7 dicas práticas para limpar o sofá como os profissionais


O sofá é o móvel preferido de ta casa de, praticamente, todo mundo. É nele que passamos nossas horas mais confortáveis em nossa residência.

Assistir novela? Assistimos no sofá. Ler um bom livro? Quase sempre no sofá. Tirar um cochilo depois do almoço? Podemos até ir para a cama, mas temos que admitir que é mais gostoso no sofá. Mas tudo isso só é possível, se não esquecemos de limpar o sofá.

Como um dos pontos mais importantes da casa, ele precisa estar sempre limpo. Ninguém quer ficar em um sofá sujo, cheio de poeira ou infestado de manchas incomodas.

Mas, se você acha que para manter o sofá limpo, é necessário algum serviço de limpeza terceirizado, saiba que com métodos simples você mesmo consegue fazer isso. Unimos alguns truques para você conseguir fazer isso.

Listamos 7 ótimas dicas para você conseguir limpar o sofá

Dica 1: Não usar

A primeira dica é saber o que não usar na hora de limpar o seu sofá. O primeiro que deve estar fora dessa lista, é todo o tipo de produto que contenha cloro. O segundo, é o sabão em pó. Por último, e não menos importante, é nunca usar água sanitária na limpeza.

Dica 2: Seco ou úmido

Na hora de determinar se o melhor para o seu sofá é a limpeza a seco e úmido, você irá precisar levar em consideração qual o tipo de revestimento do seu sofá. Os materiais são variados, indo de couro, algodão, camurça, linho, veludo, courino e vários outros. Para saber como será o processo de limpeza, basta verificar a etiqueta com os símbolos de instrução, encontrados na parte inferior do móvel:

  • Símbolo P: Significa processo de lavagem a seco, que pode ser feita utilizando pano seco. Alguns deles são específicos e encontrados no supermercado.
  • Símbolo W: Significa processo de lavagem a úmido, a mais comum. Utiliza-se água, vinagre, detergente, e outros líquidos específicos.
  • Símbolo F: Significa lavagem a seco profissional. Nestes casos específicos, é recomendado procurar uma empresa especializada.

Dica 3: Empresas de limpeza

Os estofados com tecido muito fino, e/ou sensível, devem ser limpos por profissionais. Deve-se procurar empresas de confiança. A dica é procurar na internet notas dos estabelecimentos, ou então recorrer aos amigos e pedir indicações positivas. Algumas podem focar na limpeza, permeabilização e  hidratação dos estofados.


Dica 4: Limpeza de estofado de couro ou de camurço

Estofados de couro, napa ou courino devem ser limpos utilizando: pano úmido de água e detergente neutro. Panos secos são apenas para remover poeira. Para conservar tais materiais, é aconselhado aplicar vaselina ou silicone líquido a cada três meses.

Para estofados de camurça deve ser limpo utilizando: pano umedecido de água e pouco detergente neutro. Escovar o sofá, uma vez por semana, com uma escova de cerdas macias, respeitando a direção do tecido.

Dica 5: Limpeza se estiver muito sujo

Para uma limpeza mais profunda, você vai precisar de: aspirador, água, sabão de coco (líquido), escova de cerda macia. O processo funciona assim:

1 – Retire todas as almofadas –  somente se elas forem removíveis –  e aspire toda a superfície do sofá

2 – Em um recipiente, coloque água morna e uma colher (de sopa) de sabão de cocô líquido

3 – Com a escova, aplique a solução em todo o estofado. Repita se for necessário, mas cuidado para não molhar muito o tecido

4 – Retire com água o excesso da solução anterior.

Dica 6: Remover manchas de gordura

Neste último caso, você vai precisar de: talco, escova de cerdas macias, papel toalha, pano seco e água morna. O processo funciona assim:

1 – Coloque uma ou duas folhas de papel toalha em cima da mancha para absorver o excesso

2 – Aplique o talco em cima do papel toalha e deixe agir por cinco minutos

3 – Após, retire o papel com o talco e utilize a escova de cerdas macias para remover a mancha. Esfregue suavemente, respeitando a direção do tecido do estofado

4 – Finalize com um pano úmido em água morna.

Dica 7: Remover espuma de detergente

Para este caso, você precisará de: água morna, detergente neutro, pano seco, escova de cerdas macias e batedor de ovos. O processo funciona da seguinte maneira:

1 – Diluir o detergente neutro na água morna

2 – Bater a mistura utilizando um batedor de ovos até que se forme espuma

3 – Aplique a espuma em toda a superfície do sofá com a escova. Esfregue suavemente

4 – Com um pano úmido em água, remova o excesso de espuma

5 -Finalize com um pano seco para absorver o líquido.