Água de coco engorda: sim ou não? Veja qual a verdade!


Nutritiva, refrescante e excelente para repor os sais minerais depois de uma desidratação, a água de coco é repleta de benefícios. Apesar disso, quando consumida em excesso, a água de coco engorda, o que pode fazer com que algumas pessoas tenham receio de consumi-la. Mas isso não significa que você deve exclui-la do seu dia a dia.

Água de coco engorda ou emagrece?

A água de coco é composta de 95% de água e 5% de vitaminas e minerais, como vitaminas do complexo B e C, potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, sódio e cobre. Em média, 100 ml de água de coco possui 20 calorias, 4 gramas de carboidratos, 1 grama de proteínas, 0,2 gramas de gordura e 1 grama de fibras.

Nenhum alimento está livre de calorias e carboidratos, sendo a água o único totalmente livre. Mas isso não significa que a água de coco engorda, e sim que ela possui calorias como qualquer outra bebida.

É muito mais saudável, inclusive, consumir água de coco em vez de sucos e chás industrializados, cheios de conservantes e açúcar. A bebida ajuda a repor as energias, hidratar o corpo e repor nutrientes importantes, portanto pode e deve ser consumida.

No entanto, se estiver de dieta e fugindo de qualquer coisa que lhe ajude a ganhar peso, dê preferência para a água mineral, que é o único alimento 100% livre de calorias e carboidratos. O consumo da água de coco também não é totalmente liberado: o máximo recomendado por dia é 600 ml.

Como tomar água de coco para emagrecer?

O boato de que água de coco engorda é falso. Embora ela não seja exatamente uma bebida que emagrece, pode se dizer que dá uma forcinha extra nesse processo. Quando acrescentada aos sucos detox, feitos com gengibre, verduras e frutas, ela agrega valor nutricional, além de ser um excelente diurético, do mesmo calibre do chá verde, chá de cavalinha e chá de hibisco.

Por ser diurética, a água de coco ajuda na eliminação das toxinas do organismo, mas o consumo é limitado. Caso contrário, pode eliminar nutrientes importantes para o corpo e provocar sobrecarga renal.


O potássio está presente em grande quantidade, cerca de 160 miligramas, o que permite uma melhor digestão dos alimentos e funcionamento intestinal. Vale lembrar que a versão natural é muito mais saudável e recomendada que aquela vendida em caixinha, na qual boa parte dos nutrientes são perdidos e há acréscimo de conservantes.

Outros benefícios da água de coco

Você já sabe que é mentira que a água de coco engorda e que na verdade ela tem função diurética e ajuda seu intestino a funcionar melhor. Veja outras vantagens de incluir a bebida no seu dia a dia, seja in natura ou no meio dos sucos.

Controla a pressão arterial

O potássio, presente em grande quantidade, quando associado ao sódio, ajuda a regular a pressão arterial, sendo uma boa opção para os hipertensos.

Previne o envelhecimento precoce

Riquíssima em vitamina C e vitaminas do complexo B, além do aminoácido arginina, a água de coco combate os radicais livres e retarda o envelhecimento precoce; a pele fica mais hidratada e menos oleosa.

Previne o câncer

Esses mesmos radicais livres combatidos pelos antioxidantes são responsáveis pela formação de células cancerígenas. A longo prazo, o consumo de água de coco evita tumores.

Evita problemas nos rins

Por ser um poderoso diurético, a água de coco mantém os rins limpinhos e previne a formação de cálculos renais e infecções no trato urinário.

Diminui o cansaço e o estresse

O magnésio e o potássio, presentes em grandes quantidades, reduzem o cansaço e a sensação de fadiga, além de manter o estresse sob controle.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.