8 Cuidados com as lentes de contato


Usar lentes de contato é o sonho de muitas pessoas que necessitam corrigir a visão. Seja porque já se cansaram do visual com os óculos, porque os esquecem em todo lugar ou porque não têm como usar óculos em determinados momentos e trabalhos.

É preciso lembrar que lentes também necessitam de cuidados especiais diários. Por isso, se está pensando em usá-las, veja quais são os mais importantes cuidados com as lentes de contato.

Cuidados com as lentes de contato

Desde a forma como colocá-las, limpá-las e até os momentos não recomendados para uso, é preciso seguir exatamente as recomendações do oftalmologista sobre os cuidados com as lentes de contato para não acabar com problemas mais graves nos olhos.

1. Como usar lentes de contato pela primeira vez?

Para quem tem aflição ao mexer na parte interna dos olhos, colocar a lente de contato pela primeira vez pode ser angustiante. É só fazer do jeito certo para ser rápido e depois acostuma. Veja como fazer:

  1. Lave muito bem suas mãos;
  2. Enxágue as lentes na solução feita para as lentes que tiver, recomendada pelo seu médico;
  3. Confira se as lentes estão na posição correta. As bordas devem apontar para fora;
  4. Pegue uma das lentes com o dedo indicador;
  5. Use os dedos indicador e polegar da outra mão que estiver livre para segurar suas pálpebras abertas e fique olhando para frente, de preferência em frente ao espelho, olhando para o olho que vai receber a lente;
  6. Coloque com cuidado a lente no centro do seu olho. Quando encaixar, feche o olho e dê umas piscadas para sentir se encaixou e está confortável;
  7. Repita o mesmo procedimento com a outra lente para o outro olho e pronto.

Para remover as lentes, lembre-se de lavar as mãos muito bem. Depois, olhe para cima, e com uma das mãos puxe sua pálpebra inferior para baixo.

Com o outro dedo, aperte a lente com delicadeza, afastando-a da superfície do olho. Esse método é para as lentes flexíveis. Se as suas forem rígidas, pergunte ao médico como deverá fazer, de acordo com o tipo.

2. Como limpar as lentes?

Os cuidados com as lentes de contato, no sentido de limpeza, devem ser feito toda vez antes de colocá-las e assim que tirá-las. Assim você evita que micro-organismos presos nas lentes infeccionem seus olhos.

  1. Para fazer essa limpeza, tenha o hábito de estar sempre com as mãos bem limpas;
  2. Em primeiro lugar, antes mesmo de remover as lentes par lavá-las, lave o estojo. Retire o líquido que estive dentro e coloque um novo para lavar. Não use água para essa limpeza;
  3. Deixe o estojo secar por um tempo, sem usar pano ou papel toalha. Depois coloque uma nova porção da solução de limpeza em cada lado do estojo e aí sim siga com os cuidados com as lentes de contato;
  4. Então, coloque a redinha que vem com o seu estojo no ralo da pia para evitar que as lentes caiam e você as perca;
  5. Depois disso, coloque as lentes na palma da mão e pingue umas gotas da solução de limpeza que vai comprar junto com as lentes. Esfregue-as com muita delicadeza, usando o dedo;
  6. Coloque as lentes dentro do estojo e tome o cuidado de não confundir qual é do olho direito e qual é do esquerdo. Se for o caso, lave uma de cada vez.

3. Prazo de validade das lentes e do estojo

As lentes de contato possuem prazo de validade e não é sempre o mesmo. Vai depender se são lentes para uso diário e se você faz a manutenção correta de limpeza. Não use as lentes fora do prazo de validade, pois elas podem ter sua estrutura alterada com o tempo, podendo interferir na sua eficácia e prejudicar seus olhos. Você saberá dessa validade quando comprá-las ou ainda na consulta, pois o médico poderá lhe informar.

O estojo das lentes também deve ser trocado a cada três meses como forma de prevenção de infecções, mesmo que você mantenha uma boa limpeza.


4. Solução correta para limpeza de lentes

Outra etapa muito importante dos cuidados com as lentes de contato é sobre utilizar a solução de limpeza correta.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam e até costumam fazer, não é recomendado o uso de soro fisiológico para limpar as lentes. Isso porque ele não remove totalmente os resíduos de proteínas e gorduras naturais do seu olho, fazendo com que as lentes continuem sujas. Só use o soro em caso emergencial.

Você deverá usar a solução multiuso vendida junto com as lentes, que cumprem com a limpeza completa, protegem seus olhos das infecções e mantêm a boa conservação do estojo e a hidratação das lentes.

Existem soluções simples, somente para essa manutenção e limpeza básica, e as soluções bactericidas e fungicidas. Escolha a que o seu oftalmologista recomendar, de acordo com seus hábitos, estilo de vida e a sensibilidade dos seus olhos.

5. Cuidados com irritação/inflamação

Os principais cuidados com as lentes de contato no sentido de evitar irritação e inflamação nos olhos são a respeito da higienização correta, como você já viu nos tópicos anteriores. Também quanto a respeitar o prazo de validade, mas não é só isso.

Você deve evitar usar produtos como soro fisiológico e água boricada nos olhos, dando preferência para soluções lubrificantes recomendadas pelos seu médico. O soro não é hidratante e inclusive aumenta o ressecamento dos olhos, podendo não só prejudicar as lentes, mas também sua visão.

Também deve evitar ficar com as lentes de contato nos olhos por mais de 10 ou 12 horas seguidas, especialmente se não tiver um lubrificante adequado por perto. Mais do que esse tempo, corre o risco de as lentes aderirem ao globo ocular por causa da secura excessiva e aí somente o médico vai poder removê-las.

6. Pode dormir com as lentes?

Existem tipos de lentes gelatinosas que são bem permeáveis e permitem que você durma com elas de vez em quando, mas de modo geral não é recomendado. O ideal é sempre remover as lentes, fazendo todo o processo de higienização, sempre antes de dormir. A principal razão é que as lentes podem atrapalhar a oxigenação do seu globo ocular, mesmo com os olhos fechados, causando irritação.

7. Usar maquiagem com lente de contato faz mal?

Se você tem dúvida sobre em que momento colocar as lentes para se maquiar, a resposta é antes. Primeiro coloque as lentes depois aplique a maquiagem. Na hora de remover, primeiro remova as lentes, depois a maquiagem. Assim é mais garantido evitar que as lentes entrem em contato com os produtos cosméticos e tenham sua validade comprometida.

O mesmo vale para quando for entrar no mar ou na piscina. Evite estar com as lentes, a menos que não consiga enxergar sem elas. Nesse caso, seu médico deverá fazer essa recomendação e indicar o melhor tipo de lentes para o seu caso.

8. Relação entre lentes de contato e medicação

Alguns medicamentos podem provocar o ressecamentos e ardência dos olhos, como determinados anticoncepcionais, antibióticos, anti-histamínicos, remédio para pressão, para arritmia cardíaca e até analgésicos.

Então, se usa ou precisar fazer um tratamento com algum tipo de medicamento, observe se sente alguma mudança no conforto da sua visão e informe seu médico sobre isso. Para que possa continuar usando as lentes de contato, tenha sempre um lubrificante adequado para manter a visão e as lentes funcionando corretamente.