9 Melhores alimentos laxantes para combater a prisão de ventre


Os alimentos laxantes naturais ajudam a manter o bom funcionamento do intestino e combatem a prisão de ventre. Aqueles que são ricos em fibras podem ajudar no emagrecimento, melhoram a evacuação e previnem o organismo de doenças intestinais.

Mas cuidado, pois não podem ser consumidos em excesso ou podem causar problemas hidroeletrolíticos. Para não correr esse risco, ingira bastante água, pois esses alimentos laxantes vão ajudar a eliminar água do seu corpo, e você precisa manter o organismo hidratado.

9 Melhores alimentos laxantes para combater a prisão de ventre

Além desses alimentos serem muito saborosos e versáteis, também são bons para o funcionamento do intestino.

1. Mamão

O mamão já é muito conhecido por ser um dos alimentos laxantes que estimulam o intestino. Essa fruta tem quase o dobro de fibras do que muitas outras frutas, por exemplo. Além disso, o mamão é rico em nutrientes como vitamina C, magnésio e potássio.

2. Ameixa

A ameixa também é muito conhecida pela sua capacidade laxante e é rica em fibras. É importante consumir as ameixas com casca, pois nelas se encontra a maior quantidade de fibras e capacidades antioxidantes.

Essa fruta colabora para a perda de peso, regula níveis de pressão sanguínea e reduz probabilidades de desenvolvimento de doenças digestivas. Além disso, é rica em vitamina A, C e vitaminas do complexo B, contendo também potássio, ferro e fósforo, que são importantes para o organismo.

3. Couve-flor

A couve-flor é considerada um dos alimentos mais saudáveis do mundo, sendo um dos vegetais mais ricos em nutrientes. Esse vegetal tem propriedades antioxidantes e ainda possui vitaminas como vitamina C, K e vitaminas do complexo B, além de manganês, potássio, fósforo e fibras.

A ingestão desse alimento colabora para a desintoxicação do corpo, colabora para o emagrecimento e é excelente para a saúde do estômago, protegendo-o de possíveis doenças que possam se desenvolver.

4. Linhaça

A semente de linhaça é rica em ácidos graxos do tipo ômega-3 e é rica em fibras. Ela é uma ótima aliada das dietas, que, além de ser saudável, também dá saciedade por mais tempo e ajuda a manter um fluxo saudável do funcionamento do intestino.

As sementes têm propriedades antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce e que ajudam a estabilizar os níveis de colesterol.


5. Sementes de Chia

Aproximadamente um terço da semente de chia contém fibra, por isso ela está entre os alimentos laxantes. A chia também ajuda você a perder peso, pois absorve água e expande-se no estômago, dando a sensação de saciedade por mais tempo. Essa semente também é rica em vitaminas, proteínas, antioxidantes e minerais, que ajudam a manter o corpo nutrido.

6. Abóbora

A abóbora contém uma grande quantidade de fibras e poucos carboidratos, sendo assim uma ótima aliada das dietas. As fibras em sua composição são ideais para combater a prisão de ventre, e as sementes dela contém ainda mais quantidade desse nutriente.

Ela é considerada muito boa para combater constipações, pois é rica em vitaminas A, C, E, K e vitaminas do complexo B. Também é rica em minerais como manganês, cálcio, ferro, zinco e outros importantes para o organismo.

Você pode incluir esse vegetal em diversas refeições, pois é muito versátil. Experimente inclui-la em refeições como sopas, purês, assados, saladas ou até no feijão, por exemplo.

7. Abacate

Esse fruto é rico em fibras, contendo 20% da quantidade diária recomendada. Também é rico em potássio, vitamina K e é uma ótima fonte de gorduras boas. O abacate está cheio de nutrientes como as fibras, o potássio, o ácido fólico e as vitaminas A, E e K.

8. Brócolis

O brócolis é um ótimo antioxidante, rico em proteínas, e também é um dos alimentos laxantes por ser rico em fibras. Além disso, o brócolis tem muitos outros benefícios, contendo vitaminas A, C e K, vitaminas do complexo B, e nutrientes como cálcio, potássio, fósforo e manganês.

Esse alimento contém diversas propriedades benéficas para a saúde, sendo aliado da perda de peso e poderoso desintoxicante para o organismo. Além disso, estimula o bom funcionamento do intestino e do estômago.

9. Aveia

A aveia é rica em fibra e ajuda a regular os níveis de colesterol e colabora para a prevenção de doenças cardiovasculares. O farelo de aveia é a forma mais eficaz de consumir as fibras, que ajudam a absorver gorduras e a manter o bom funcionamento do intestino.

Loading...