8 dicas para aprender a escovar os cabelos em casa


Toda mulher adora anda nos “trinques”, com os cabelos bonitos e, se possível, escovados, não é mesmo? Mas e quando o tempo para o salão ou a grana não sobram? Será que você sabe se virar e escovar os cabelos em casa?

A maioria das mulheres, claro, vão dizer que não. Até porque, segundo muita gente por aí, não dá para escovar os cabelos em casa e conseguir o mesmo efeito bonito, solto, profissional e duradouro dos salões de beleza, não é?

Hoje, no entanto, você vai descobrir que isso tudo é conversa mole e que você não só vai escovar os cabelos em casa se não quiser. Isso porque o processo todo é muito fácil e sim: você pode conseguir um resultado bonito, como o das escovas profissionais.

Aprenda a escovar os cabelos em casa:

1. Limpeza

A primeira coisa que você precisa cuidar para escovar os cabelos em casa e ter um efeito de salão é a limpeza de seus fios. Escolha um shampoo neutro, remova todos os resíduos de sujeira e do próprio produto. Prefira uma água quase fria.

2. Retire o excesso de umidade

Depois de limpos, chegou a hora de secar um pouco os fios. Para escovar os cabelos em casa e ter um efeito profissional é preciso tirar, pelo menos, 50% da umidade dos cabelos antes de começar a escová-lo.

Mas, nunca torça ou esfregue os cabelos com a toalha, viu? Faça tudo com o secador.

3. Desembarace

Use mousse para desembaraçar os fios e comece o processo a partir das pontas. Só depois, com cuidado, e aos poucos, vá até a raiz e ao comprimento do cabelo. Em seguida, aplique um cosmético que proteja contra os efeitos térmicos do secador e da chapinha e separe os cabelos em mechas finas.


4. A escova merece atenção

Para um melhor efeito nos fios, mesmo quando se escovar os cabelos em casa, é preciso prestar atenção na escova usada. As com cerdas de javali são as mais indicadas, por serem mais macias. No entanto, se seus fios forem mais grossos, você pode usar escovas com cerdas de nylon. Cabelos encaracolados, por outro lado, vão melhor com escovas de cerâmica.

5. O bocal do secador

Jamais encoste o bocal do secador nos fios para não deixá-los queimar. O ideal, aliás, é manter uma distância segura, ao mesmo tempo em que você posiciona o jato de ar na diagonal, seguindo com ele da raiz para as pontas.

6. Escovação dos fios

Agora, chegou o momento mais importante de escovar os cabelos em casa: a escovação dos fios em si. Para isso, use secador quente e comece escovando pela raiz, de como a levantá-la. Aí então, puxe, levemente, de cima para baixo.

7. Bobes para efeito natural

Assim que você terminar com a última mecha, use o jato frio do secador para separar os fios. Então, coloque bobes grandes no topo da cabeça e os deixe lá por 10 minutos ou mais um pouco. Isso vai ser o acabamento, com aquele ar profissional de salão, sabe?

Já, se você tiver cabelos cacheados, depois de escovar os cabelos em casa, talvez seja preciso arrematar o processo com a chapinha. Isso vai fazer com que seus fios fiquem mais lisos por muito mais tempo.

8. Finalização

Então, é só soltar os fios e colocá-los do jeito que você mais gostar, mas prefira um visual mais natural, certo? Então, borrife um pouco de spray para uma leve fixação e você vai estar pronta para qualquer ocasião.

DICA: evite pomadas e outros produtos oleosos na finalização, ao escovar os cabelos em casa. Eles podem estragar o efeito da escova.