7 hábitos que deixam seu cabelo ralo e fino


Você sabia que existem hábitos que deixam seu cabelo ralo e fino?

Para se livrar do problema, o primeiro passo é descobrir a causa.

Pesquisamos e trouxemos 7 hábitos que deixam seu cabelo ralo e fino para você conhecer.

Fios ficando finos ao longo do comprimento

Causa provável: você puxa exageradamente seu cabelo para trás em penteados muito apertados.

Por que os fios ficam finos: se você puxa os cabelos colocando muita tensão sobre eles na parte posterior do couro cabeludo, isso os enfraquece pouco a pouco. Esse é um dos principais hábitos que deixam seu cabelo ralo e fino. Depois de um tempo, os fios podem até começar a cair.

Como combater o problema: a primeira coisa a fazer é diminuir a tensão nos fios. Se você gosta de usar rabo de cavalo ou coque, certifique-se de não apertar muito.

“Risca” ficando mais larga e cabelos mais finos

Causa provável: quando a “risca” do cabelo, ou seja, onde ele é repartido, está ficando larga demais, pode ser um problema de queda de cabelo, alteração de níveis hormonais ou até fatores genéticos.

Por que os fios ficam finos: esse tipo de desbaste geralmente afeta primeiro a “risca” do cabelo e se expande a partir dela. Os folículos capilares começam a encolher, produzindo fios mais curtos e mais finos.

Como combater o problema: o tônico capilar Minoxidil pode ser uma boa opção. Para mulheres, é recomendada a fórmula 5%, enquanto homens preferencialmente devem optar pela 2%. Seu médico também pode recomendar tratamentos a laser destinados a estimular o crescimento do cabelo.

Fios ficando finos na cabeça toda

1 – Estresse

O estresse fisiológico pode colocar os folículos capilares em modo de repouso, onde eles deixam de produzir cabelo. Esse processo é chamado eflúvio telógeno e é mais comum do que se imagina. Devido ao ciclo de crescimento do cabelo, é provável que você comece a notar queda cerca de 3 meses após o evento estressante.

Como combater o problema: o eflúvio telógeno geralmente se resolve por conta própria, desde que você deixe de passar por períodos estressantes. Você deve observar a melhoria cerca de 3 meses depois dos níveis de estresse voltarem ao normal.


2 – Medicamentos

Alguns medicamentos são conhecidos por causar queda capilar, sendo um dos hábitos que deixam seu cabelo raso e fino. Alguns exemplos são aqueles utilizados para tratamento hormonal, acne, pressão arterial, colesterol e certos antidepressivos.

Como combater o problema: nesses casos, o Minoxidil também pode ajudar, mas se sua perda de cabelo estiver afetando o seu bem-estar, você pode conversar com o seu médico e verificar se há outros remédios substitutos que não possuam esse efeito colateral.

3 – Uso de equipamentos que aquecem os fios

Usar equipamentos que aquecem os fios é um dos maiores hábitos que deixam seu cabelo raso e fino. O excesso de calor cria bolhas de ar dentro do folículo capilar, causando fraqueza e ruptura.

Como combater o problema: diminua a intensidade dos equipamentos que você usa. Se a intensidade variar entre 1 e 10, por exemplo, escolha sempre algo em torno de 5, nunca mais. Além disso, mantenha-os levemente longe do couro cabeludo – cerca de 5cm.

4 – Distúrbios da tireoide

Problemas na tireoide levam à perda de cabelo porque os folículos não conseguem obter os recursos que necessitam para produzir cabelo.

No hipotireoidismo, seu organismo move-se mais lentamente. No hipertireoidismo, é provável que seu corpo esteja esgotando os recursos mais rapidamente.

Como combater o problema: se o seu dermatologista suspeita que uma condição sistêmica como um problema de tireoide esteja causando o seu desbaste, você será encaminhada para o endocrinologista. Poderá ser necessário tomar algum medicamento para regular a tireoide.

Os fios começam a cair em maços

  • Causa provável: problemas de pele como psoríase, eczema ou dermatite seborreica.
  • Por que os fios ficam finos e caem: o acúmulo de células mortas no couro cabeludo pode levar à perda de cabelo. Coçar para aliviar o incômodo pode piorar a situação.
  • Como combater o problema: você deverá tratar seu problema de pele e seus cabelos começarão a voltar ao normal automaticamente. Esteroides tópicos, antifúngicos e xampus medicinais são, geralmente, os primeiros passos. Converse com o seu dermatologista e ele saberá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Loading...