7 Receitas de Pasta de Dente natural que funcionam (e são fáceis de fazer)


Você sabia que tem microesferas de plástico na sua pasta de dente?

Pode parecer bizarro, mas é verdade. Além de soar como algo nada natural, as más notícias não param por aí. Segundo um cálculo feito por pesquisadores, se metade da população do país escovar os dentes três vezes ao dia, 100 toneladas de resíduo poluidor serão produzidos em um ano!

O vilão de todos os tipos de plásticos

O problema desses micro pedaços de plásticos é que eles não se decompõem em menos de 400 anos. E por isso, este material é o pior tipo de plástico justamente pelo seu tamanho. As pequenas partículas de plástico vão se acumulando na cadeia alimentar e ao mesmo tempo carregando outros poluentes tóxicos, que afetam a vida marinha.

Vale lembrar que você pode ingerir esse mesmo microplástico ao consumir peixes ou frutos do mar.

E não para por aí. As pastas de dente convencionais ainda trazem na sua composição ingredientes como o flúor, o lauril éter sulfato de sódio e o temido triclosan, que podem trazer malefícios a sua saúde e ao meio ambiente.

Faça em casa!

A boa notícia é que existe uma maneira de fugir do uso das pastas de dentes industrializadas: basta comprar produtos naturais ou criar a sua própria. Sim, essa segunda alternativa existe e é muito eficaz. Além de deixar a boca e os dentes limpos, ela não prejudica sua saúde.

Separamos 7 receitas de pasta de dente natural, aprovadas por estudos e especialistas, que não são tão difíceis de fazer; apesar de alguns ingredientes serem desconhecidos, são fáceis de encontrar em loja de produtos naturais. Se liga!

1. Pó de Juá

O pó de juá, extraído do juazeiro, e possui propriedades que combatem as cáries, a placa bacteriana, o mau hálito, além de clarear os dentes. Seu preço é bem acessível e é possível encontrá-lo em lojas de produtos naturais, aquelas que costumam vender ingredientes a granel.

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de raspa de juá, 2 colheres (sopa) de menta desidratada, 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça, 3 cravos da índia, 1 pitada de canela em pó, 1 xícara de água filtrada.

Modo de preparo: Junte a linhaça, a menta, os cravos e a água ao fogo baixo e cozinhe em uma panela por cinco minutos. Depois, coloque o juá e a canela e misture bem, até obter uma mistura de consistência pastosa. A receita deve ser armazenada na geladeira.

2. Argila Branca

A argila é um daqueles ingredientes multiuso que fazem bem para diversas coisas; cuidar da pele é uma delas. Se juntá-la com ingredientes refrescantes, como a hortelã, pode ser uma ótima pasta de dente.

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de argila branca, 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta, 1 pitada de sal marinho, 1 colher (chá) de sálvia ou tomilho, 1 copo de água.

Modo de preparo: Faça uma infusão fervente com a água e a sálvia ou o tomilho. Depois de filtrar, adicione 2 colheres (sopa) dessa infusão num copo. Coloque 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e uma pitada de sal marinho. Depois, adicione 3 colheres (sopa) de pó de argila branca e mexa até que sua pasta de dente caseira fique uniforme. Por fim, guarde a receita em um recipiente de vidro e armazene na geladeira.

3. Aloe Vera

A aloe vera, ou babosa, é muito usada na cicatrização de queimaduras. Bem como seu uso na escovação dos dentes é recomendado principalmente para pessoas que sofrem de gengivite. Essa receita é ótima para deixar os dentes bem limpinhos e ainda exige apenas dois ingredientes.


Ingredientes: 2 colheres (sopa) de gel de aloe vera, 1-2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.

Modo de preparo: Junte os ingredientes em um recipiente limpo e mexa por alguns minutos. Está pronto para utilizar!

4. Cúrcuma

Quando a apresentadora publicou sobre a utilização da cúrcuma para escovar os dentes, foi uma polêmica só! Muita gente duvidou da eficácia do produto na escovação. Sendo assim, Bela Gil citou alguns dos benefícios da cúrcuma e deu também estudos que comprovam sua eficácia.

A cúrcuma é anti-séptica, antibiótica, anti-inflamatória e sem efeito colateral. Além disso, não contém flúor, sulfato, adoçantes, aromas artificiais, goma xantana e outros ingredientes que podem fazer mal à saúde.

Para utilizá-la não tem segredo, basta colocar na escova com água e passar nos dentes, vale também uma pitadinha de canela ou óleo de coco para dar um sabor e textura mais agradáveis.

5. Óleo de coco

O produto inibe o crescimento de bactérias produtoras de ácido, que é uma das principais causas da cárie. Além do mais, é livre de ingredientes que podem fazer mal à saúde.

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de óleo de coco, 4 colheres (sopa) de argila bentonítica, 2-3 colheres (sopa) de água filtrada, 1/2 colher (chá) de sal marinho, 1-15 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.

Modo de preparo: Coloque o óleo de coco, a água filtrada, o sal marinho e o óleo essencial em um recipiente e mexa bem. Depois, adicione a argila até que a mistura adquira consistência. Por fim, guarde em um pote esterilizado.

 

6. Argila Verde

É também possível ficar com o hálito refrescante com um creme dental caseiro. Essa receita utiliza argila verde, que é uma ótima regeneradora, e ainda cicatrizante e antisséptica.

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de óleo de coco, 2 colheres (sopa) de argila verde, 15 gotas de óleo essencial de hortelã.

Modo de preparo: Comece misturando com uma colher pequena de madeira a argila no óleo de pouco, aos poucos para não empelotar. Quando formar uma textura cremosa, acrescente o óleo essencial e guarde o creme num pote de vidro esterilizado. Como a receita não leva água, sua validade é alta, durando o mesmo tempo da validade do óleo de coco.

7. Bicarbonato de sódio (e óleo de coco)

Muitas receitas de pastas caseiras utilizam o bicarbonato de sódio, mas também muitos questionam sobre sua segurança. Por ter propriedades abrasivas, ele pode danificar o esmalte dos dentes, e é por isso que deve ser usado com cautela.

De qualquer forma, há estudos que apontam ele não é tão abrasivo assim e que pastas com bicarbonato são mais eficazes se comparadas às que não tem. Para garantir, uma dica é não escovar os dentes por muito tempo e nem usar a mistura todos os dias.

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de óleo de coco sólido, 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio, 10-15 gotas de óleo essencial de hortelã, 2 colheres (chá) de adoçante natural stevia (opcional).

Modo de preparo: Misture tudo em um pote (preferencialmente de vidro). Aplique com uma colherinha a quantidade parecida com a da pasta de dente normal na sua escova. Se o óleo de coco estiver líquido, deixe ele em geladeira até solidificar.