6 Erros no uso do secador de cabelo mais comuns


O secador de cabelo é um acessório indispensável quando o assunto é manter os fios arrumados. Por conta da praticidade e eficiência que oferece, há quem o use sem ter os cuidados necessários. Como resultado, acaba perdendo a definição e a hidratação dos fios. Então, veja quais são os principais erros no uso do secador de cabelo para evitar cometê-los.

Os maiores erros no uso do secador de cabelo que não deve cometer

Para evitar os erros no uso do secador de cabelo, precisa entender que ele não é um acessório mágico e que tem limites. Por exemplo, se quiser cabelos comportados, não pode simplesmente passar secador por tudo fazendo a maior bagunça. Além disso, o calor dele vai secar os fios, mas se não cuidar do jeito certo, vai acabar ressecando. Veja as dicas.

1. Secar o cabelo de baixo para cima ou de trás para frente

Se você deseja que seus fios fiquem comportados, sem nós e sem frizz, precisa respeitar o sentido do crescimento deles. Ou seja, deve começar a secar da raiz para as pontas, da frente para trás, de cima para baixo. Sempre no sentido natural dos fios. Para secar por baixo separe a parte de cima por mechas.

2. Secar com os dedos para ter fios lisos

Se ao secar o cabelo a sua intenção for ter fios mais lisos e comportados, não pode apenas usar os dedos. Mesmo que faça os movimentos corretos, na direção do crescimento dos fios, somente os dedos vão deixá-los com aspecto mais natural e volumoso.

Então, se deseja cabelos mais baixos e lisos, quando já tiver secado o excesso, use uma escova roliça e vá passando ela com o secador logo na sequência, acompanhando. Nas pontas, faça um movimento de C para dar um bom acabamento. Quando mais quente estiver o ar do secador, melhor será esse resultado.


3. Não usar protetor térmico

O protetor térmico é uma dica essencial. Ele deve ser aplicado sempre antes de começar a secar o cabelo. Justamente porque a função desse produto é proteger os fios do excesso de calor que vai deixá-los ressecados e sem movimento.

4. Não usar o bocal correto

Quase todos os secadores já vêm com pelo menos dois tipos de bocal. Um deles é o difusor, que é o maior cheio de pequenas hastes com ponta arredondada no centro, e o mais fino, com abertura na diagonal. O difusor é ideal para secar cabelos cacheados e crespos, pois ajuda a modelar. Já o mais fino é para direcionar melhor o ar na hora de alisar.

5. Secar com os cabelos encharcados

Não é porque a função do secador é secar, que os fios devam estar encharcados. Quanto menos tempo você ficar passando o secador no cabelo, melhor. Para isso, precisa tirar todo o excesso de água possível antes de começar a usar o secador. O ideal é fazer isso com um toalha, sem esfregar, apenas apertando os fios, ou chacoalhar o cabelo de um lado ao outro.

Outra dica relacionada a essa é que quando começar a secar, use os dedos. Só parta para a escova quando os fios já estiverem meio secos. Do contrário a secagem vai demorar muito mais.

6. Usar o calor no máximo

Mesmo que um secador tenha a capacidade de atingir uma temperatura super alta, não quer dizer que deva usá-la. A alta temperatura pode ser útil para fazer um acabamento rápido, mas para a secagem completa, pode acabar queimando o couro cabeludo e até mesmo os fios.