7 Dicas de Como Limpar o Vidro do Forno e Deixá-lo Brilhando


Quem não quer saber Como Limpar o Vidro do Forno e deixar tudo brilhando? Não adianta nada se esforçar para limpar a cozinha, se tudo não ficar limpo por igual, isso inclui o chão, os armários, a bancada da pia, fogão, e claro – o vidro do forno!

O problema é que limpar o vidro do forno não é uma tarefa assim tão fácil, pois ele costuma ficar mais engordurado e manchado que o resto da cozinha.

Isso porque o forno, quando é muito utilizado, acumula restos de comida e gordura, dificultando a sua limpeza.

Alguns fornos mais modernos possuem a função “autolimpante”, sendo capazes de remover parte dessa sujeira.

No entanto, a melhor forma de limpá-los e deixá-los brilhando é limpando manualmente.

Mas não se preocupe, todo esse trabalho pode ser evitado se você seguir uma rotina de manutenção e limpeza regulares com as nossas dicas de Como Limpar o Vidro do Forno, sem precisar desmontar nada e ainda deixando-os brilhando!

Dicas de Como Limpar o Vidro do Forno

Para iniciar a sua rotina de limpeza e manutenção de Como Limpar o Vidro do Forno, é necessário primeiro certificar-se de que o forno está desligado e frio, sem qualquer vazamento de gás.

Em seguida, faça um utensílio capaz de alcançar a sujeira acumulada entre os vidros do forno para facilitar a sua limpeza.

Para tanto, você vai precisar de um cabide de arame, um pano bem absorvente e um elástico de borracha.

Desmonte o cabide, esticando o arame até que ele fique reto e prenda bem o pano absorvente na ponta com o gancho utilizando o elástico.

Depois, é só seguir os passos abaixo

1º passo – Prepare o Forno

Primeiro abra a porta do forno deixando-a na posição vertical. Em geral, na parte interna do forno há um vão entre as duas lâminas de vidro por onde a sujeira, vapor e gordura costumam entrar.

Cubra estas passagens com panos ou papel toalha para que o produto de limpeza não entre no vão, fique preso e escureça de forma permanente o vidro.


2º passo – Prepare o Produto de Limpeza

Em uma tigela, misture 1 xícara de bicarbonato de sódio com 1/2 xícara de água morna, 1/2 xícara de vinagre e uma colher de chá de sal, até obter uma pasta consistente.

3º passo – Aplique o Produto

Com uma esponja limpa ou pano macio umedecido em água quente, limpe o vidro esfregando cuidadosamente para remover sujeiras superficiais.

Em seguida, aplique a mistura sobre o vidro interno e externo com a porta na horizontal.

Com uma luva de borracha, espalhe a pasta mais uniformemente em movimentos circulares. Depois, deixe a pasta agir por 15 minutos para soltar a gordura e a sujeira acumulada nos vidros.

4º passo – Esfregue o Vidro

Agora esfregue a mistura com uma esponja de cozinha, usando o lado áspero para remover o máximo de sujeira possível. Enxágue a esponja com água e vá retirando o excesso da mistura, sempre torcendo a esponja até remover todos os vestígios de bicarbonato.

5º passo – Seque o Vidro

Seque o vidro do forno com um pano limpo ou uma esponja úmida para remover os vestígios de bicarbonato de sódio. Em seguida, seque a área novamente com papel toalha.

6º passo – Limpe Entre os Vidros

Retire os panos dos vãos entre os vidros e molhe o seu utensílio de arame na solução desengordurante. Em seguida, enfie o utensílio pelo vão e esfregue entre os vidros para tirar toda a sujeira. Deixe a solução agir por alguns minutos.

Troque o pano por outro limpo e repita o mesmo procedimento até remover todos os vestígios da mistura entre os vidros. Finalize com um pano seco.

7º passo – Dê o Acabamento

Use uma solução com vinagre destilado. Borrife no vidro, por dentro e por fora, e deixe agir por 15 minutos. Passe um papel toalha e repita a aplicação até que o vidro esteja completamente limpo.