6 Benefícios do mel para a pele


O mel é um poderoso alimento, rico em benefícios para a saúde. Normalmente ele é usado em diversas receitas, doces e salgadas, para dar um sabor especial ou substituir o açúcar, mas também é muito usado para tratamentos de saúde caseiros, seja em chá ou xarope. Dessa vez você vai conhecer os benefícios do mel para a pele e como pode utilizar.

Quais são os benefícios do mel para a pele?

Uma das principais propriedades do mel é a sua ação anti-inflamatória. Essa ação é ótima para ajudar a manter a pele mais bonita e saudável. E não é só isso. Veja:

1. Efeito hidratante

A função hidratante do mel na pele está no fato de que, quando é aplicado sobre a pele, ele vai absorver a umidade do ar e colocá-la no tecido com que está fazendo contato. Assim, essa umidade será transformada em hidratação para a pele.

2. Limpeza dos poros

É comum que, no dia a dia, os poros do rosto fiquem obstruídos com células mortas. Também, que quando há algum tipo de machucadinho, aumente o risco de bactérias se instalarem no local e formarem uma inflamação. Então, por ser bactericida, o mel contribui com a remoção das impurezas.

3. Atua contra a acne

Como mencionado no início, a ação anti-inflamatória do mel é muito poderosa. Logo, ele atua muito bem no controle da acne, especialmente quando usa com orientação de um dermatologista. Se já está com acne inflamada, o mel ajuda a aliviar a irritação.


4. Controla o envelhecimento precoce

Os sinais da idade vão aparecer, querendo ou não. Mantendo a pele bem-cuidada e as células livres de oxidação, é possível manter o rejuvenescimento por mais tempo. Assim evita as linhas de expressão que podem aparecer antes do esperado. Como o mel é anti-inflamatório, hidratante e antioxidante, ele contribui com os tratamentos para essa finalidade.

5. Ajuda a recuperar a pele queimada

Quando ficar na praia por mais tempo do que deveria e perceber que o sol queimou demais, o mel será um bom aliado. Tanto por ser hidratante, quanto anti-inflamatório e também cicatrizante, ele vai contribuir para acalmar a pele e estimular sua regeneração.

6. Faz esfoliação nos lábios

Como o mel é um líquido espesso e granulado, ele é um ótimo esfoliante. Pode aplicar nos lábios e esfoliar, pois vai ao mesmo tempo hidratar e rejuvenescer.

Como usar o mel na pele?

Existem diversas maneiras de obter os benefícios do mel para a pele. Pode fazer máscaras faciais caseiras, seja com efeito hidratante ou esfoliante. Para hidratar, o mel reage bem ao ser misturado com aloe vera.

Para esfoliar, pode misturar com café solúvel. Para um efeito rejuvenescedor, misture com suco de limão, mas cuidado para não sair ao sol enquanto não tiver removido a máscara totalmente.

Misturar o mel somente com canela em pó é outra maneira de fazer uma máscara esfoliante e hidratante. Para um efeito mais potente, misture o mel, farelo de aveia, óleo de camomila, de gerânio e leite.

 

Loading...