5 Remédios caseiros para enjoo e vômito


Todo mundo sente enjoo algumas vezes ao longo da vida, por diferentes motivos. É uma sensação de que o estômago não está bem, o popular estômago embrulhado, então a pessoa começa a salivar, sente mal-estar e na maioria das vezes acaba vomitando. Dependendo da causa, os remédios caseiros para enjoo vão ajudar.

O que pode levar alguém a sentir enjoo pode ser uma comida que não fez bem, movimentos que causam tontura e resultam em enjoo, gravidez ou doenças. Então, o enjoo deve ser encarado como um aviso do corpo de que algo está errado. Por isso, mais do que usar um remédio caseiro para aliviar o enjoo, deve-se procurar resolver a causa.

No caso da gravidez é um sintoma normal que vai passar sozinho. Se comeu algo que não fez bem, o problema costuma melhorar após vomitar. Se estiver com mais sintomas que caracterizem uma doença, deve procurar um médico. Mas de toda maneira é possível aliviar o enjoo momentaneamente com essas soluções a seguir.

1. Chá de hortelã com gengibre

O primeiro dos remédios caseiros que é muito eficiente para acabar com o enjoo de todos os tipos é o chá de hortelã com gengibre. Os dois ingredientes têm o poder de acalmar o estômago e iniciar um tratamento natural caso algo não esteja bem nesse órgão.

A hortelã alivia os espasmos estomacais que estimulam o vômito, devolve o equilíbrio à circulação do sangue, é anti-inflamatória e bactericida. O gengibre é digestivo, analgésico e também anti-inflamatório.

2. Suco de limão

Mesmo sendo ácido, ao entrar no organismo o limão vira alcalino, aliviando a sensação de enjoo. Para beber, esprema o suco de meio limão em um copo, misture com um pouco de água gelada e vá bebendo aos poucos. Não adoce.

3. Chá de cravo

O chá de cravo-da-Índia é outra boa opção entre os remédios caseiros para enjoo porque ele tem propriedades que acalmam o estômago, evitando as contrações. Se for o caso de uma dor de barriga junto, ele também vai agir como laxante, expulsando o que tiver fazendo mal.


4. Banana

Comer uma banana pura quando está enjoado parece impossível, mas em pequenas porções ela ajuda a aliviar os sintomas, especialmente quando o enjoo é causado por azia ou por gastrite, em que o excesso de ácido está agindo.

5. Chá de manjericão

Mais do que um tempero para deixar os pratos mais saborosos, o manjericão também entra na lista dos remédios caseiros para enjoo. Ele tem uma ação prolongada, então é uma boa recomendação para prevenir o a sensação de enjoo nas viagens. Deve-se tomar antes de viajar.

Dicas e cuidados a ter

Nenhum dos remédios caseiros para enjoo mencionados provocam efeitos colaterais, pois são alimentos comuns do dia a dia. O cuidado que deve ter é em não exagerar na dose, pois mesmo sendo natural, tudo que é demais pode fazer mal.

Quando estiver enjoado, junto com o remédio é bom dar um tempo em qualquer atividade que estiver fazendo para respirar e deixar o corpo se restabelecer. Se tiver com o carro em movimento, é bom dar uma parada. Se estiver em um local fechado, é bom ir para uma área externa pegar um ar.

Além disso, evite misturar os remédios, mesmo sendo ingredientes simples. Escolha um deles e espere que faça efeito.

Quando consultar o médico?

Se mesmo com o uso de um dos remédios caseiros, passar algum tempo e o enjoo não for embora, é melhor procurar um médico para saber se a causa do enjoo pode ser algo mais sério. Quanto antes tiver recomendação médica, melhor.