9 Dicas Para Limpar a Sua Casa e Acessórios Usando Limão


Quantos produtos de limpeza você já viu por aí que têm aroma de limão ou que tenham o seu sumo na composição? Esta pequena fruta de sabor ácido e intenso é amplamente usada na culinária para preparo de doces e salgados, mas poucos sabem que ela também é muito eficiente na limpeza do dia a dia, pois contém fortes bactericidas que eliminam sujeiras e odores.
Selecionamos aqui 9 dicas excelentes de como você pode usar o limão na limpeza do dia a dia. Confira.

1. Limpar a cafeteira

Se você usa cafeteira elétrica ou até mesmo outro acessório para preparo do café, coloque o suco de três limões espremidos no reservatório de água. Adicione então a água e deixe de molho por 30 minutos, então ligue a cafeteira para que ela faça o processo todo sem café. Feito isso, aguarde mais meia hora e então enxágue com água e sabão.

2. Tirar o cheiro ruim da lixeira

É inevitável que as lixeiras fiquem com um odor desagradável depois de um tempo de uso. Para evitar que isso aconteça, basta deixar algumas rodelas de limão no fundo, e depois colocar o saco plástico. É importante trocar essas fatias de tempos em tempos, no mínimo uma vez por semana.

3. Remover odor das mãos

Sabe quando você vai cozinhar e tem que lidar com alimentos com cheiro forte, como alho, cebola ou aves cruas? Nem sempre o sabonete consegue dar conta, não é mesmo? Para isso, basta esfregar um pouco de suco de limão nas mãos, e aí sim lavar com água e sabão. Mas cuidado: nunca exponha sua pele com suco de limão ao sol para evitar manchas.

4. Desinfetar a máquina de lavar louças

Se você tem esse eletrodoméstico em casa, sabe que ele também vai ficar com odor conforme o uso contínuo. Para evitar que o odor fique forte e até mesmo permanente, basta colocar suco de limão no dispositivo de sabão para neutralizar esse cheiro.


5. Manter acessórios de aço inoxidável brilhando

Se você tem acessórios de cozinha de aço inoxidável, sabe que, por mais que cuide e deixe tudo limpinho, infelizmente vão ficar manchados. Para deixá-los sempre brilhante, faça uso desta dica com regularidade: corte um limão ao meio e coloque um pouco de sal. Então basta esfregar nos seus acessórios para deixá-los com aparência novinha em folha. O mesmo truque vale para torneiras.

6. Limpar o micro-ondas

Esprema um limão e o coloque o sumo em um pirex ou outro acessório de vidro que possa ir ao micro-ondas. Ligue o aparelho e deixe por 6 minutos.  O vapor do suco de limão vai limpar o interior do micro-ondas e remover odores e manchas. Depois é só secar com um pano limpo.

7. Limpar utensílios de madeira

Utensílios de madeira como tábua de corte, colheres, rolo de massa, tigelas de salada e muitos outros podem ser limpos com limão. Basta aplicar um pouco do sumo da fruta e esfregar bem para remover odores e manchas. Depois é só passar sabão e enxaguar com água corrente.

8. Prevenir surgimento de mofo

Misture partes iguais de suco de limão e bicarbonato de sódio. Esfregue essa mistura em locais mais propícios a mofo, como banheiro, por exemplo. Deixe agir por três horas e então remova esfregando com água.

9. Remover odor da cozinha

A cozinha é um dos ambientes da casa mais propícios a odores persistentes, principalmente após o preparo de frituras ou peixes, por exemplo. Para acabar com esse problema, coloque em uma panela um pouco de água e rodelas de limão. Leve ao fogo e deixe ferver por 30-45 minutos. O vapor da água com limão ajuda a purificar o ambiente.