6 Razões que mostram por que tirar a maquiagem antes de dormir


Toda mulher já chegou em casa exausta depois uma festa ou um dia cheio de trabalho e foi direto para a cama. Pode parecer frescura, mas existe motivos que explicam por que tirar a maquiagem antes de dormir é tão importante para a saúde e aspecto da pele.

É simples: a pele precisa respirar, e quando seu rosto está cheio de base, pó, rímel e batom fica difícil exercer esse trabalho. Se você não dá um refresco nem na hora de dormir a situação complica ainda mais.

6 Razões que mostram por que tirar a maquiagem antes de dormir

Dormir de maquiagem faz muito mal para a pele. Mesmo que você pense que um dia ou outro não tem problema, saiba que, a longo prazo, o mau hábito gera danos de diversas formas. Saiba quais são.

Poros entupidos geram acne e descamação

Base, pó e corretivo deixam os poros obstruídos e sem conseguir respirar. Isso, aliado às sujeiras acumuladas pela poluição durante o dia e às próprias impurezas da pele, aumenta a oleosidade.

Consequentemente, as chances de inflamações cutâneas aumentam e surgem as detestadas espinhas e cravos. Além disso, a pele não consegue absorver e sintetizar os nutrientes adequadamente, o que faz com que resseque e descame.

A longo prazo, a pele envelhece

A noite é o período em que sua pele descansa e os poros precisam estar abertos para absorver os nutrientes. A maquiagem, em longo prazo, impede esse processo e faz com que a pele perca o viço e a saúde, ficando com aspecto envelhecido e formando, inclusive, rugas e linhas de expressão antes do tempo.

As chances de alergias são maiores

A pele do rosto é extremamente sensível e isso por si só explica por que tirar a maquiagem antes de dormir é importante. Mas vale lembrar que os poros obstruídos aumentam as chances de reações alérgicas.

E aí surgem as coceiras, manchas vermelhas e, em casos piores, inflamações graves e que deixam marcas permanentes na pele.

Os cílios acumulam sujeira

Entre as principais razões de por que tirar a maquiagem antes de dormir estão os danos provocados pelas produtos para os cílios.

O rímel resseca e enfraquece os fios, e quando não é removido adequadamente aumenta as chances de queda. O mesmo se aplica à cola de cílios postiços, cuja química pode provocar alergia.

Além disso, a máscara é densa e facilita o acumulo de sujeiras e microrganismos, capazes de provocar inflamações como terçol e conjuntivite. A própria oleosidade da pele contribui para esse processo.

Reforça as olheiras

Como foi dito, os produtos para os cílios interferem diretamente na saúde dos olhos e podem gerar inflamações e irritações desagradáveis e até alterar o pH da lágrima.


Outro problema de dormir com maquiagem é que aquela mancha típica de panda que se acumula ao redor dos olhos pode permanecer por muito mais tempo. A pele nessa região é fina e frágil e escurece com mais facilidade.

Os lábios ressecam e ficam com aspecto feio

Hidratar os lábios é fundamental, e quando você dorme de batom impede que essa pele fina e sensível respire e reponha os nutrientes, o que gera descamação rapidamente.

Outro problema é que os poros ao redor dos lábios ficam obstruídos, o que é um prato cheio para aqueles cravinhos horrorosos e pretos que surgem nessa região.

Como tirar a maquiagem e limpar a pele corretamente

Não pense que basta água e sabão para remover os vestígios de maquiagem do rosto. Confira o passo a passo para eliminar qualquer pedacinho de rímel, batom e base da pele.

  • Use lenços umedecidos para tirar o excesso de maquiagem antes de partir para a remoção completa;
  • Com um algodão, aplique no rosto um produto demaquilante apropriado para seu tipo de pele. Não esfregue! Passe suavemente para remover os vestígios;
  • Molhe um algodão e faça movimentos de cima para baixo dos cílios para tirar vestígios da máscara. Se for à prova d’água use um demaquilante específico para esse fim;
  • Para retirar a maquiagem dos olhos prefira produtos bifásicos específicos para essa região ou leite demaquilante, pois a pele é mais sensível;
  • Depois de usar o demaquilante em todo o rosto lave com água fria para fechar os poros. Aplique um sabonete suave, esfregue com delicadeza e enxague novamente;
  • Aplique um tônico ou adstringente para seu tipo de pele, que vai ajudar a remover qualquer impureza. Algumas pessoas também usam água termal;
  • Finalize com uma hidratação completa, feita com movimentos circulares para deixar a pele nutrida e limpa. Na região dos olhos use um produto específico, como redutores de olheiras.

Dormi de maquiagem. E agora?

Ok, acontece, mas não deixe isso se tornar um hábito! Veja como proceder:

  • Aplique uma solução bifásica demaquilante imediatamente após acordar e remova todo e qualquer vestígio de maquiagem na pele, com atenção especial  para os cílios e região dos olhos;
  • Lave o rosto com água gelada e um sabonete facial específico para seu tipo de pele, fazendo movimentos circulares para eliminar qualquer impureza;
  • Faça uma máscara de argila para revitalizar a pele e eliminar a sensação de cansaço e envelhecimento precoce. Dado o tempo, lave novamente com água fria e remova os vestígios;
  • Finalize com hidratante facial com protetor solar para ajudar na recuperação da pele.