Açaí engorda ou emagrece? Descubra a resposta!


O açaí se tornou queridinho de todas as tribos, desde aqueles que adoram o sabor até quem usa o ingrediente como pré e pós treino. Apesar dos seus inúmeros benefícios, no entanto, há controvérsias sobre se açaí engorda ou não, pois ele é bastante calórico.

Afinal, açaí engorda ou não?

Depende da forma como você consome. Uma porção de 100 gramas do fruto in natura tem 60 calorias, número considerado baixo. Se consumido dessa forma o açaí não engorda e ainda ajuda a perder peso, já que é rico em fibras e propriedades anti-inflamatórias.

O problema é o xarope de guaraná adicionado à polpa para que deixar o sabor mais doce e aumentar a aceitação no mercado. Para se ter ideia, a mesma porção que antes tinha apenas 60 calorias, conta com 110 calorias quando o xarope é adicionado.

Isso sem falar nos ingredientes adicionais, como granola, frutas, leite condensado, paçoca, leite em pó, entre outros, que não só reforçam que o açaí engorda como também o transformam em bomba calórica. Nesses casos, o valor calórico sobe facilmente para quase mil calorias!

Como consumir o açaí?

A dica é consumir a polpa sem o xarope de guaraná para que o açaí traga o efeito desejado de saciedade sem ganho de peso. Você pode acrescentar uma banana e bater com um pouco de água. Se quiser matar a vontade de doce, adicione uma colher de chá de mel ou melaço de cana.

A média ideal é entre 100 gramas e 200 gramas por dia, somente três vezes na semana. Consuma antes dos exercícios físicos para garantir a dose certa de energia, além de vitaminas e minerais.

Informações nutricionais do açaí

Em uma porção de 100 gramas de açaí você encontra, em média:


  • 3,8 gramas de proteínas;
  • 12,2 gramas de gorduras;
  • 36,6 gramas de carboidratos;
  • 2,6 gramas de fibras;
  • 124 mg de potássio;
  • 360 mg de vitamina B1;
  • 17 mg de vitamina C;
  • 118 mg de cálcio;
  • 11,8 mg de ferro;
  • 0,5 mg de fósforo.

Benefícios do açaí

Agora que você sabe que açaí engorda dependendo da maneira como é consumido descubra os benefícios desse fruto tão amado no Brasil.

Faz bem para o coração

Com ácidos graxos insaturados e gorduras boas, o açaí é altamente benéfico para o coração e, consequentemente, para a pressão arterial. Estudos também comprovam que consumir 100 gramas da polpa duas vezes ao dia ajuda a reduzir a glicemia, insulina e colesterol ruim.

Previne o envelhecimento precoce

Rico em antioxidantes, o açaí inibe a produção dos radicais livres responsáveis pelo estresse, envelhecimento precoce da pele, produção de células cancerígenas e mal de Alzheimer.

Fortalece a imunidade

A vitamina C presente no açaí dá um reforço no sistema imunológico, enquanto o ferro e vitaminas do complexo B previnem a anemia.

Ajuda na perda de peso e no bom funcionamento do intestino

As fibras dão sensação de saciedade, o que ajuda a comer menos e, consequentemente, perder peso. Elas também permitem que o intestino funcione melhor, o que também ajuda a emagrecer.

Loading...