9 Maneiras de Limpar Manchas do Carpete


Antes de contratar um serviço de limpeza caro, experimente uma dessas soluções domésticas confiáveis para ajudá-lo a eliminar qualquer tipo de mancha de carpete resistente. Não importa o que você tenha derramado em todo o carpete, essas nove dicas certamente ajudarão.
1. Sal

O sal é um excelente removedor de manchas de carpete. Se derramar vinho tinto no tapete branco, enquanto o vinho tinto ainda estiver molhado, coloque um pouco de vinho branco para diluir a cor. Depois, limpe o local com uma esponja e água fria, polvilhe a área com sal e espere cerca de 10 minutos. Então, limpe o que sobrou.

Se você notou uma mancha de comida gordurosa em seu tapete, em seguida, misture uma parte de sal para quatro partes de álcool e esfregue com força sobre a mancha. Apenas tenha cuidado para esfregar na direção do ‘pelo’ natural do tapete.

O sal também é ótimo para limpar ketchup. Você precisa agir rápido, já que uma vez que seca, será quase impossível sair. Simplesmente polvilhe o sal por toda a mancha e deixe descansar por alguns minutos, depois aspire. Limpe com uma esponja qualquer resíduo e continue jogando sal e aspirando até que a mancha tenha desaparecido completamente.

2. Cerveja

Limpar manchas de café ou chá do carpete parece impossível, mas acredite ou não, você pode eliminá-las com um pouco de cerveja. Tudo que você precisa fazer é esfregar a cerveja levemente no material e a mancha deve desaparecer. Note, no entanto, que você pode ter que repetir o processo algumas vezes para remover todos os traços da mancha.

3. WD-40

Seu tapete não precisa ser jogado no lixo por causa de uma mancha. Simplesmente pulverize a mancha com o WD-40 e aguarde um minuto ou dois, depois use o limpador normal ou limpe suavemente a área com uma esponja, água morna e sabão. Continue a usar este método até a mancha desaparecer completamente.

4. Bórax

Umedeça a área manchada, depois esfregue um pouco de bórax e deixe a área secar. Aspire ou enxugue com uma solução de partes iguais de vinagre e água com sabão e deixe secar. Repita se necessário. Antes de fazê-lo, teste esta opção em um canto invisível do tapete ou em um pedaço de tapete antes de aplicá-la à mancha.

5. Bicarbonato de sódio


O bicarbonato de sódio é provavelmente sua melhor escolha para limpar rapidamente qualquer mancha de vômito ou urina. Limpe os excessos, em seguida, despeje bicarbonato de sódio sobre a área afetada e apalpe com papel-toalha. Deixe a mistura caseira secar completamente antes de limpar o resíduo. O bicarbonato de sódio irá limpar, higienizar e desodorizar o local. Também pode ser usado para tirar manchas de gordura quando combinado com partes iguais de sal. Tudo que você precisa fazer é polvilhar a mistura no local com gordura e usar uma escova de cerdas duras para esfregar. Então deixe descansar por 4 ou 5 horas. Quando terminar, limpe para remover completamente a mancha.

6. Água gaseificada

Águas gaseificadas funcionam maravilhosamente em urina de animais e outras manchas difíceis. Para fazer isso, limpe imediatamente o excesso de urina papel-toalha, em seguida, despeje a água com gás e seque novamente. Em seguida, esfregue com o shampoo de carpete diluído. Essa bebida também remove manchas de café e chá. Tudo o que você precisa fazer é despejá-lo livremente sobre a mancha e secar.

7. Panos umedecidos de bebê

Este simples truque de limpeza pode ser usado para remover manchas do tapete ou carpete. Os lencinhos também podem ser usados como um removedor de manchas caseiro ao absorver líquidos de suas roupas e móveis estofados.

8. Escovas de dentes

Há casos em que a remoção de uma mancha pode ser difícil, principalmente quando ela está mergulhada profundamente em fibras macias. Para remover essas manchas profundas, tente usar uma escova de nylon de cerdas macias para absorver suavemente o agente de remoção de manchas (como alvejante ou vinagre) até que a mancha desapareça completamente.

9. Cubos de gelo

Se você, de alguma forma, tem goma de mascar presa às fibras do seu tapete, usar um cubo de gelo será o único removedor de manchas que você precisará. Simplesmente coloque cubos de gelo em um saco plástico, deixe sobre a goma por alguns instantes e, em seguida, raspe com uma faca de manteiga e depois limpe com um fluido de limpeza a seco.