6 Benefícios da romã para a saúde


Característica de climas frios,a romã é bastante usada com propósitos medicinais, além de ser muito apreciada pelo seu sabor. Assim, essa fruta une o melhor dos mundos: é deliciosa, saudável e ainda nutritiva.

Benefícios para a saúde

Como uma fruta tão gostosa pode ser também tão nutritiva? Confira como ela pode gerar diversos benefícios para o corpo, se inserida na alimentação diária.

1. Protege o coração

Seu consumo frequente pode ajudar a manter um bom fluxo de sangue no corpo, o que diminui o risco de ataques cardíacos e derrames. Isso também proporciona excelentes níveis de distribuição de nutrientes.

Os antioxidantes dela ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim no organismo, mantendo as artérias livres de quaisquer coágulos. Isso acontece porque essa fruta tem a capacidade de deixar o sangue mais fino, tornando a sua distribuição pelo organismo mais rápida.

2. Anti-inflamatório natural

Essa fruta também possui poderosa ação anti-inflamatória, sendo muito útil para todo o corpo. Isso decorre do fato dela possuir antioxidantes chamados punicalagins. Eles são encontrados na semente e na casca, sendo importante para ajudar a acabar com sintomas de doenças causadas por inflamações crônicas, como o câncer, diabetes tipo 2, mal de Alzheimer, doenças do coração e obesidade.

3. Ajuda a prevenir o câncer

É uma excelente fonte de antioxidantes, principalmente de flavonóides. Eles são importantes, porque trabalham para a neutralização dos radicais livres que causam câncer.

Pessoas que enfrentam alto risco de câncer de próstata e câncer de mama devem começar a ingeri-la diariamente, para reduzir as chances de desenvolvê-los.

Lembrando que o acompanhamento médico é sempre imprescindível.

4. Combate a osteoartrose

Comer sua polpa pode evitar a criação de enzimas que acabam com o tecido conjuntivo. É igualmente capaz de beneficiar cartilagens, articulações e parede arterial. Reduz, assim, riscos de osteoartrose e aterosclerose.

5. Colabora na saúde bucal

Pode ser usada contra gengivite e contra a placa bacteriana devido suas propriedades antibacterianas e antivirais, colaborando bastante na saúde bucal de quem a consome.

6. Preserva a pele

Seu suco é muito importante como fator antienvelhecimento da pele, pois prolonga a vida dos fibroblastos, substâncias responsáveis pela produção de colágeno e elastina no corpo e pela regeneração celular. A fruta coopera tratando manchas e marcas de expressão, além de deixar a derme mais tonificada e forte.


Como comer romã

Primeiramente, corte a coroa com uma faca e marque-a com cortes, como se fosse cortá-la em quatro partes. Depois disso, mergulhe-a em água fria, para soltar as sementes e deixá-las mais fáceis de coletar.

Depois, ainda na água, separe-a em 4 partes e passe o dedo em cada parte para retirar as sementes. Separe a semente em outro recipiente e basta consumir como preferir, seja em alguma receita ou mesmo pura.

Emagrece?

Por possui betasitosterol, sua polpa regula os níveis de cortisol no corpo, hormônio que facilita o acúmulo de gordura. Desse modo, ajuda a emagrecer e é um importante item para dietas, se aliado a uma boa alimentação e à prática de exercícios físicos.

Propriedades nutricionais

Por ser tão importante e com tantos benefícios, é rica em diversos nutrientes, com propriedades nutricionais incríveis.

  • Vitaminas A;
  • Vitamina E;
  • Potássio;
  • Ácido fólico;
  • Polifenóis;
  • Ferro;
  • Vitamina C.

Como fazer o suco

Ótimo para dias de calor, seu suco reúne todas as propriedades acima. É fácil de preparar, acompanhe na receita.

Ingredientes

Romã: 1 unidade;
Água: 1 copo;
Adoçante: a gosto.

Modo de preparo

  1. Parta a romã ao meio e retire a polpa como na dica anterior;
  2. Leve-a para bater em um liquidificador, até quebrar bem as sementes;
  3. Passe por uma peneira, pressionando para extrair o máximo de suco possível das sementes;
  4. Pode servir gelado.

Você também pode usar um voal ou um pano de prato limpo para coar as sementes.

Como fazer o chá

Para fazer o chá dessa fruta é muito simples, trazendo também todos os benefícios para o organismo. Confira.

Ingredientes

Água: 1 litro;
Romã: 4 unidades;
Mel: 1 colher (sopa) para adoçar.

Modo de preparo

  1. Misture a água com as cascas das romãs em uma panela e ferva durante cinco minutos;
  2. Desligue o fogo e tampe o recipiente por mais cinco minutos;
  3. Remova as cascas da panela e adoce com mel, se achar necessário;
  4. Beba o chá ainda quente.

Loading...