Água de alho: saiba 5 benefícios


Você sabia que a água de alho possui diversos benefícios para sua saúde? Esta receita purifica o sangue, protege contra problemas respiratórios, fortalece o sistema imunológico, combate a anemia e favorece o funcionamento dos rins e bexiga.

Então, o alho está presente no seu dia a dia? Se a resposta for negativa, é melhor você pensar duas vezes!

Conhecido remédio desde os tempos passados, o alho é rico em alicina, vitaminas A, B, C e E, bem como em potássio, fósforo, ferro e cálcio. Além disso, possui cerca de 200 compostos químicos como óleo volátil e enzimas.

Sabe aquele cheiro forte do alho? Ele é fruto da ação da aliina, que tem forte poder antibiótico. Outro composto importante é o ajoeno, que funciona como um anticoagulante, deixando o sangue sempre em melhores condições

Dada a diversidade de elementos presentes neste pequeno alimento, ele é um excelente antisséptico, antimicrobiano, antifúngico e anti-inflamatório.

A água de alho é capaz de destruir cerca de 14 bactérias, causadoras de infecções, desde as mais simples, como acnes, furúnculos e celulites, até as mais graves.

Água de alho emagrece?

Sim, ela ajuda a emagrecer. O alho age como um redutor de apetite, pois emite sinais de saciedade para o cérebro, fazendo com que as refeições possam ser menores e mais espaçadas.

Além disso, é um excelente termogênico, acelerando o metabolismo e a consequentemente a queima de gorduras.

Essa queima de gorduras gera também o envio de uma maior quantidade de energia para o corpo, viabilizando assim uma maior disposição para atividades físicas.

Benefícios para a saúde

Que o alho é um poderoso remédio, você já sabe, mas quais são os benefícios da água de alho para a saúde?

1. Antibiótico

O consumo do alho em jejum é um poderoso antibiótico natural, sendo capaz de oferecer um grande suporte ao combate a inflamações na garganta, ouvido e outras infecções de cunho bacteriano.

Isso acontece porque as bactérias se encontram mais expostas quando acordamos, tornando mais fácil eliminá-las, além do organismo estar mais apto a processar os elementos curativos.

2. Hipertensão

Para quem sofre de hipertensão, o alho é também um alívio para os sintomas. Ele deixa os batimentos cardíacos sob controle, reduzindo os riscos relacionados à doença.

Além disso, a água de alho é boa para melhorar a circulação, pois afina o sangue, evitando o surgimento de problemas cardíacos. Essa bebida também colabora para o bom funcionamento do fígado e da vesícula.

3. Boa para a digestão

Além de todos os benefícios para o sistema cardiovascular, a água de alho também é uma ótima aliada nocombate aos problemas de estômago e diarreia, regulando o funcionamento do sistema digestivo.

O alho ainda é considerado um dos alimentos mais poderosos para ajudar a desintoxicar o organismo, fazendo com que as crises de diarreia possam ser sanadas mais rapidamente, eliminando o agente causador.


4. Controle do colesterol

Se você consumir cerca de meio dente de alho por dia, pode chegar a diminuir cerca de 9% dos índices de colesterol. Mas atenção: você não deve exceder o consumo de 3 dentes ao dia.
Se consumida com regularidade, a água de alho pode oferecer um controle mais efetivo do colesterol.

5. Fortalece a imunidade

Para prevenir infecções por vírus, bactérias ou fungos, o uso da água de alho é essencial, pois contém elementos nocivos a esses três agentes infecciosos, sendo assim recomendada a sua ingestão para fortalecer a imunidade.

Como fazer água de alho

Você vai aprender aqui dois métodos para fazer sua água de alho, escolha a que achar mais adequada.

Com álcool

Ingredientes

Alho: ½ xícara (chá);
Vodca ou vinagre de álcool: 1 xícara (chá).

Modo de preparar

  1. Amasse o alho com um moedor ou processador de alimentos;
  2. Ponha em um recipiente com tampa e complete com vodca ou vinagre, sempre em quantidade duas vezes maior que a de alho;
  3. Misture e tampe, deixando descansar por duas semanas;
  4. Depois, coe e coloque o líquido em um conta-gotas de vidro escuro.

Você pode usar de 5 gotas dessa água de alho até quatro vezes por dia. Se armazenar em local fresco e fora do sol, essa solução dura 6 meses.

Com água

Ingredientes

Alho: 2 dentes;
Água: 200 ml;

Modo de preparar

  1. Pique o alho e acrescente a água;
  2. Deixe mistura descansar a noite toda;
  3. Pela manhã, coe o líquido e beba em jejum.

Tome a bebida por trinta dias seguidos. Se quiser continuar, dê uma pausa de 7 dias antes de repetir o processo.

Como e quando beber

O ideal é consumir a água de alho em jejum, para potencializar seu efeito, mas pode ser usada ao longo do dia, se houver algum impeditivo pela manhã. Porém, busque horários nos quais seu metabolismo estará mais elevado, como antes de atividades físicas.

Beba pura, sem açúcar ou outro tipo de adoçante. Se o sabor for muito forte para você, teste usar um canudo, para ter menos contato com as papilas gustativas.

Contraindicações e cuidados

Como todo medicamento, natural ou não, deve-se ter atenção às contraindicações. Não devem fazer uso do alho, pessoas que:

  • Tenham síndrome do intestino irritável;
  • Tenham alguma doença relacionada à coagulação do sangue;
  • Tomam anticoagulantes;
  • Tenham trombose;
  • Sofram mensalmente com um fluxo muito forte durante a menstruação;
  • Tenham miomas no útero;
  • Sofram com quedas de pressão constantes;
  • Estejam próximas a realizar algum procedimento cirúrgico, de qualquer porte ou após alguma cirurgia;

Por isso, sempre pergunte para seu médico antes de utilizar algum medicamento natural, lembrando que cada organismo reage de forma diferente aos tratamentos.

Loading...