7 Soluções Naturais Para Tingir o Cabelo


Chegamos a um ponto em nossas vidas em que nossos cabelos grisalhos não param de aparecer e acabamos mantendo-os tingidos o tempo todo. Felizmente, existem muitas opções para tingir o cabelo. Pode ser num salão de cabeleireiro, ou sozinho em casa, ou ainda pode optar por umspray de cor temporária.
A desvantagem? Corantes capilares tradicionais podem conter produtos químicos tóxicos e prejudiciais, como amônia ou parabenos. Assim, uma maneira de evitar esses produtos químicos é através de tinturas de cabelo naturais que usam ingredientes que você já pode ter em casa.
Abaixo estão alguns corantes capilares naturais que você pode experimentar como uma alternativa para colorir seu cabelo:
1. Suco de cenoura
Quer dar ao seu cabelo uma tonalidade laranja-avermelhada? Dependendo da cor do seu cabelo, a tonalidade pode durar algumas semanas. Para tingir o cabelo com suco de cenoura, siga esta receita:

1. Combine o suco de cenoura com óleo de coco ou azeite de oliva, e aplique a mistura generosamente no cabelo.
2. Enrole o cabelo em plástico e deixe a mistura descansar por cerca de uma hora. Em seguida, lave com vinagre de maçã. Você pode repetir isso no dia seguinte se a cor não for forte o suficiente.

2. Suco de beterraba

Se você está procurando uma tonalidade vermelha mais profunda com tons mais frios, opte por suco de beterraba, em vez de suco de cenoura. As etapas são semelhantes ao suco de cenoura. As instruções são as seguintes:

1. Misture o suco de beterraba com óleo de coco ou azeite de oliva, e aplique a mistura generosamente no cabelo e envolva o cabelo em plástico.
2. Deixe a mistura descansar por cerca de uma hora antes de lavá-la.

3. Henna

Apesar de ser usada tradicionalmente para criar tatuagens temporárias diretamente na pele, a Henna também pode ser usada para pintar o cabelo de vermelho. A henna vem em forma de pó e é a opção de tintura de cabelo natural mais duradoura e mais vibrante. A cor pode durar de quatro a seis semanas. Veja o que você precisa fazer:

1. Misture 1/2 xícara de henna com 1/4 xícara de água e mexa até que esteja uniforme e a consistência esteja como de um purê de batatas. Adicione mais água, se necessário.
2. Uma vez feito, cubra a mistura com filme plástico e deixe descansar por cerca de 12 horas. Lembre-se de que você pode precisar adicionar mais água após as 12 horas para que a mistura possa ser aplicada ao seu cabelo.
3. Em seguida, lave o cabelo sem condicioná-lo.
4. Use uma faixa de cabeça e aplique na sua pele um óleo, como o óleo de coco, ao longo da linha do cabelo. Este passo é necessário para que a henna não manche a sua pele.
5. Em seguida, aplique a mistura em pequenas seções de seu cabelo penteado e úmido, até que todo o seu cabelo esteja coberto.
6. Para chegar até a cor, enrole seu cabelo em plástico por pelo menos duas horas, e até seis antes de lavá-lo.

4. Suco de limão

O suco de limão é uma ótima maneira de descolorir o cabelo lentamente, clareando-o com o tempo. É melhor usado para obter cores claras ou loiros intensos. Ao contrário de outros métodos descritos aqui que alcançam mudanças temporárias de cor, os resultados do uso de suco de limão são permanentes. Ao aplicar suco de limão no pigmento na parte do cabelo, ele desaparecerá. A única forma de desfazer o processo é cortando a parte do cabelo que foi clareada. Para usar suco de limão para colorir seu cabelo, siga as instruções abaixo:


1. Coloque o suco de limão em um borrifador.
2. Pulverize o suco generosamente no cabelo.
3. Use um pente para espalhar e separar o suco uniformemente através do cabelo.
4. Para obter melhores resultados, exponha-se ao sol (apenas tenha cuidado para não deixar suco de limão na pele, pois, sob o sol, pode causar queimaduras).
5. Antes de lavá-lo, deixe o suco de limão agir por pelo menos uma hora.
6. Você pode fazer isso várias vezes até obter o efeito desejado.

Tenha em mente que o método do suco de limão funciona lentamente e requer algumas repetições.

5. Café
Uma xícara de café vai fazer mais do que apenas dar-lhe um impulso de cafeína. Pode ajudar a tingir o seu cabelo de uma ou duas tonalidades mais escuras e pode também cobrir alguns cabelos grisalhos no processo. Siga as dicas a seguir para tingir seu cabelo com café:

1. Faça uma xícara forte de café, e misture 1/2 xícara do café com 2 colheres de sopa de pó de café e uma xícara de condicionador de cabelo de sua prefrerência.
2. Aplique a mistura para limpar o cabelo úmido e deixe agir por pelo menos uma hora, e lave-o quando terminar.
3. Repita, se necessário.

Tenha em mente que o café não proverá uma mudança drástica no cabelo e não vai durar muito tempo. Mas se você precisa de uma diferença rápida e acessível, então é uma boa opção.

6. Sálvia

Se seu cabelo é castanho escuro ou preto e você quer escurecer um pouco, a sálvia é uma boa opção, pois além de aprofundar os tons de cabelo escuro, também pode ajudar a cobrir os cabelos grisalhos. Para usar sálvia para tingir o cabelo, siga os seguintes passos:

1. Embeba entre 1/2 e 1 xícara de sálvia seca em um litro de água fervente por pelo menos 30 minutos. Tenha em mente que, quanto mais tempo você deixá-la, mais escura será a tonalidade.
2. Deixe a água esfriar e coe a sálvia.
3. Depois de lavar e secar o cabelo com uma toalha, despeje a mistura sobre o cabelo pelo maior tempo possível, depois deixe a tinta agir por pelo menos 15 minutos antes de lavá-la.

7. Chá de camomila

Você quer cabelos mais claros? O chá de camomila pode ajudá-lo a fazer exatamente isso. Ele é especialmente eficaz para quem já tem cabelos loiros. Se esta é a aparência que você deseja criar, veja como você pode usar o chá de camomila para clarear o cabelo:

1. 1/2 xícara de camomila em água fervente.
2. Deixe a mistura descansar por meia hora e deixe esfriar as flores.
3. Depois de ter lavado o cabelo, despeje o chá pelo cabelo úmido pelo menos 10 vezes.
4. Aguarde cerca de 15 minutos antes de lavá-lo.

Você pode usar este tratamento uma única vez, mas ele é mais eficaz quando usado pelo menos uma vez por semana, a fim de manter uma cor bonita e brilhante.

Como fazer a cor da tintura de cabelo natural durar mais tempo?

Depois de ter pintado o cabelo, é preciso evitar que a cor desbote. Existem algumas maneiras de prolongar a vida do seu cabelo naturalmente tingido. Veja como:

1. Ao fazer uso de secadores, procure manter uma distância entre o ar quente e os fios.
2. Ao usar ferramentas quentes de modelagem, como a prancha, aplique um protetor térmico em seu cabelo.
3. Evite tomar banho quente e procure lavar o cabelo com água fria sempre que possível.
4. Idealmente, use um filtro de água em seu chuveiro, que pode ajudar a filtrar substâncias químicas que possam alterar a cor do seu cabelo, como cloro e metais pesados.