para não se queimar e coloque as folhas sobre o abdômen, deixando agir até que esfriem por completo. A lavanda vai estimular a circulação na região, permitindo que a menstruação desça com mais facilidade, sem contrações fortes do útero. Também pode beber o chá que fez ao ferver as folhas na água, mas lembre-se de lavá-las muito bem antes de colocar para ferver.

Cuidados a ter

Mesmo sendo remédios caseiros, somente com ingredientes naturais, é preciso ter cuidado. Todo remédio em excesso pode virar veneno. Então, faça uso dessas receitas apenas quando for necessário.

Se você tem predisposição para reações alérgicas, o cuidado deve ser redobrado. Não tome nada desconhecido sem provar um pouco antes e ver como se sente.

No caso do chá de gengibre, que além de aliviar os sintomas da cólica, também é um termogênico, evite tomar à noite, antes de dormir. Ele vai acelerar o metabolismo e poderá atrapalhar o sono.

Se quiser potencializar o efeito dos remédios caseiros para cólica menstrual, evite o consumo de cafeína, o excesso de doces e as gorduras trans dos alimentos industrializados. Mantenha uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, sementes e cereais integrais.

Por fim, praticar uma atividade física também é uma boa ideia para aliviar a cólica ou prevenir seu aparecimento. Pode ser uma atividade calma, como yoga ou pilates. Elas ajudam a relaxar os músculos e a manter a mente mais tranquila e equilibrada.

Quando consultar o médico

Embora a cólica seja um sintoma completamente natural do organismo feminino sempre que se prepara para menstruar, ela pode ficar forte o bastante para ser insuportável. É comum que quando a cólica é muito forte, a mulher também tenha outros sintomas da TPM com mais intensidade, como dores de cabeça, inchaço e mal estar constantes.

Nesses casos, quando o remédio caseiro não alivia, é necessário procurar o ginecologista. Existem medicamentos que ajudam a controlar esses sintomas não apenas como analgésicos, mas agindo na causa da dor.

Entãosomente o médico vai poder avaliar a situação e prescrever o remédio. Até porque existe a chance de haver algum outro problema no aparelho reprodutor que esteja causando esses sintomas, além do normal.