Aprenda a fazer esse repelente natural caseiro altamente efetivo


A loção repelente de mosquitos funciona muito bem e não possui ingredientes tóxicos, mas devemos ter certeza de que não temos alergia a nenhum dos componentes. Nesse caso, o que nós fazemos, devemos parar de usar a loção. Se você der uma olhada nos ingredientes na parte de trás do seu repelente de mosquitos, você perceberá que vários dos ingredientes são prejudiciais à sua saúde. É melhor obter um repelente de mosquitos natural não tóxico eficaz.

Abaixo pode ensinar-lhe como fazer uma loção repelente de mosquitos caseira usando apenas ingredientes naturais, como citronela ou gerânio egípcio.

Repelentes de mosquito convencionais

Um repelente contra mosquitos convencional contém vários ingredientes tóxicos. Estas substâncias podem infiltrar-se nos poros da pele e entrar na corrente sanguínea, o que pode ser prejudicial para vários órgãos. Abaixo você encontra os componentes mais tóxicos.

Muitos repelentes de insetos contêm o ingrediente N, N-Dietil-meta-toluamida (DEET). Embora o DEET seja muito eficaz para afastar os insetos, pode ter um efeito tóxico a longo prazo no sistema nervoso central.

O DEET pode até mudar a forma como uma enzima muito importante, a acetilcolinesterase, funciona e inibe-a. Alguns estudos confirmam que o DEET também causa irritação na pele. Da mesma forma, pode avermelhar a pele e ter um efeito anestesiante semelhante à anestesia.

DMP

Dimetil ftalato (DMP) é outro ingrediente nocivo encontrado em repelentes de mosquitos e perfumes. Este componente faz com que os produtos durem mais desde o momento em que são aplicados. No entanto, seus efeitos colaterais podem danificar o fígado e os rins. Além disso, também pode prejudicar os embriões durante as gravidezes.

Parabenos não estão apenas presentes no repelente de mosquitos. Eles também podem ser encontrados em muitos produtos de higiene pessoal e cosméticos. Eles são conservadores que impedem o crescimento de bactérias e fungos. No entanto, mais e mais produtos anunciam que estão livres de parabenos, o que é prejudicial especialmente para alergias e alterações hormonais.

Repelentes naturais de mosquitos

Os principais ingredientes que repelem os mosquitos são os três óleos essenciais seguintes:

Citronela de Java

Este é o repelente de mosquitos natural mais popular. Citronela tem um aroma cítrico característico. No entanto, é melhor usar a variedade indonésia para ter uma loção repelente eficaz contra mosquitos.


Mallee de folhas azuis

Você pode usar o seu mallee se tiver pele sensível. Também é muito eficaz e é menos provável que irritar sua pele. O efeito anti-inflamatório do mallee de folhas azuis é também muito útil para suavizar a coceira.

Gerânio Egípcio

A fragrância doce do Geranium é o produto repelente mais gentil e também é muito eficaz, desde que seja devidamente diluído. Você pode usá-lo em bebês colocando óleo essencial de gerânio egípcio bem diluído em suas roupas ou fraldas. Assim, repelirá os mosquitos sem fazer contato com a pele.

Loção repelente de mosquitos

Você pode facilmente fazer sua própria loção repelente de mosquitos natural, seguindo estes passos.

Ingredientes

  • ½ xícara de álcool – de preferência álcool estearílico – porque é o único tipo que não resseca ou irrita a pele (100 ml)
  • 50 gotas de citronela essencial, malless de folhas azuis ou óleo de gerânio, ou combinados (30 gotas são suficientes para a loção infantil)

Nota: Se pretender uma loção cremosa, pode substituir o álcool cetoestearílico pela mesma quantidade de gel de aloé vera (que tem um efeito calmante e refrescante) ou óleo de coco (que nutre a pele e deixa-a suave como a seda).

É melhor usar sempre óleos essenciais puros que estejam claramente rotulados com informações sobre o óleo (parte da planta, método de extração, origens, etc.). Ao verificar novamente o rótulo, você pode evitar produtos químicos similares que, na verdade, não são naturais ou oferecem benefícios terapêuticos.

Como você pode fazer isso?

Misture os ingredientes em um recipiente selado.
Guarde-o em local fresco e escuro para manter as propriedades do óleo essencial.
Use duas semanas depois.

Aplicação

Pode ser um produto muito eficaz que deve ser aplicado a cada duas ou três horas, devido a ter apenas ingredientes naturais. No entanto, o tempo exato de reaplicação depende de cada pessoa. Evite sempre o contato com os olhos, a boca e outras partes do corpo sensíveis. Além disso, preste atenção para quaisquer possíveis reações alérgicas a qualquer um dos óleos essenciais.