6 truques eficazes para poupar no gás de cozinha


O gás é um peso muito grande em qualquer orçamento. Mas para muitas famílias, é um bem indispensável para que possam cozinhar. Tem alturas em que o botijão acaba tão rápido que parece até mágica!

Seu gás está sumindo a uma velocidade recorde? Normalmente, esse acontecimento é sintoma de desperdício. Respire fundo e relaxe, que esse é um problema com solução! Com essas dicas bastante básicas você vai conseguir reduzir o gasto do gás pela metade! Não está acreditando? Experimente!

6 truques práticos para economizar o bilhão do gás

1. Mantenha os acendedores do fogão sempre limpos

Não é das tarefas mais divertidas do mundo, nós sabemos. Mas o fato de os acendedores estarem sujos faz com que o consumo de gás seja maior.

2. Pique os alimentos em pedaços bem pequenos

Mais tempinho de faca, menos tempo de fogo! Quanto menores forem os alimentos, mais rapidamente vão cozinhar. O resultado? Poupança no gás!

3. Faça da panela de pressão sua nova melhor amiga

O uso da panela de pressão tem duas grandes vantagens. Ela ajuda você a economizar gás e água. Como essa peça chave da culinária foi concebida para ficar menos tempo no fogo, aprenda a fazer dela sua grande aliada!

4. Panela sempre tampada


Mantenha suas panelas tampadas. Desse jeito o calor fica concentrado e o tempo de cozimento diminui. Simples, não é?

5. Reduza o fogo depois de a água levantar fervura

Você sabia que quando a água entra em ebulição atinge a sua temperatura máxima? Pois bem, isso significa que depois não tem como aumentar mais. É por isso que, depois de água levantar fervura, você pode reduzir o fogo. Manter a chama alta não só não vai apressar a cozedura, como vai estar gastando gás desnecessariamente.

6. Cuidado com as panelas!

Panela é cara e custa jogar no lixo. Por isso é que muitas vezes teimamos em conservar panela ultrapassada e amassada. Quanta panela nesse estado tem escondidas dentro do armário?

O problema é que as panelas de fundo amassado impedem que o calor se distribua de forma uniforme. A consequência é que a comida vai gastar mais tempo para cozinhar, e isso vai ter impacto direto na quantidade de gás desperdiçado. Considere a compra de uma panela nova como um bom investimento!

Agora é só pôr essas dicas em prática e economizar bem na conta do gás!