Afinal, Podemos Tomar Medicamentos Vencidos? Descubra Aqui


Esta é uma boa notícia que vai fazer muitas pessoas economizarem muito dinheiro: você vai poder usar diversos medicamentos com prazo de validade vencido, e até mesmo por anos! De acordo com um relatório publicado no Jornal da Associação Médica Americana (AMA), certos tipos de medicamentos podem manter grande parte de sua funcionalidade por até 40 anos…

Por que os remédios têm prazo de validade? 

De acordo com a Harvard Health Letter, publicação da Universidade Harvard, a data de validade é uma exigência legal imposta em 1979 pela Food and Drug Administration (FDA), órgão federal que controla medicamentos e alimentos nos Estados Unidos. Segundo a FDA, a data deve ser até quando “o fabricante puder garantir a potência e a segurança total do medicamento”. Pesquisas mostram que 90% de mais de 100 tipos de medicamentos, tanto vendidos sem prescrição como com prescrição, podem ser usados até 15 anos depois de supostamente terem expirado.

Um relatório do importante site Medscape afirma que as datas de validade não indicam quanto tempo a medicação “é realmente ‘boa’ ou segura de usar”, e, de fato, muitas autoridades médicas afirmam que não há problema em tomar diversos remédios com prazo de validade expirado.

E qual o prazo mais seguro? 

O estudo da AMA foi realizado por 15 anos, e os pesquisadores analisaram diversos medicamentos com 14 ingredientes ativos distintos vencidos entre 28 e até 40 anos. Os resultados revelaram que a maioria dos ingredientes ativos ainda eram pelo menos 90% eficazes, o que é considerado a potência mínima aceitável. As únicas drogas que caíram abaixo desse limiar foram aspirina, fenacetina (analgésico) e anfetamina (para transtorno do déficit de atenção e narcolepsia).


Francis Flahery, ex-diretor do programa de testes do FDA, declarou que “as datas de vencimento colocadas pelos fabricantes normalmente não influenciam se o medicamento é utilizável por mais tempo.” Ele também ressaltou que essas datas eram tipicamente usadas para “marketing”, e não por razões científicas. Afinal, não é rentável ter produtos em uma prateleira por 10 anos, pois os fabricantes querem rotatividade para gerar mais lucro.

Exceções importantes 
Esses medicamentos devem ser evitados caso a data de validade esteja expirada:
• Insulina
• Antibióticos líquidos
• Nitroglicerina
• Tetraciclina

Como tomar a decisão correta 
“Dado que os americanos gastam atualmente mais de 300 bilhões de dólares por ano em medicamentos prescritos”, afirma o relatório da AMA, “ampliar as datas de expiração poderia gerar enormes economias nos gastos com saúde”.

Se você está pensando em tomar um medicamento vencido, deve primeiro considerar o que é e por que precisa tomar. Se estiver listado na lista de exceções acima, ou se você precisa de 100% de sua eficácia, então descarte e compre novos medicamentos. Em caso de dúvidas, é sempre bom consultar as informações com um farmacêutico ou médico. E vale lembrar que esse estudo foi realizado apenas nos Estados Unidos, ou seja, os resultados ainda não chegaram a outros países, como o Brasil.

Loading...