8 dicas para melhorar o funcionamento dos seus rins


Os rins são órgãos delicados e vulneráveis ​​a fatores como dieta inadequada, estresse e emoções negativas. É importante cuidar deles para prevenir condições graves, especialmente se você tiver um histórico pessoal ou familiar de problemas renais. Neste artigo, compartilharemos 8 dicas para melhorar a função renal por meio de dieta, remédios naturais e truques simples.

1. Beba água

Beber água ao longo do dia é a forma mais simples, barata e natural de cuidar dos rins e prevenir cálculos renais, inflamações e infecções. No entanto, certifique-se de que a água tenha pouco sódio. Se não for, poderia fazer mais mal do que bem. Beba pelo menos 6 xícaras de água por dia. Espalhe ao longo do dia, sempre entre as refeições, e principalmente a primeira coisa com o estômago vazio.

2. Controle sua ingestão de sal

Uma pequena quantidade de sal por dia é boa para você, desde que não seja refinada (escolha sais do mar, sal do Himalaia, etc.). O problema é se você consome muito, seja em refeições prontas ou como condimento. Refeições congeladas tendem a conter sal de mesa, que é apenas cloreto de sódio e não contém o equilíbrio de minerais e oligoelementos que seu corpo precisa.

Se você consumir muito sal, seus rins precisarão reter mais água para poder processá-lo, o que causa um desequilíbrio de fluidos em seu corpo.
Ao mesmo tempo, causa aumento da pressão sanguínea, o que danifica os néfrons ao longo do tempo. Reduza sua ingestão de laticínios

3.Laticínios: queijo, ovos e iogurte.

O sal não é o único alimento que é prejudicial aos seus rins. Leite e produtos lácteos aumentam a quantidade de cálcio removida do seu corpo através da urina. Isso pode aumentar o risco de pedras nos rins, especialmente se você não bebe muita água e tem uma predisposição genética. As pessoas que consomem produtos lácteos para o cálcio devem lembrar que o cálcio em laticínios não é digerido adequadamente. Pode danificar seus rins a longo prazo.


4. Reduza o açúcar

Rins, junto com seus pulmões, são responsáveis ​​por equilibrar o pH do seu sangue. O consumo de açúcar aumenta a acidez do seu corpo, o que pode sobrecarregar seus rins. Embora sempre tenhamos falado que o sal é a principal causa de problemas renais, o açúcar também pode afetá-lo negativamente. Você pode optar por alternativas saudáveis, como stevia ou açúcar de coco.

5. Suor

Cada vez que você sua, reduz a carga nos rins. Suar é outra maneira de remover líquidos e toxinas do seu corpo. Como resultado, a transpiração pode ser uma excelente maneira de melhorar a função renal.

6. Limpeza dos rins

Uma ou duas vezes por ano, especialmente quando as estações mudam, é uma boa ideia fazer algum tipo de limpeza ou desintoxicação. Ajudará os seus rins a eliminar toxinas e a melhorar globalmente a função hepática e renal.

7. Medo e seus rins

Emoções negativas também podem afetar a função do órgão. A raiva danifica o fígado, a tristeza danifica os pulmões e, nos rins, o principal culpado é o medo. Terapeutas profissionais podem ajudá-lo a aprender a encarar a vida com coragem e otimismo.

8. Aplicando calor

Como o fígado, os rins podem se beneficiar do calor aplicado localmente usando uma garrafa de água quente ou uma almofada de aquecimento. É muito importante evitar que correntes frias atinjam a área dos rins se estiver com problemas renais.